Biblioteca de nome curioso tem obras de Jorge Amado e Cyro de Mattos (Foto Ailton Silva/Pimenta).

Ailton Silva, de Beberibe (CE)

Placa não deixa dúvida: Mãe do Rio existe (Ailton Silva/Pimenta).

Na praia do Diego, no interior do Ceará, encontrei uma família do município de Mãe do Rio, no Pará. Quando li a placa de uma picape Toyota Hilux, achei que fosse brincadeira… Mas o município existe, tem 27.904 habitantes, segundo o IBGE. Os mãe-rienses vivem em uma área de 469 quilômetros quadrados.

Em Beberibe, um dos municípios mais extensos do Ceará – são 1.623 quilômetros, boa parte “margeada” pelo mar –, fui surpreendido com a inexistência de ladrões de capacetes.

Encontrei, por volta das 20 horas, pelo menos 20 motos estacionadas com os equipamentos soltos. Os donos eram motaxistas e participavam de uma reunião a portas fechadas. Em qual cidade do sul da Bahia, com 50 mil habitantes, isso ainda é possível?

A bela cidade cearense também é dada a nomes que chamam a atenção, como o da biblioteca municipal professora Dido Facó (lembra da foto acima?). Assim mesmo, no masculino.

Na biblioteca, o leitor encontra obras de Cyro e Jorge.

“Dido Facó” foi a primeira professora da rede pública da localidade. A biblioteca é toda arrumada. E muito bem frequentada! Lá, encontramos obras de dois itabunenses famosos: Cyro de Mattos e Jorge Amado.

Itabuna, aliás, está bem cotada aqui no Ceará. Na semana passada um navio de carga, levando o nome do município do sul da Bahia, estava atracado no porto de Fortaleza.

Olhaí... Navio Itabuna, da Transpetro, atracado no porto de Fortaleza (Foto Ailton Silva/Pimenta).

Quanto ao Ceará, o litoral é muito bonito. Existem muitos pontos para visitar, dentre os quais Canoa Quebrada, Cumbuco, Porto das Dunas e Beberibe. Em Fortaleza tem o mercado Central, Museu José de Alencar, praia de Iracema e muito mais…

Morro Branco, em Beberibe, é um dos pontos turísticos de Beberibe (Foto Ailton Silva).