Um morador do bairro Conceição, em Itabuna, área central, indignado com a falta de segurança pública nos enviou um maravilhoso texto, descrevendo uma realidade não somente daquele bairro, mas de outros tantos no município.
Confira
Meninos eu vi, um traficante bem ali, ao lado do modulo do conceição, com pedra, pó e maconha na mão, sem nenhuma restrição, pode. (Frase de meu pai)
No inicio do ano 2000, ainda estudante do Colégio Assistencial São José (fechado atualmente), fiquei acostumado com a presença periódica dos Policiais Militares do Módulo Comunitário do Bairro Conceição não só dentro da escola como constantemente nas ruas 24 horas..
Lembro-me que o senhor Reginaldo da Farmácia em conjunto com populares e policiais, contribuíram na construção do Posto Policial. Toda a medida do que podia, doava ou comprava rifa, sendo aos poucos, edificando um marco em nosso bairro que trouxe a paz e a segurança através de dos policiais moradores do bairro, pois, antes deles o alto índice de assalto e trafico de droga era crescente.
Foram bons tempos, todas as noites, eu e meus irmãos frequentávamos a praça, onde podíamos degustar o acarajé de Isabel, pois meus pais (conservadores) sabiam que ali nós estávamos seguro e retornaríamos sem ser molestados por malfeitores.
Os nossos amigos PM, nos passava tranquilidade, equilíbrio e confiança. Pois sendo a pé, de carro ou bicicleta, esfoços não eram poupados para atender uma ocorrência.
Porém, o tempo passou, e parece que o velho jargão popular se concretizou: “tudo que é bom, dura pouco e tudo na vida passa”. Foi o que aconteceu, passaram se dez anos, e exatamente no dia 09 de abril de 2010, (sábado) por volta de 19:00 horas, decidir levar minha namorada ate a praça para degustar um sorvete, fomos de imediato abordados por um sujeito pedindo um real, resolvi dá, contudo ao entrar na sorveteria, notei que o menino que pediu dinheiro se aproximou de um rapaz na praça do bairro e pegou algo em sua mão, pasmem, era droga sendo comercializado a cinquenta metros do ponto policial, o jovem consumiu o entorpecente ali mesmo e voltou a pedir, quanto o traficante, permaneceu por diversas vezes entregando drogas a todos que o procurava e por longo tempo sem ser incomodando e durante todos os dias quando passei na praça o mesmo traficante “trabalhava normalmente”.
Sei que o índice de violência e insegurança no bairro da conceição aumentou, não é pior, pois existe um grupo de segurança do Guarda noturno senhor Cícero que ainda impõe respeito, pois todas às vezes quando solicitamos os PM dos módulos à resposta é a mesma, “somos o plantão da guarda da companhia, não tenho determinação do Tenente para abandonarmos o posto de serviço, vou solicitar uma viatura”, fático e sem solução a necessidade da população local. Só que eu entendi por que os traficantes cada vez mais estão investidos na venda de droga na praça? Se dá devido os mesmo se sentirem seguros.
A pergunta que todos gostariam de fazer: onde estão os policiais antes empregados? Tenente comandante do posto, o nome destes policiais eu posso te lembra para facilitar numa suposta redenção do Modulo e solução para os moradores, são ele Cabo Aleluia, soldado Marconi, Sá, Barreto, Saionará, Ezequiel, Alex, Lopes, Neponuceno, Rogério, Jeane e Feitosa, com eles a coversa era outra, bandido não criava ou procriava, nos queremos uma resposta!
Agora com Francisco Aleluia a frete da associação de moradores, esperamos, que algo seja feito, ou fecha o modulo inadimplente com suas obrigações e entrega para a associação, ou levanta para trabalhar, como está não pode fica. Repito o trafico esta a vontade a menos de 50 metros do módulo, ou alguém finge que não vê ou estão com medo de combater. Eta época boa sô!
assinado CLAUDIO MANOEL DA COSTA, morador do bairro Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário