A juíza federal da subseção de Itabuna, Maízia Seal Pomponet, marcou para 25 de janeiro de 2012, às 14h30min, a primeira audiência no processo de retomada da gestão plena da Saúde. O processo, número 3265-20.2011.4.01.3311 , tem seiscentas páginas e foi movido pela prefeitura itabunense contra os governos federal e estadual.
O município quer de volta a gestão dos recursos da média e alta complexidade em saúde, aproximadamente R$ 80 milhões anuais. Itabuna perdeu a gestão em outubro de 2008 após secretários municipais e demais membros do Conselho Estadual de Saúde julgarem as irregularidades ocorridas em Itabuna. A estimativa é de que mais de R$ 27 milhões tenham sido desviados pela Secretaria Municipal de Saúde, no período de 2005 a 2008.
Dentre os secretários favoráveis à perda da gestão em 2008 estava o atual dirigente municipal da Saúde, Geraldo Magela. Hoje, o secretário afirma que o processo tem gerado perdas irreversíveis para o setor em Itabuna. Na outra ponta, União e Estado alegam que o município não teria ainda condições para ter de volta a Gestão Plena (Comando Único do SUS) e apontam como exemplo o caos nos postos de saúde (atenção básica), que recebe recursos federais e estaduais e é de responsabilidade do município.
Fonte:pimentablog
Nenhum comentário:
Postar um comentário