A perícia já concluiu preliminarmente que a alta velocidade foi a causa do acidente automobilístico ocorrido por volta das 17h30 de terça-feira do último dia 24 de abril na rodovia Br-101, na altura do Km-930, no trecho entre os distritos de Posto da Mata e Itabatã, em território do município de Nova Viçosa, envolvendo um Ford Fiesta, de cor preta, placa HLU-6832/Contagem/MG., um Volkswagen Gol, cor bege, placa MSX-5932/Aracruz/ES., e uma Chevrolet S-10, cor preta e placa JSY-3597/Teixeira de Freitas-Ba.
No acidente morreram todos os quatro ocupantes do Ford Fiesta que eram de uma mesma família da cidade de Pau Brasil, na região cacaueira da Bahia. Morreram os irmãos Roberto Canguçu Santos, 23 anos, e Renildo Canguçu Santos, 20 anos, que moravam na rua Joveliano Prudente Araújo nº 292, centro da cidade de Pau Brasil. Morreu também outro irmão deles por parte de pai, Ivan Canguçu Santos, 28 anos, que residia na rua Canadá, também no centro de Pau Brasil, além de um primo deles, Weldes Reis dos Santos, 20 anos, que morava na rua Adilson Silva nº 497, no centro da cidade de Pau Brasil.
Os quatro estavam vindo de Pau Brasil com destino a Vitória, no Espírito Santo. O primo Weldes, que era ajudante de pedreiro por profissão, seguiria de ônibus a partir da capital capixaba para o Rio de Janeiro. Já os irmãos Roberto e Renildo que eram pedreiros e Ivan que era pintor, seguiram de carro para Contagem, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, onde estavam trabalhando na construção civil. Todos os quatros rapazes vitimados nesta tragédia foram sepultados na manhã desta última quinta-feira (26/04) na cidade de Pau Brasil.
Ainda no local do acidente o motorista do Gol, Raimundo Francisco, que vinha de Aracruz para o distrito de Posto da Mata com outras duas pessoas a bordo, disse que o Fiesta surgiu de repente desgovernado na sua frente, tendo ele ainda conseguido se livrar do choque frontal, mesmo assim foi atingido na lateral esquerda do seu veículo. Na seqüência o Ford Fiesta rodou na pista, chocou-se frontalmente com a S-10 e desceu tombando numa ribanceira. O motorista da S-10 ficou lesionado com uma fratura aparente numa das pernas, os ocupantes do Gol nada sofreram, já os três irmãos e o primo que viajavam no Fiesta morreram na hora em razão das lesões generalizadas.
Segundo o subtenente Raimundo Oliveira, comandante do 3º Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas, que promoveu a operação de resgate dos corpos em auxilio à Polícia Técnica, o Fiesta com os quatro ocupantes, após chocar-se com a S-10, caiu numa ribanceira de aproximadamente dez metros de altura e para a retirada dos corpos foi preciso cortar a estrutura do veículo. Segundo o perito criminal Manoel Garrido, coordenador regional do Departamento de Polícia Técnica e perito responsável pela perícia de local, a alta velocidade do Ford/Fiesta foi o que provocou a tragédia.