Páginas Notícia de Itabuna - Bahia
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
AZEVEDO MANDA PAGAR O 13º A TODOS FUNCIONÁRIOS
A segunda parcela do 13º salário do funcionalismo municipal começou a ser paga nesta sexta (16). O pagamento atende mais de cinco mil servidores ativos da administração direta e das fundações injetando recursos na economia itabunense.
Segundo o secretário da Fazenda, Geraldo Pedrassoli, o cronograma prevê inicialmente o pagamento dos servidores concursados. Os servidores contratados e comissionados terão seu 13º creditado na segunda e terça-feira (19 e 20), quando também será concluído o pagamento dos servidores da saúde.
O SUMIÇO DO INQUÉRITO DA VASSOURA DE BRUXA
Produtores ligados à lista do cacau na internet denunciam que, “forças ocultas deram simplesmente sumiço na cópia do Inquérito da PF sobre introdução criminosa da vassoura-de-bruxa na região, que representantes do IPC entregaram formalmente na Biblioteca da UESC; O material poderia ser utilizado para consulta e pesquisa pelos estudantes daquela que é a mais importante das Universidades da nossa região. Uma outra cópia do inquérito foi disponibilizada na internet pelos integrantes da lista, que é distribuída através de e-mails.
http://agoranarede.net/
O SUMIÇO DO VASO DE ARRUDA
O homem já assumiu os microfones do plenário por duas vezes para reclamar do sumiço desse tal vaso de arruda do hall de seu prédio em Brasília, sem que ninguém entendesse o motivo de tanto apreço por um vasinho.
Sites da Bahia explicam o discurso como fruto de um racha na família Magalhães: o deputado está em guerra com seu primo ACM Neto, também deputado, mas pelo DEM, e vizinho de porta no prédio onde moram em Brasília.
Teria colocado o vaso ali, segundo os jornalistas baianos, para constranger o primo com a alusão a supostas ligações de ACM Neto com o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, que renunciou depois de ser filmado recebendo dinheiro supostamente de propina.
Poder Online travou o diálogo abaixo com Paulo Magalhães, na tentativa de obter uma explicação para o discurso.
Você, internauta, tire suas conclusões.
Poder Online — É verdade que o seu discurso foi em alusão a seu primo, ACM Neto?
Paulo Magalhães – Não quero falar sobre este assunto. Coloquei o vaso no prédio para me proteger contra o mau olhado. O pé de arruda tem este poder. Não entendo como alguém pode ter tanto problema com arruda…
Poder Online — Mas é o ACM Neto? O senhor está querendo dizer que ele sumiu com seu vaso?
Paulo Magalhães – Não sei quem sumiu. Mas não era um vasinho. Era um vaso grande. Um verdadeiro canteiro. Quem pegou teve trabalho para carregar e a Câmara pode descobrir.
Poder Online — O senhor e o seu primo estão rompidos? Qual o motivo?
Paulo Magalhães – Não quero falar sobre isso agora.
Poder Online — É verdade que o senhor tinha colocado umas notas de real no vaso?
Paulo Magalhães – Havia um desenho no vaso que poderia parecer dinheiro, talvez. Mas não quero falar mais nada.
JOVEM É BALEADO NO MONTE CRISTO
O desconhecido não soube explicar quem tentou mata-lo. Como sempre, a equipe do SAMU prestou socorro.
O desconhecido está internado no hospital de Base em Itabuna.
Deu entrada na noite de ontem, no hospital de Base em Itabuna, um homem que foi baleado no bairro Monte Cristo. A polícia ainda não tem os dados do desconhecido, que também não saoube explicar os s da tentativa de assassinato.
Imagens de
Leo Machado/fonte:vermelhinhodabahia
EMPRESAS DE ÔNIBUS DESRESPEITAM USUÁRIOS
Usuários do transporte coletivo reclamam da má qualidade do serviço prestado em Itabuna. São passageiros deixados nos pontos de ônibus, motoristas que parecem estar pilotando bólidos de Formula 1, sentindo-se legítmos Vetel.
Por volta das 8h de ontem, uma mulher grávida pegou busão da Expresso Cachoeira que fazia a linha São Caetano-Califórnia. Pediu ponto próximo ao Meira, na avenida Juracy Magalhães, mas o motorista apressadinho a deixou a passageira na Amélia Amado, a quase um quilômetro de distância. Pra completar, o ônibus ainda estava atrasado.
Uma testemunha da crueldade diz que é quase sempre assim.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
BAHIA LIDERA MORTES POR ARMA DE FOGO
A Bahia é o estado com o maior número de mortes por arma de fogo no País. Levantamento do Ministério da Saúde, divulgado ontem (quarta-feira, 14), revela que em 2010 o estado registrou 4.168 mortes desse tipo, 22% a mais que as 3.417 ocorrências registradas em São Paulo, o segundo mais violento.
Há dois anos a Bahia é líder desse nada agradável ranking. Segundo o MS, as armas de fogo são responsáveis por 70,5% de todos os 49,9 mil homicídios registrados no País, e por 78,8% dos 5.288 assassinatos no Estado, durante o ano passado.
Segundo o levantamento, nos últimos dez anos a Bahia superou estados historicamente mais violentos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Essas federações vêm reduzindo seus índices de mortes violentas consideravelmente.
Informações do A Tarde.
A MAIS NOVA SENSAÇÃO DE ITABUNA
Conhecido blogueiro ilheense, destilando veneno, explicava em animada mesa da Barrakítika a súbita redução de itabunenses na orla do balneário nos últimos finais de semana.
E não atribuía o fenômeno às chuvas torrenciais, mas à prosaica inauguração de uma loja com escada rolante no Shopping Jequitibá. “É a atração turística da cidade, tem até fila para usar”, dizia o blogueiro, entre generosos copos de cerveja.
Ele só não explicou o igualmente súbito aumento do tráfego na rodovia Ilhéus-Itabuna nos finais de semana, no sentido Itabuna, com parada obrigatória no shopping.
Afinal, escada rolante onde rola um papa jaca, também rola um papa caranguejo.
O próximo da fila, por favor.
PREFEITO DE URUÇUCA PROCESSA BLOGUEIRO
PARABÉNS AO SAMU DE IPIAÚ
Os números de atendimentos realizados pelo SAMU 192 em Ipiaú, desde a sua inauguração no dia 23 de setembro até o dia 14 de dezembro, mostram a importância do serviço de urgência no município. De acordo com as informações oficiais fornecidas pelo SAMU 192, os seguintes números de atendimentos foram feitos:
USB- Unidade de suporte Avançado
Setembro 15
Outubro 44
Novembro 43
Dezembro 18
TOTAL 120
USB- Unidade de Suporte Básico
Setembro 35
Outubro 148
Novembro 133
Dezembro 76
TOTAL 392
TOTAL GERAL 512
As Informações fornecidas pelo SAMU 192 dão conta ainda dos seguintes números:
CHAMADAS:
Setembro 50
Outubro 187
Novembro 160
Dezembro 89
TOTAL 486
TROTES:
Setembro 04
Outubro 17
Novembro 12
Dezembro 07
TOTAL 40
ASSALTO: DINAMITARAM MAIS UM BANCO
REDE BAHIA | G1
Segundo a polícia, ação ocorreu na madrugada desta quinta-feira (15). Suspeitos não conseguiram levar dinheiro do equipamento e fugiram.
De acordo com o delegado Sérgio Fabiano de Carvalho, titular da delegacia da cidade, uma testemunha relatou que por volta das 2h30, os suspeitos chegaram em dois carros e estacionaram próximo à agência. Eles não conseguiram levar o dinheiro e fugiram. Carvalho informou que a agência, localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, na saída de Licínio de Almeida, foi instalada há cerca de um mês. De acordo com o delegado, o banco ficará fechado para realização de perícia. A unidade deve ser reaberta na sexta (16) ou na segunda-feira (19), após recuperação dos danos causados pela explosão.
BARRARAM GRETCHEN NOS ESTADOS UNIDOS
R7
Gretchen foi barrada nos EUA! A cantora teve seu visto (que era de turista) cassado, pois o povo do consulado americano percebeu que ela estava lá com o objetivo de trabalhar.
Além de ter surgido uma foto de Gretchen como garçonete, ela também deu entrevista dizendo que tinha virado manicure. Aí dançou, né? Como está proibida de voltar aos EUA, pediu para a irmã Sula Miranda buscar seus filhos que ficaram por lá. Sula sempre teve de apagar os incêndios da irmã, tadinha.
Agência exagera no Photoshop com ex-BBB Maria
Maria Melilo posou para a nova campanha de uma marca de jeans. E ficou com ar de boneca de cera. Fizeram tanto Photoshop nas fotos da menina, principalmente no rosto, que ela ficou toda artificial, tadinha. E reparem no narizinho, que ficou parecido com o de algumas pessoas que a gente conhece.
Suzana Vieira muda visual e ninguem percebe
Ai, gente, a Susana Vieira alongou a cabeleira e ninguém falou nada, tadinha, ninguém notou. Não foi capa de revista, não apareceu dando entrevista em site, nem no Vídeo Show, nada! Ela e seu novo visual simplesmente passaram despercebidos. Um site de famosos publicou umas fotos de Susana na festa de aniversário dos sobrinhos de sua assessora (aquele que ela deu um chiclete mastigado), mas ninguém falou nada do cabelinho da atriz. Susanita está louca por um papel em Fina Estampa. Só está esperando um chamado do Aguinaldão. A gente não vê a hora de tê-la de volta à TV… E de cabelo novo!
DIZ O ESTADO QUE ESTÁ PREOCUPADO COM O POVO
Do A Tarde
“Em 2012, estipularemos metas às polícias de redução de crimes por Área Integrada de Segurança Pública da capital. Temos de esperar o fechamento de 2011 para pensar no percentual de redução”. A informação foi prestada na noite desta quarta, 14, ao A TARDE, pelo secretário da Segurança, Maurício Teles Barbosa.
“Projeto que prevê pagamento ao policial que apresentar desempenho na redução de crimes em sua área, R$ 4 mil para nível superior e R$ 2.800 para nível médio, já foi aprovado na Assembleia Legislativa esta semana”, destaca Teles Barbosa.
Em nota divulgada antes, ele observa redução de 193 mortes por arma de fogo, de 2009 para 2010. Sobre dados do ministério, a nota destaca “tendência de queda registrada no primeiro semestre de 2011, de 16% nos homicídios”, e que “a atual política de segurança, adotada pelo governo do Estado no programa Pacto Pela Vida, tem sido decisiva para a diminuição dos índices de violência”.
O gestor critica os critérios do Ministério da Saúde, que faz a tabulação dos dados com base no Sistema de Informações sobre Mortalidade, enfatizando que a metodologia difere da usada pela SSP, que considera as tipificações criminais para a elaboração das estatísticas.
MINISTÉRIO PÚBLICO TEM QUE DECIDIR
Por Paulo Paiva, editor do blog Acorda Meu Povo.
Moradores da comunidade Volta do Rio, localizada na região do Vapor, situada no município de Ubaitaba, encaminharam uma denúncia à Procuradoria da República em Ilhéus, em conjunto com o Centro de Estudos e Ação Social - CEAS, com sede em Salvador, onde acusam a VALEC de cometer arbitrariedades para a implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste na região.
O documento tem o apoio da Associação dos Pequenos Agricultores do Vale do Rio de Contas Cruzeiro do Sul, e do Movimento de Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas da Bahia (CETA).
Trata-se de mais um pedido de ajuda ao Ministério Público, vindo de uma comunidade tradicional de pequenos agricultores e ribeirinhos, nativos da localidade, que relatam seu drama pessoal ao se sentirem pressionados e prejudicados pelo projeto.
- “Cabe ressaltar, que a área pretendida possui elevado valor paisagístico, e está prenhe de significado cultural para as famílias numerosas dessa comunidade, e que os recursos fornecidos pelo Rio de Contas respondem por parte considerável da renda e da alimentação dos atingidos”.
- “tem hora que eu converso com rio, como é que eu vou viver sem ele; estou sofrendo e acho que deveria merecer o respeito e acompanhamento psicológico do estado não essa pressão”.
A comunidade relata o descumprimento de acordos pré-estabelecidos, constrangimento, e intimidação por parte dos responsáveis da obra, e elecam uma série de fatos que prejudicam seu modo de vida. Entre os problemas citados, o bloqueio total do acesso ao rio de Contas, diagnóstico insuficiente de suas atividades econômicas e culturais, transferência para locais distantes e desagregação familiar, além da contestação dos valores irrisórios mensurados na desapropriação.
- “Inicialmente, os comunicados informais da Valec asseguravam aos atingidos a realocação de suas casas em outros pontos das propriedades, acima da faixa de domínio da ferrovia e próximo aos pontos onde atualmente se situam. Além disso, tais comunicados garantiam, além da indenização devida, a realização de terraplanagem dos lotes, necessária à edificação das novas casas, bem como a construção de passagens sob a faixa ocupada pela ferrovia, permitindo o acesso das famílias e dos animais à margem do Rio de Contas”.
O documento é bastante relevante, ao questionar de forma precisa, os impactos negativos sobre a comunidade, utilizando-se do próprio Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da OIKOS para realizar sua argumentação e defesa.
Imagens de documentos de desapropriação rasgados e colados são mostradas no documento.
Ao buscar apoio no Ministério Público para que suas reinvidicações sejam atendidas, o documento ressalta, que, nesse caso, a Valec deveria pautar sua ação, orientada pelo texto do EIA, buscando: “Garantir, no mínimo, a manutenção dos atuais padrões de vida das famílias deslocadas (receitas, produção, vizinhança, acesso a serviços), perseguindo a melhoria desses padrões; garantir especial atenção aos grupos de baixa renda e aqueles vulneráveis ao risco de empobrecimento e marginalização pela perda de suas estratégias de sobrevivência e/ou suas raízes sociais”.
Confira a íntegra do documento.
Paulo Paiva é jornalista e ambientalista.
CÂMARA , VEREADORES, AÇÃO
Ricardo Ribeiro | ricardoribeiro@pimentanamuqueca.com.br
A união tinha o objetivo de derrotar o candidato governista e, pela dinâmica imprevisível dos conchavos, resultou na eleição de Loiola.
Clóvis Loiola é um sujeito simplório, mas essa condição não tira do vereador itabunense o peso de ser potencial responsável pelas maracutaias armadas na Câmara de Itabuna nos anos de 2009 e 2010. Loiola pode não ser o único – aliás, certamente não é – mas quando se dispôs a tornar-se presidente do legislativo deveria saber que sua caneta teria poder. É como dizia Ben Parker, o tio do Homem-Aranha: “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”.
Loiola virou presidente numa orquestração montada por vereadores mais astutos e integrada por outros novatos, num grupo que ficou conhecido como G7 e que, ao longo do tempo, ganhou números diversos, a depender de fatores externos, como a volúpia diante de cargos oferecidos pelo Executivo.
O tal G7, que nasceu oposicionista, naturalmente de ocasião, era formado por Loiola, Roberto de Souza, Ricardo Bacelar, Claudevane Leite, Wenceslau Júnior, Raimundo Pólvora e Solon Pinheiro. A união, selada às vésperas da eleição para a presidência da Mesa Diretora em 2008, tinha o objetivo de derrotar o candidato governista e, pela dinâmica imprevisível dos conchavos, resultou na eleição de Loiola.
O vereador que, sem querer dar ao adjetivo caráter de ofensa, não passa de um tabaréu, entrou de gaiato na presidência e acabou se embolando na esparrela. E os mandraquismos para inflar contracheques no esquema dos consignados pode ter sido apenas um dos “números” dos ilusionistas do legislativo. Numa casa que sempre teve de tudo em termos do que Dilma chamaria de malfeito, não terá surpresa quem esperar fatos novos em forma de criativas variações da arte de avacalhar a coisa pública.
Certa vez, no comando de uma sessão plenária, Loiola afirmou que a mesma seria encerrada por falta de “cloro”. Parecia uma premonição quase metafórica, mas foi só um deslize vocabular de quem pretendia suspender os trabalhos por ausência de quorum. A Câmara precisava, sim, de cloro em doses cavalares, mas Loiola agora precisa de melhores argumentos do que afirmar que foi usado.
Basta lembrar a regra segundo a qual “a ninguém é dado desconhecer a lei”, quanto mais quando se trata de um legislador. Complementamos com um ditado mais popular, que também serve para Loiola: “se não aguenta, pra que veio?”.
O ex-diretor de RH da Câmara, Kleber Ferreira, já reconheceu que as malandragens envolveram pelo menos meia dúzia de vereadores, além de servidores. Quando o atual presidente da Câmara, Ruy Machado, declarou que alguns membros do legislativo itabunense passariam o Natal de roupa listrada e vendo o sol nascer quadrado, o vereador Roberto de Souza pilheriou. Cabe aí mais um ditado, para regozijo do presidente: “quem ri por último ri melhor”. Só o povo ainda não riu, talvez por continuar sem entender a piada.
Ricardo Ribeiro é um dos blogueiros do PIMENTA
CAVALO DO CÃO MATA COVARDEMENTE ENFERMEIRA
Foto I Edvaldo Alves |
O acusado Luiz Alves de Araújo, 21 anos, nega a acusação, contudo as pessoas que estavam com a enfermeira na noite do crime por ocasião que chegavam à casa da vítima, reconheceram a fisionomia do indivíduo como sendo o mesmo que tentou assaltar o grupo e que atirou fatalmente nas costas da enfermeira quando a moça tentou correr do ataque do bandido na noite da ocorrência.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
PREFEITO ASSUME NOVO AMOR
.
Do “Bahia Noticias”.
O prefeito João Henrique apareceu pela primeira vez em público com a nova primeira-dama do município, a subsecretária de Saúde, Tatiana Paraíso, após o casamento simbólico realizado em luau na sua casa no último sábado (10).
Eles foram ao show da cantora Claudia Leitte para a gravação do seu novo DVD, na noite de terça-feira (13), no Teatro Castro Alves. O jornal Correio registrou a presença do par em momento de descontração.
Na foto, é possível observar a nova aliança na mão esquerda de JH. Segundo a publicação, ambos trocaram carinhos sem se importarem com a imprensa presente no local. O prefeito, que se separou de sua ex-mulher, a deputada estadual Maria Luiza Orge (PSD), em agosto, já apareceu publicamente com Tatiana no fim do mês passado, no 35º Encontro Baiano de Supermercados.
A união entre os dois ainda não foi formalizada, porém, porque o processo de separação do antigo casamento ainda tramita na Justiça.
ITABUNA ENTRE AS 10 MAIS VIOLENTAS DO BRASIL
O Mapa da Violência 2011 foi divulgado nesta quarta-feira (14) e traz Itabuna entre os dez municípios mais violentos do Brasil. Os dados apurados pela Instituto Sangari e o Ministério da Justiça são de 2009. O município sulbaiano aparece em oitavo na lista liderada por Simões Filho, localizado na Região Metropolitana de Salvador.
Simões Filho aparece com taxa de 146,4 homicídios por 100 mil habitantes, quando o aceitável é 10 mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes. Itabuna aparece com taxa 103,9. Porto Seguro, no extremo-sul, apresentou 108,3 e aparece em quinto lugar. O Mapa apresenta a Bahia com a maior taxa de homicídios e o maior número de municípios entre os 50 mais violentos do Nordeste brasileiro.
fonte:pimentablog
ESCLARECIDA MORTE DE COMERCIANTE
HOMEM MORRE EM TROCAÇÃO DE TIRO COM A POLÍCIA
MENINAS DE 9 A 13 PODEM RECEBER VACINA
ASSASSINADO HOMEM QUE MATAVA MOTOTAXISTAS
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
PMDB CONSEGUE LIMINAR CASSANDO PROPAGANDA
TRE cassa propaganda do PT com Pelegrino
A Corregedoria Regional Eleitoral concedeu liminar, pleiteada pelo PMDB da Bahia, cassando a propaganda partidária que vem sendo veiculada pelo PT nas emissoras de rádio e TV com apresentação do deputado federal Nelson Pelegrino, em flagrante de propaganda antecipada. A corte fixou ainda multa diária de R$ 5 mil por dia de descumprimento da ordem judicial.
AGENDA DA BANDA LORDÃO
FAZENDEIRO EXTRAIA MADEIRA ILEGAL
O fazendeiro Mílton Nunes da Silva, de 58 anos, foi preso em flagrante, pela Polícia Civil, em Jiquiriçá, distante 240 quilômetros de Salvador, por extrair e armazenar ilegalmente madeira de uma área de proteção ambiental naquele município. O volume, equivalente a sete caminhões carregados e já dividido em 450 pranchas, estava num depósito clandestino dentro da Fazenda Pindoba, onde também abrigava uma serralheria.
O titular da Delegacia Territorial local, delegado Alex Wendel, que investiga o caso há alguns meses, disse que, com o apoio de prepostos da PM, os policiais encontraram na fazenda a madeira coberta com folhas e galhos de árvores, numa tentativa para camuflar o material. Na serralheria, em outro ponto da fazenda, foram encontradas mais 57 pranchas de madeira, sete máquinas utilizadas para o corte, lâminas, além de portas, barrotes e outras peças prontas para comercialização.
Autuado em flagrante por explorar economicamente madeira de unidade de preservação permanente, o fazendeiro confessou atuar no Vale do Jiquiriçá há aproximadamente dois anos e que acabara de comprar quatro caminhões carregados de toras.
O material apreendido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para perícia e, posteriormente, para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, INEMA, em Amargosa, enquanto o delegado Alex Wendel arbitrou fiança no valor de 35 salários mínimos (R$19.075) para Mílton, ainda custodiado na Delegacia Territorial de Jiquiriçá.
ascom/civil (ssp/ba)