No último dia 4 o ex-funcionário da Petrobras, José Américo dos Reis Filho, cometeu suicídio no Conjunto Penal de Itabuna.
Américo foi apontado como o autor intelectual da chacina contra três mulheres e duas crianças em Itajuípe, em março de 2007.
O ex-funcionário da Petrobras acabou condenado a 98 anos e nove meses de prisão em julgamento ocorrido em setembro do ano passado, no fórum local.
Antes de cometer o suicídio, José Américo escreveu uma carta. Abaixo o texto.
À quem interessar.
Jesus eu confio em ti.
É com esta confiança que entrego minha vida ao senhor e que seja feita a vontade de Deus.
Peço perdão aos que, por desconhecerem minha realidade e meus sofrimentos, possam interpretar que estou desistindo da vida.
Na realidade preciso descansar.
Esse desumano, perverso e irresponsável sistema penitenciário, na medida que ‘nivela por baixo’ (des)tratando todos como marginais/criminosos, induz e instiga o suicídio de cidadãos que eventualmente cometem erros e principalmente os inocentes/injustiçados.
Na esperança de ver provada minha total e irrestrita inocência, e em respeito aos que confiam em mim (em particular minha família), lutei, lutei, lutei … Muito para resistir as provações e abuso de poder, além, das ilegalidades.
Muito provavelmente não teria resistido esses quatro anos se não fosse pelo imprescindível apoio da família e raros amigos.
Desculpem, mas…, estou exausto, indignado, impotente, desesperançoso.
Poderia dizer ‘eli, eli, lamá sabactani’, mas creio que deus não desampara, que ama.
Minha vida é prova que deus existe e me ama.
Nada de adeus, pois a deus pertence a vontade absoluta.
Obrigado a todos e que deus os abençoe.
José Américo dos Reis Filho.
.Carta postada ao Bel. Cosme José dos Reis, idêntica a que foi encaminhada à Direção do Presídio de Itabuna/BA