sábado, 11 de junho de 2011

DO CIA DA NOTÍCIA

A QUEDA DE PALOCCI I

Palocci e Dilma preocupados

Tido e havido como o grande todo-poderoso do governo Dilma Rousseff, Antônio Palocci deixa um cargo de ministro – pela segunda vez – em meio a escândalos. No governo Lula, mandou diretores da Caixa Econômica Federal (CEF) bisbilhotar a conta do caseiro Francenildo, que apareceu na televisão testemunhando ser de Palocci uma mansão utilizada com outras finalidades que não a de uma simples residência.

Palocci, de quem se esperava moralidade e ética pelo cargo em virtude do cargo ocupado, preferiu mostrar a conta do caseiro na CEF, passando uma informação falsa, a de que o caseiro Francenildo tivesse movimentação bancária suspeita. Não imaginava Palocci ter Francenildo recebido o dinheiro do próprio pai. Crime cometido, parte do Congresso cobrou a moralidade do ministro, que não só teria que parecer honesto, mas sê-lo.

A QUEDA DE PALOCCI II

Palocci sai do governo Lula, mas continua homiziado na Câmara Federal. Ao contrário do que se esperava, o ex-ministro da Fazenda monta uma empresa para dar assessoria a grandes empresas e fica milionário em pouquíssimo tempo. A assessoria prestada, diga-se de passagem, seria apenas o repasse de informações privilegiadas, todas do seu conhecimento tendo em vista o cargo que ocupou.

Palocci, de quem se esperava uma postura ética e moral, faltou com o decoro. Por muito menos “caiu” Collor. Mesmo assim, Palocci teima em não se explicar à Nação, mostrando para quais empresas trabalhou e quais os serviços prestados. Afinal, como deputado federal tem suas limitações constitucionais e contas a prestar à sociedade. Com um extenso currículo negativo, não pode mais posar de vestal.

A QUEDA ÇÃO DE PALOCCI III

Além da artimanhas praticadas com sua empresa quando era deputado federal, o sabido Palocci ainda resolveu “cometer das suas” como ministro-chefe da Casa Civil do Governo Dilma. Entre os “esportes” praticados, o preferido de Palocci era “dar broncas” em parlamentares, notadamente do PMDB, partido formado por verdadeiras e experientes “raposas política”.

Não deu outra: quebrou a cara. As ameaças foram transformadas pelos peemedebistas em rebeldia. Fora isso, não soube conciliar as diversas tendências existentes no seu próprio partido, o PT, que arquitetou sua queda. Pelo conjunto da obra, Palocci caiu de maduro e não houve “guindaste político” que o segurasse. Dava a impressão de ser um enorme elefante circulando atabalhoadamente por uma loja de cristais.

PREVENÇÃO CONTRA A MONÍLIA I

O superintendente Antonio Zózimo Costa instala Comitê da Monilíase

A lavoura de cacau do Sul da Bahia ganha importante frete de trabalho com a posse dos integrantes do Comitê Técnico de Prevenção à Monilíase do Cacaueiro, no Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec). Apesar de não haver nenhum registro dessa doença no estado da Bahia a prevenção contra a praga é o melhor caminho a ser tomado.

Inexistente em território brasileiro, a doença é causada pelo fungo Moniliophthora roreri, que é da mesma família do fungo da vassoura-de-bruxa (Moniliophthora perniciosa). Há 200 anos que o fungo é registrado no Equador, alcançou Peru, Colômbia, Venezuela e países da América Central, com efeito devastador sobre a economia do cacauicultor, já que ataca, principalmente, os frutos da planta, com a produção de grande quantidade de esporos, na forma de pó cinzento ou creme.

PREVENÇÃO CONTRA A MONÍLIA II

Área Geográfica da Monilíase nas Américas

Na solenidade de posse, o superintendente da Ceplac na Bahia, Antonio Zózimo de Matos Costa, disse que é essencial a sensibilização do Governo no nível estadual e federal e a mobilização da sociedade. “Há todo um trabalho feito pelo Ministério em articulação com os estados produtores de cacau e a Ceplac, mas é preciso o engajamento do produtor e a difusão de informações. Temos que estar alerta à doença de forte potencial ofensivo, maior que a vassoura-de-bruxa”, afirmou.

O Comitê tem importância fundamental na centralização das ações de pesquisa, assistência técnica, educação sanitária e defesa sanitária e criar ambiente de vigilância. Agora, é necessária a implantação da fiscalização de pessoal e inspeção na movimentação de material botânico em pontos da linha de fronteira do Brasil, especialmente Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, que também produzem cacau, com países sul-americanos. A ação do Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal pode retardar a ameaça de entrada da doença País, já que prospecções informam que o fungo está há 100 quilômetros da fronteira nas regiões Norte e Centro-Oeste.

DNÚNCIAS EM ITAJUÍPE

Após uma análise aprofundada dos fornecedores que venderam à administração municipal de Itajuípe no ano de 2009, conforme consta nos autos do Parecer Prévio 127/2011, de autoria do TCMBa., os vereadores Gean Silva, José Carlos Mansur Gonzaga, Vinicyus Guimarães integrantes das Comissões Técnicas de Legislação e Fiscalização e Edmilson Borges, presidente do legislativo, ofereceram denúncia contra o Executivo Municipal ao Ministério Público. Na denúncia oferecida os vereadores nominam a empresa Comercial e Distribuidora Sergipano Ltda/Edvan Ribeiro Santana, de Arataca, que vendeu ao município de Itajuípe gêneros alimentícios na importância de quase R$ 159 mil.

Após requerer por diversas vezes que a administração municipal enviasse ao legislativo as cópias dos processos de pagamento das compras efetuadas, os vereadores não foram atendidos. Entretanto, após tomar conhecimento da prisão de Edvan Ribeiro e outros integrantes de uma suposta gang acusada de extorsão, formação de quadrilha, receptação de cargas roubadas, posse de veículos roubados, vendas notas fiscais e homicídios, os vereadores denunciaram o Executivo Municipal ao MP por se negar a enviar os documentos necessários para uma avaliação da legalidade das compras efetuadas no estabelecimento de propriedade de Edvan Ribeiro.

VEREADORES MIRINS I

Tomaram posse nessa manhã desta quinta-feira (9) os primeiros Vereadores Mirins itajuipenses (nove titulares e sete suplentes). A sessão solene de posse lotou o plenário da Câmara, A Câmara Mirim de Itajuípe foi instituída através da Lei Municipal nº 787, de 08 de outubro de 2009, de autoria do vereador Gean Silva.

O processo de escolha dos vereadores mirins foi coordenado por Gean Silva e componentes da Secretaria Municipal de Educação e aconteceu no mês maio, nas escolas Luiz Viana Filho, Diógenes Vinhaes, Polivalente e Otávio Portela Póvoas, onde os candidatos pleitearam o cargo sendo eleitos em eleição direta pelos alunos das instituições educacionais.

VEREADORES MIRINS II

Após a eleição, a Mesa Diretora da Câmara Mirim de Itajuípe ficou assim constituída: Fernando Bonfim Neto, presidente; Raisa Hana Santos Carvalho e Wellington da Conceição Neto, primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente; Arthur dos Santos de Jesus e Letícia de Jesus Santos, primeiro e segundo secretários.

A escolha dos vereadores mirins foi realizada entre os alunos das diversas escolas e representa um avanço a ser seguido por outros municípios. Essa ideia já foi efetivada em algumas cidades, porém, aos poucos foi desaparecendo. Como a política hoje é tida como sinônimo de corrupção, haja vista a qualidade dos que se elegem, Itajuípe dá um bom exemplo de como as pessoas de bem podem exercer, com dignidade, cargos eletivos. Tomara que tomem gosto e passem a ajudar os pais a decidirem votar em candidatos compromissados com a causa pública.

O COMUNISTA CHEIO DE GÁS I

Davidson Magalhães leva o gás natural para os hospitais baianos

O comunista Davidson Magalhães (PCdoB) é hoje o executivo de empresas ligadas ao Governo do Estado que tem apresentado o melhor desempenho. Nomeado presidente da Bahiagás, por ter ligações obvias com Haroldo Lima e a Agência Nacional de Petróleo, Davidson passou a difundir o gás natural como uma das principais fontes energéticas do estado, e foi bem sucedido.

Hoje, praticamente todas as regiões da Bahia já utilizam ou se encontram em fase de implantação do modelo energético do futuro, o gás natural. Além do uso nas indústrias e veículos automotores, Davidson direciona as turbinas da Bahiagás para a implantação desse modelo energético também em estabelecimentos públicos e privados na área da saúde. Com economia e vantagens comprovadas, o gás natural se tornou o energético ideal para os hospitais.

O COMUNISTA CHEIO DE GÁS II

Para Davidson Magalhães, o fornecimento de gás para os hospitais baianos demostra o compromisso social da empresa. “O foco da companhia sempre foi o setor industrial, mas estamos buscando quebrar esse paradigma de só ir para onde há lucro e estamos buscando oferecer a economia do gás natural aos setores onde ela tenha também importância social”, ressalta.

Depois dos resultados obtidos pela parceria da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, com a Sesab, no Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospital Geral de Camaçari (HGC) foi o segundo da rede estadual a adotar o gás natural. E já há planos para que muitas outras unidades passem a operar com o energético, como revelou hoje pela manhã o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, durante a solenidade de início de fornecimento para o HGC, acompanhado pelos diretores da Bahiagás, o presidente Davidson Magalhães e o técnico e comercial, Eduardo Barretto.

NOVO APRENDIZADO

O prefeito Newton Lima entrega o certificado a Walmir Rosário

Mais uma atividade para os fins de semana. Como diz o ditado: “Enquanto descansa o frade carrega pedras”, o advogado e jornalista Walmir Rosário se especializa nas artes da boa mesa. Aqui no CIA DA NOTÍCIA escreve a coluna PRAZERES DA MESA, mostrando a boa culinária, que agora passa a ser enriquecida com os vastos conhecimentos repassados pelo professor Antônio Olímpio, homem de múltiplas habilidades, entre elas a gastronomia.

Como disse ao se pronunciar durante a formatura da primeira turma de chefs do Curso de Culinária e Frutos do Mar promovido pela Fundação Maramata, Walmir Rosário pensava que conhecia do ramo e, aos poucos, de aula em aula foi percebendo que pouco sabia da ciência da cozinha, principalmente sobre peixes e frutos do mar. Aos poucos, junto com a turma, foi aprendendo os segredos da culinária, através de simples dicas oferecidas pelo mestre Antônio Olímpio.

Na solenidade de formatura, como não poderia deixar de ser, autoridades, jornalistas e convidados foram conhecer de perto o resultado dos dois meses de curso. Saíram maravilhados e satisfeitos com o que viram e comeram. Quem quiser se habilitar pode se inscrever numa nova turma. Basta ligar para o telefone (73) 36323474begin_of_the_skype_highlighting (73) 36323474 end_of_the_skype_highlighting.

BOA NOTÍCIA

Esta vem do colunista Guilherme Barros do site IG.”O presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu uma enorme surpresa, ontem (sexta-feira, 10) à noite, em São Paulo, durante jantar em homenagem aos seus 80 anos com a presença de 500 amigos na Sala São Paulo.

FHC recebeu das mãos do ministro da Defesa, Nelson Jobim, uma mensagem com muito carinho e respeito da presidenta Dilma Rousseff. O depoimento de Dilma Rousseff será incluído no hotsite elaborado pela CDN Comunicação Corporativa para homenagear os 80 anos de FHC, a serem completados no próximo dia 18. O hotsite é www.fhc80anos.com.br.

No seu depoimento, Dilma ressalta várias características de FHC. Entre elas, a de ter sido o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica. Dilma também chama a atenção para o fato de Fernando Henrique ter sido o primeiro presidente eleito desde Juscelino Kubitschek a dar posse a um sucessor oposicionista igualmente eleito.

E conclui dizendo que, apesar de ter opiniões diferentes, ela não esconde sua admiração pela abertura de Fernando Henrique ao confronto franco e respeitoso de ideias. Desde que assumiu a presidência, nas duas vezes que se encontrou com Fernando Henrique, Dilma foi bastante afetuosa e respeitosa a FHC”.

CONTAM POR AÍ…

No segundo mandato de Antônio Olímpio como prefeito de Ilhéus, o então deputado federal Haroldo Lima (PCdoB) trouxe à região uma comitiva da República Popular da China. O interesse do deputado comunista era ampliar o comércio entre os dois países, notadamente de cacau, à época atravessando uma das suas muitas crises – esta causada pela vassoura-de-bruxa.

Entre os “camaradas” da República Popular da China estavam o embaixador no Brasil (chefiando a delegação), o Cônsul, funcionários graduados da embaixada, empresários, técnicos e jornalistas. Aqui, cumpriram uma extensa programação, que incluiu visita a três fazendas de cacau, Ceplac, Conselho Nacional dos Produtores de Cacau (CNPC) e as prefeituras de Itabuna e Ilhéus.

Convidado pelo prefeito Antônio Olímpio para um almoço no Hotel Canabrava, a delegação compareceu em peso. Bem falante, o cicerone Haroldo Lima demonstrava todo o seu conhecimento sobre a região cacaueira – local onde permaneceu clandestino nas fazendas de cacau durante a ditadura militar –, encantava os chineses com informações sobre a Mata Atlântica (fauna e flora), além de características sobre a história e a população.

Lá pelas tantas, Haroldo Lima apresentou uma das frutas mais famosas da árvore Artocarpus heterophylla, a jaca, responsável pela alimentação da população rural e os doces que poderiam ser feitos com ela.

Entusiasmado com as ricas propriedades da jaca, o embaixador chinês pediu a palavra e discorreu sobre as propriedades medicinais da fruta, conhecida dos chineses, que a plantam no sul do país juntamente com o cacau.

Prosseguindo, o embaixador chinês revelou um estudo científico realizado pelos chineses no combate à Aids, por possuir em sua composição uma substância de propriedades medicinais, a “jacaína”. A cada frase, o embaixador fazia uma pausa, para que o tradutor fizesse a transcrição para os presentes, quando foi aparteado pelo prefeito Antônio Olímpio.

– Quem bom, embaixador! Essa é uma notícia ótima para a população de Itabuna, que poderá ficar livre dessa terrível doença. Basta utilizar o bagunço como supositório, que estarão imunizados – brincou (mas não necessariamente com essas palavras).

A intervenção de Antônio Olímpio causou um profundo mal-estar entre os presentes de língua portuguesa, inclusive no tradutor, que ficou embasbacado sem saber como verter a frase para o chinês, para desespero do embaixador, que não sabia o que estava acontecendo.

Antônio Olímpio, que perde o amigo, mas não perde a piada, nem se lembrava que ele, nascido em Ferradas, à época distrito e hoje bairro de Itabuna, era um autêntico papa-jaca.

MENOS GARRAFAS-PET E MAIS ÁRVORES

O meio ambiente ganha muito com essa troca

A proposta de trocar garrafas-pet usadas por mudas de árvores da Mata Atlântica foi um dos maiores símbolos da Semana do Meio Ambiente, que a Bahia Mineração realizou de 3 a 10 de junho em Ilhéus. No estande montado na Praça J. J. Seabra, foram recebidas mais de 10 mil garrafas feitas com o polietileno tereftalato (esse é o significado da sigla PET) e distribuídas cerca de 3 mil plantas.

“Uma bela iniciativa, sem dúvida, considerando que uma garrafa-pet leva séculos para se decompor na natureza, enquanto apenas uma árvore absorve uma tonelada de carbono durante sua vida”, observa o ambientalista Gerson Marques, diretor de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Ilhéus.

A troca de mudas por material reciclável também aconteceu nas comunidades de Aritaguá, Lagoa Encantada e Sambaituba. Engajados na mobilização em prol do meio ambiente, moradores dessas localidades participaram de mutirões para recolher material reciclável das ruas, aproveitando para refletir sobre a necessidade de se reduzir, reciclar, reutilizar e repensar aquilo que habitualmente é jogado no lixo.

A agenda da Semana do Meio Ambiente em Ilhéus incluiu também o trabalho do grupo de arte-educação Teka Teatro, que apresentou o espetáculo “Jogos Florestais” nas comunidades. Na Lagoa Encantada, houve também o encerramento do curso de Monitores Ambientais Mirins, que preparou adolescentes da localidade para se tornarem agentes em favor da preservação ambiental.

Outro item da programação foram as palestras no estande da Bamin, com a abordagem de temas como Gestão Ambiental e Turismo Sustentável. Essa atividade contou com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e da Faculdade de Ilhéus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog