A Comissão Europeia está preocupada que o escândalo do alegado financiamento irregular do partido do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, possa abalar a confiança dos espanhóis nos políticos.
Um documento enviado pelo executivo de Durão Barroso ao governo espanhol alerta para as ameaças que os políticos enfrentam devido à perda de confiança dos espanhóis na classe, motivada pelo escândalo de corrupção que envolve o Partido Popular espanhol (PP), liderado por Rajoy. No centro da polemica está o ex-tesoureiro dos populares, Luis Bárcenas, que foi responsável pelas contas do partido entre 1993 e 2008. Documentos secretos publicados pelo jornal espanhol El País revelam que foram efetuados pagamentos ilegais aos principais dirigentes do partido, incluindo o atual primeiro-ministro.
“Este é só o último de uma série de casos de corrupção de alto perfil. Como consequência, os espanhóis perderam a confiança na sua classe política”, pode ler-se no documentado, citado pelo diário espanhol.
Bruxelas alerta ainda que a “crescente frustração pode levar muitos espanhóis a desinteressarem-se da política”. Além disso, sublinha, os investidores internacionais também “seguem atentamente a situação”.
caro amigo, o jornal que publico a noticia è um jornal de izquerdas. e partido do goberno e de dereita. nao tem mais que falar.
ResponderExcluir