Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MENINO TEM ALICATE CRAVADO NA CABEÇA


Um menino de 12 anos precisou passar por uma cirurgia depois de ser ferido por um alicate na parte de trás da cabeça. Ele deu entrada no Hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no domingo (2). Segundo os médicos da unidade, seu estado de saúde é bom.

A Secretaria estadual de Saúde informou que ele foi atingido por outra criança. Simão Felipe Nascimento Coelho de Oliveira chegou lúcido ao hospital. Ainda segundo a Secretaria, ele passou por exames, como uma tomografia computadorizada que mostrou que o menino tinha uma hemorragia e por isso foi necessária a cirurgia.

QUADRICÊNTRICO X POLIGONAL FIGTH


O Ser humano é dotado de curiosidade desde o primeiro dia de vida. Em psicologia cada um de vocês aprenderam com o meu chegado Piaget, o velho Pia pro mais chegados, que desde o primeiro segundo do seu nascimento, a criança evolui movida pela sua curiosidade. Entendo assim, que o ser humano sem a curiosidade ele não seria nada além de um ser vegetativo, é a curiosidade que impulsiona o ser humano na sua formação. Num dia qualquer estava sem fazer nada, resolvi dialogar com outro chegado, Stanley Hall, via pombo correio, (pois as tarifas de telefonia ainda continuam muito altas), e abordamos o tema curiosidade na adolescência, e entramos em concordância sobre a curiosidade do individuo.
O que a Visão Poligonal tem haver com a curiosidade, fundamentalmente nada! A curiosidade tem haver com o que vocês estão se perguntando agora, o que será essa tal de Visão Poligonal?! É a sua curiosidade que nos levará por caminhos que a Psicologia jamais imaginou trilhar, e ai está o fundamento da Visão Poligonal, atiçar a sua curiosidade para além das linhas “Quadricêntricas”.
Estou cansado de encontrar um pai pra tudo na psicologia. Fulano é pai disso, Beltrano é pai daquilo... até parece que a psicologia é um órfão de pai, por que nunca vi mãe de alguma coisa na psicologia. O que da pra se entender é que infelizmente, assim como no mundo em sua densa globalização, existem especulações na psicologia, guerras de ego, e o interesse próprio aqui também falam mais alto.
Eu convivi com grandes mentes da psicologia, fui intimo de alguns, tive desavenças com outros, mas sempre mantive minha linha poligonal. Afinal de contas eu nunca vi necessidade de uma divisão ideológica, causando uma guerra teórica, e ai cada um tem o direito de escolha, o que você quer ser, comportamentalista ou psicanalista?!
Eu sempre tive a convicção, a psicologia esta acima das divisões, e das ideologias e utopias vãs. Porque no fim de todas as discurções, se realmente escolhermos um lado da moeda, estará se agarrando ideologicamente numa teoria que vai conduzir a alienação. Mas não é isso que a psicologia abomina?! Alienar não é seu objetivo!
A visão Poligonal tem por objetivo de fazer que as diferentes linhas que fundamentam a psicologia não andem como retas paralelas impedidas de se tocarem, mas sim que sejam retas entrelaçadas num só objetivo em pró da psicologia, sem guerras ideológicas, sem a necessidade de uma alienação teórica que só nos faz distanciarmos do foco da nossa busca.
É necessário deixar bem claro, a Visão Poligonal não é e não deseja ser detentora da verdade; não tem prazer na indiferença, no preconceito, nem nas diferenças raciais e sociais; ela é apolítica, e é fundamentada na consciência e não na alienação.
Entenda que ficar em cima do muro na maioria das vezes não é sintoma de indecisão, e sim, entender que existem dois lados... e ambos podem deter a verdade sob pontos de vistas diferentes. Havia um muro que dividia um país e o transformava em dois, existia o lado ocidental e o lado oriental, quem estava certo? Quem detinha a verdade absoluta? Quem era melhor e quem era pior?! O muro um dia caiu, e o país dividido em dois se fez novamente um, e na unicidade de suas verdades que não tinham a necessidade de ser absoluta se tornaram o país europeu com maior crescimento econômico e social. E no fim entende se que o errado não foi quem estava sob o muro, ou quem estava de um lado, ou de outro, mas sim quem construiu o muro!

Se sou psicanalista ou comportamentalista?! Por favor, sou apenas Ignov Romanov, continuo sendo seu criado...

O BOI TA QUERENDO MAMAR NAS TETAS


O caipira tinha um boizinho que era um exímio reprodutor. Bastava encostar uma vaquinha que ele “crau”.

Fazendeiros da vizinhança, que utilizavam o boi para emprenhar suas vaquinhas, acharam que o caipira estava ganhando muito dinheiro e concluíram que era mais negócio se cotizar e comprar o animal.

O caipira podia ser caipira, mas não era bobo e pediu uma grana alta pelo seu garanhão.

Os fazendeiros foram se queixar ao Presidente da Câmara de vereadores, (gasparzinho), que de olho nas próximas eleições resolveu comprar o boi e incorporá-lo ao patrimônio público.

Claro que aquilo era motivo para foguetório, discursos e show com uma indefectível banda de (argh!) axé music (?).

Os fogos espocaram, os discursos louvaram o vereador (gasparzinho) benfeitor, o edil louvou sua benfeitoria e a banda tocou seus sucessos, aquelas músicas (?) geniais que rimam mãozinha com bundinha, joelhinho com peitinho e por aí vai…

Quando chegou a hora do ´gran finale´ botaram uma vaquinha jeitosinha ao lado do boi e ele… nada!

Espanto geral. Trouxeram outra vaca, bem gostosona, e o boi… nada de novo!

A oposição já pensava em pedir uma CPI do Não Valeu o Boi, quando um fazendeiro apareceu com uma vaca holandesa, cheirando a leite moça. Agora vai, disseram todos.

Não foi!

O caipira, com medo de que o negócio fosse desfeito, encostou no boi e falou, com todo jeito:

- O que é isso? Você não podia ver nem uma mula manca que já estava traçando e agora fica recusando essas vacas que nem eu dispensaria…

E o boi, na maior displicência:

-Então vai você. Eu agora sou funcionário público…

LOIOLA E AUGUSTO PEDEM SEGURANÇA


Depois de exaustivas conversas entre o vereador Loiola e o deputado Augusto Castro, ambos preocupado com o aumento dos índices de violência em Itabuna e região, o Deputado Augusto Castro foi á Secretária de Segurança Pública e saiu mais tranquilo da audiência que teve com o comandante geral da Polícia Militar, Alfredo Braga de Castro. Recebeu a informação de que Itabuna vai receber dentro de alguns dias oito viaturas policiais, por ser uma cidade de entrocamento.

Além disso, para reforçar o trabalho da PM, até o final de outubro serão designados mais 120 policiais para reforçar o efetivo em Itabuna. Em sua avaliação, como o secretário Maurício Barbosa ( Segurança Pública) já garantiu que as delegacias e o Departamento de Polícia Técnica serão reformados, e que o município ganhará uma Base Comunitária de Segurança, a população de Itabuna poderá viver com mais tranquilidade.

ATÉ SEXTA FEIRA PARA TROCA DE DOMICÍLIO


Faltam três dias para que aqueles que pretendem concorrer nas Eleições 2012 fixem seu domicílio eleitoral no município em que têm a intenção de se candidatar a prefeito, vice-prefeito ou vereador. Essa é uma das exigências da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) para o registro da candidatura, assim como a filiação partidária.

No momento do pedido de registro da candidatura, o partido deve provar que os seus candidatos estavam pelo menos desde o dia 7 de outubro de 2011 com domicílio eleitoral no município em que pretendem concorrer, conforme o artigo 9º da Lei das Eleições. Essa data equivale a exatamente um ano antes do primeiro turno das próximas eleições municipais.

De acordo com a área de estatística do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nas Eleições 2008, a Corte recebeu 43 processos questionando a comprovação do domicílio eleitoral de pré-candidatos. Em 2010, foram 11 recursos sobre o tema. Sem essa comprovação de domicílio eleitoral, o pedido de registro de candidatura é negado pela Justiça Eleitoral. Os recursos, contra decisões dos tribunais regionais eleitorais, eram tanto de candidatos quanto de adversários ou do Ministério Público.

do site:última instância

MATOU O MARIDO COM FACADA NO PESCOÇO


O trabalhador rural Gilvan Santos Gonçalves, de 34 anos, foi assassinado com uma facada no pescoço na noite de terça-feira (4), na cidade de Coaraci. A esposa dele, Cleides Pereira de Souza, de 26 anos, confessou o crime à polícia e alegou traição.
Segundo ela, em depoimento ao investigador Aquino, antes de praticar o crime houve discussão e ela teria ficado por algum tempo ouvindo Gilvan manter relações com a amante. “Ele ainda me esculhambava toda pra ela, falando mau de mim”, informa.
A mulher, não suportando mais ouvir o marido, com quem ela tem quatro filhos com idades entre dois e 12 anos, começou a gritar na porta. “Foi aí que ele saiu ainda de cueca e mandado eu ir embora, quando ele veio pra cima de mim, eu furei o pescoço”, descreve.

crédito:radarnoticias.com

PORTO SUL, UM DESENHO OU UM RASCUNHO ?


Levi Vasconcelos | tempopresente@grupoatarde.com.br

O Porto Sul só vai perder em movimento para Tubarão (Vitória), com 108 milhões de toneladas, e Itaqui (São Luiz do Maranhão), com 85 milhões.

Afinal, o que simbolizam os investimentos de R$ 10 bilhões para a construção do Porto Sul, em Ilhéus? Está mesmo havendo uma ‘revolução no interior baiano’, como dizem os governistas?

Empresários e políticos, a começar pelo governador Jaques Wagner, levantaram a suspeita de que a guerra ‘ambientalista’ deflagrada por artistas globais em defesa da Ponta da Tulha, em Ilhéus, área onde originalmente seria implantado o Porto Sul, não é tão pueril como os protagonistas quiseram fazer parecer.

Ali havia, ao que se disse, não um cântico de amor à natureza, mas sim uma ação orquestrada por segmentos incomodados com a viabilização do projeto. Até porque os tais ‘globais’, nunca levantaram a voz contra outras ‘agressões’ bem mais na tampa dos olhos deles, como a sucessão de portos, tanques e tubos da Petrobras que ponteiam a Baía de Guanabara ou mesmo o vasto cabedal de agressões nas cercanias de São Francisco do Conde, a terra da Refinaria Landulpho Alves, onde o ator Lázaro Ramos, um dos ‘globais’ em apreço, nasceu e se criou. Aliás, a bem da verdade, nem eles, nem a Globo e nem a mídia sulista em geral, todos irrigados com a dinheirama que a Bacia de Campos gera.

Curioso é que o cenário do embate baiano é justamente Ilhéus, a bela Ilhéus, pujante antes da vassoura de bruxa aniquilar o cacau, e hoje sentindo na pele a pobreza que a praga perversa impôs à região. Ilhéus, que nos áureos tempos já teve cinco concessionárias de carros, hoje não tem nenhuma. Não é de graça que os ilheenses mandaram ‘os globais às favas’. Em todas as pesquisas lá feitas, o menor índice de aprovação ao porto foi de 81%.

A pendenga arrefeceu depois que o governo decidiu mudar o lugar do Porto Sul, um pouco mais ao sul da Tulha. Como num passe de mágica, ‘os globais’ sumiram. No tititi que se seguiu à guerra dos ‘estrangeiros notáveis’ querendo ditar regras num pedaço de chão bonito por natureza e socialmente combalido por uma desgraça que se alastrou com a virulência de uma peste voraz, se disse de tudo. Até que alguns deles, inclusive os Marinho (os donos da Globo), são donos de terras por lá. Por isso ou aquilo, ficou parecendo que resolveram o problema deles e se deram por satisfeitos. Como se a natureza exuberante no trecho estivesse apenas na Tulha.

OS INDICADORES DA VIRADA

O que ficou de concreto: ou ‘os globais’ são os únicos inimigos do Porto Sul, ou são a parte visível dos incomodados com o empreendimento. Para se ter pequena ideia, das 600 mil toneladas da safra de algodão produzidas no Estado, 300 mil são exportadas pelos portos de Paranaguá, no Paraná, ou Santos, em São Paulo (o resto fica no mercado interno). É muito longe, o que encarece os custos de exportação. É exatamente no encurtamento das distâncias que o agronegócio, aí incluso o oeste baiano, vislumbra suas perspectivas de aumento de competitividade. São 700 quilômetros a menos.

Bom para os produtores, ruim para quem vai perder cargas. As cinco milhões de toneladas da produção do agronegócio baiano são poucas para justificar investimentos de tamanha monta, é bem verdade. O novo porto vem azeitado pela abertura de novas fronteiras econômicas nutridas pela expansão da mineração e outros empreendimentos em andamento. Some-se a isso a privilegiada posição do ponto de vista nacional. Ele já nasce grande.

No conjunto, a Bamin (empresários do Cazaquistão), em Caetité; a WMR (de João Cavalcante com ingleses e norte-americanos); Sulamericana Metais (Votorantim com os chineses), em Grão Mogol (MG); todos produzindo pellet feed (concentrado de ferro), totalizam, conforme as previsões, algo em torno de 70 milhões de toneladas.

A eles devem se agregar a Magnesita, em Brumado, com mais duas milhões de toneladas de óxido de magnésio, talco e outros; a Rio Tinto (Alcoa), em Amargosa, com de 5 a 10 milhões de toneladas de alumina (matéria prima do alumínio). Tais expectativas geram outra: o Porto Sul, só vai perder em movimento para Tubarão (Vitória), com 108 milhões de toneladas, e Itaqui (São Luiz do Maranhão), com 85 milhões.

E mais. Se o algodão do oeste tinha que ir para o sul, o mesmo acontece com os produtores de Goiás, Tocantins e afins. O novo porto será o mais próximo da área central do Brasil. É concorrência nova para a estrutura já existente. O pique do avanço está agora na dependência da crise na Europa. Se ela parar por aí, ótimo para os europeus e para nós. Se avançar, ruim para todos. Mas seja como for, para já ou um pouco mais tarde, uma nova história está sendo escrita.

Levi Vasconcelos é jornalista.

crédito:pimentablog

RAMON VANE DE ITABUNA PARA O MUNDO

Rodrigo Santoro levou prêmio de melhor ator e Ramon Vane (d), o de ator coadjuvante.

Ramon Vane interpreta Prafrente Brasil (Foto Calil Neto).

Advogado, poeta e ator, o bueraremense Ramon Vane faturou ontem à noite, em Brasília, o prêmio de melhor ator coadjuvante no 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A premiação veio pela interpretação no longa-metragem O homem que não dormia. Vane interpreta o personagem Prafrente Brasil, no filme de Edgar Navarro.

A película foi rodada em Igatu, na Chapada Diamantina, e conta a história de cinco pessoas que, numa mesma noite, sofrem com o mesmo pesadelo. O filme fala de um homem sinistro e a procura por um tesouro (imaginário) como desencadeadores da história.

O festival teve ainda como vencedores Rodrigo Santoro (melhor ator, em Meu país), Denise Fraga (melhor atriz/Hoje) e Gilma Nomancce (atriz coadjuvante/Trabahar cansa). O melhor longa do festival em Brasília foi Hoje, de Tata Amaral. L, de Thais Fujinaga, levou o prêmio de melhor curta.

Edgar Navaro e os sulbaianos Rita Santana e Ramon Vane, o premiado!

EXPOFENITA BATE RECORDE DE PÚBLICO









A Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna - Expofenita 2011 - foiencerrada domingo (2), após oito dias de atividades que atraíram um grandepúblico. No último dia, ocorreram o fechamento do ciclo de leilões, premiação dosequinos e bovinos de diversas raças e a entrega de uma moto Shineray aotricampeão do Rodeio da Expofenita, Cristiano Silva. Os peões Rogério de Souza,José Antônio e Robson Maia, classificados na primeira etapa da competição,disputarão o Campeonato Baiano de Rodeio em 2012.

O prefeito Capitão Azevedo agradeceu a todos os que contribuíram para osucesso da Expofenita, que se consolida como o grande evento da agropecuáriaregional. Ele também destacou o trabalho de revitalização do Parque deExposições e o retorno econômico da Expofenita para Itabuna. “Estão deparabéns o coordenador executivo do evento, Josias Miguel, e o presidenteSindicato Rural de Itabuna, Wallace Setenta, “que têm utilizado o espaço doParque de Exposições Antônio Setenta para fortalecer a Itabuna como um grandepolo de comércio e serviços”.

Josias Miguel, que é também presidente da Agência de Desenvolvimento do Sulda Bahia (Agesulba), chama atenção para a soma de esforços que torna possívela realização da Expofenita. “Esse é um evento produzido por diversas mãos e cujosucesso dividimos com um grande número de pessoas, em especial o prefeitoAzevedo, pela sua sensibilidade e inteligência ao investir numa exposição regional e em parcerias com instituições como o Sindicato Rural de Itabuna, Associação dos Municípios da Região Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, CDL entre outras entidades”, frisou.

O presidente da Amurc, Cláudio Dourado, que é prefeito de Ibicuí, reconheceu osucesso da Expofenita, evento que tornou Itabuna a capital da agropecuáriaregional por uma semana. Ele enfatizou o bom resultado da Feira dos Municípios, organizada pela Câmara Setorial da Mulher, reunindo mais de 20 prefeituras, “umevento de grande porte que evidenciou o potencial da região Sul da Bahia”.

DST ENCERRA COM CHAVE DE OURO


No encerramento do Curso de capacitação em DST/HIV/Aids, na sexta-feira (30), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Centro de Referência Júlio Brito e a 7ª Dires, médicos e enfermeiros de Itabuna e de 19 cidades circunvizinhas acompanharam no auditório do Itabuna Palace Hotel as explanações do médico Roberto Fontes, presidente da Associação Regional Bahia da Sociedade Brasileira de DST sobre a Abordagem Sindrômica, no que diz respeito ao tratamento e a investigação da doença. De acordo com a coordenadora de DST/HIV/Aids da Secretaria de Saúde de Itabuna, Maria Vitória Ramos Gonçalves, o curso e a capacitação em Abordagens...

3 FERRAMENTAS HOJE EM ITABUNA


O espetáculo promete muito humor

Nesta terça, quarta e quinta-feira, (4, 5 e 6) o espetáculo “3 Ferramentas” do mesmo diretor da peça “O Jardim do Inimigo”, da Cia Palco Del´Arte, também conhecida como Cia de Artes Nissi, de São Paulo, estará em cartaz em Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. Toda renda será revestida para os Projetos Angola e Rússia.

Ao longo de quase três anos, a equipe já percorreu todas as regiões do Brasil e durante seis meses esteve apresentando em palcos alternativos de Portugal, Espanha, Itália, França e Inglaterra.

Destinado à plateia de todas as faixas etárias, “3 Ferramentas” apresenta depoimentos comoventes e bem humorados que buscam reproduzir cenas inesquecíveis das experiências de Noemi, Orfa e Rute, três viúvas.

No palco, 12 atores, música ao vivo, a magia do circo, o encanto do flamenco, do ballet, do contemporâneo e a fantasia do teatro. “Falamos sobre lealdade, integridade, generosidade e relacionamento familiar de forma bem divertida”, comenta o autor da obra e diretor da Cia, Caíque Oliveira.

A Cia já percorreu todos os estados do Brasil, países da Europa e América Latina. “Nossos espetáculos já foram assistidos também por meio de DVD no Canadá, Japão, Nova Zelândia, EUA entre outros”, afirma Caíque

Direção e texto: Caíque Oliveira

Coreografias: Welligton Souza e Talita Magalhães

Iluminação: Michel Marques, Raphael Brito e Rodrigo Magalhães

Elenco: Adriel Escapole, Ana Paula, Ariane Diniz, Emanuel Ximenes, Geisiel Cruz, Haraceli Thamara, Hugo Henrique, Luciano Soares, Rafaela Paes, Rodrigo Magalhães, Samuel Costa, Talita Magalhães e Welligton Souza.

Agenda

4, 5 e 6 – Itabuna no Centro de Cultura Adonias Filho, 20 horas;

8 e 9 – Vitória da Conquista no Teatro Municipal, 20 horas;

15 e 16 – Porto Seguro no Centro de Cultura, 15 horas

PREFEITO ACELERA OBRAS NO BAIRRO DE ZIZO


A Prefeitura de Itabuna vem intensificando através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano obras de infraestrutura, urbanização e melhoria da mobilidade nos bairros do São Pedro e Zizo, cujo resultado está causando contentamento nos moradores dessas localidades.

No São Pedro além da conclusão das obras da avenida Pedro Jorge, uma equipe de 25 homens, com apoio de duas retrescavadeiras e quatro caminhões basculantes vem implantando esgotamento sanitário e pluvial, além de pavimentação em 15 ruas.

Segundo o supervisor das obras Ailson Souza, da Sedur, a ampliação das obras foi determinada pelo prefeito Capitão Azevedo, que atende assim a uma reivindicação das lideranças do bairro e dos moradores da comunidade, que ganham com a melhoria da acessibilidade e da própria mobilidade urbana.

O aposentado Miguel Araújo elogiou a ação do governo e define a obra como “beleza pura”. “Merece nota dez, pois valoriza os imóveis do bairro e melhora ao mesmo tempo qualidade de vida da população”. Ele investe agora na instalação de um pequeno negócio na comunidade.

Já Gildney Barros, o Gil do Açougue, que reside há 43 anos no bairro, considera que as obras significam o fim do esgoto condominial entupido, da poeira e da lama: “Agora, a tendência é melhorar e a ação do governo já se reflete nos preços dos terrenos e casas valorizados com a pavimentação, meio fio e melhoria da infraestrutura urbana, mostrando a ação de um governo que dá atenção aos pobres”.

R7 AUTENTICA BANDA LARGA DE GRAÇA


Quem tem banda larga precisa pagar duas empresas, a do acesso (Velox, Embratel…) e também a da autenticação (Oi, Ig…), uma malandragem, desnecessária, que só prejudica o usuário.

Mas já existe solução para a segunda, o portal R7, da Rede Record. Ele passou a dar autenticação grátis para os usuários de banda larga Oi e Telefônica. Basta ter uma conta de email do R7. Veja em http://bandalarga.r7.com.


NEM MP NEM POLÍCIA FEDERAL PEGA BACELAR


Segundo o pimenta o vereador Ricardo Bacelar confirmou filiação ao PSC e apoio à pré-candidatura do prefeiturável Claudevane Leite (PRB). Bacelar saiu do PSB após divergências com a direção do Partido, interessante que enquanto suas necessidades eram atendidas, não existiam divergências,mas foi só a direção do PSB não se dobrar as vontades do edil ai pronto... instaurou-se a 3ª guerra mundial.

Ao anunciar seu novo destino partidário, Bacelar falou sobre atuação na Câmara ( que por sinal foi pífia) e as denúncias formuladas contra ele, ao final de 2010. Aquelas denúncias de que o mesmo tinha empresas que prestava serviços a câmara de vereadores vencendo todas as licitações e empregando seu pessoal, aliás até hoje a população não entende porque o próprio presidente da câmara denunciou o esquema e até hoje nem polícia federal, nem ministério público nem ninguém apurou ou fez alguma coisa, afinal de contas ninguém se manifesta então fica por isso mesmo.

Ricardo Bacelar teve a ousadia de dizer que que nada das denúncias de desvio de recursos ficou comprovado à sua participação e que ainda faz um desafio: colocou à disposição do Ministério Público estadual e da justiça os sigilos bancário e telefônico. Sinceramente só Jesus pra tocar nessa alma.

TRIFIL PREJUDICA MORADORES DA NOVA ITABUNA

Esgoto da Trifil mata animais e causa prejuízos
em Itabuna principalmente na rua F, no bairro Nova Itabuna. Água cristalina, pescadores retirando do riacho parte do sustento da família, meninos e meninos se banhando nos finais de tarde, animais encontrados com facilidade na beira do riacho e criação de aves. moradores
Esse era o cenário, na década de 90, nos sítios que são vizinhos à Itabuna Têxtil Ltda (Trifil). Segundo os moradores, foi exatamente a implantação da fábrica da Trifil no bairro Campo Formoso, vizinho ao Nova Itabuna, no final da década de 90, que iniciou uma série de prejuízos.
Proprietários dos sítios reclamam que a empresa, sem autorização, fez intervenções no riacho e passou a jogar o esgoto sem tratamento nele, como já denunciado por A Região.
Os moradores acusam a empresa de não fazer o tratamento da água usada na fábrica e afirmam que os prejuízos começaram na construção. Muitas casas estão com rachaduras nas paredes, que teriam sido causadas pela dinamite usada no desvio do riacho.
“Só minutos antes das explosões os responsáveis pelo desvio do riacho mandavam que saíssemos”, contra Adalgisa Araújo dos Santos. A idosa conta que mora no local há 46 anos e perdeu 300 metros de seu sítio com as intervenções promovidas pela Trifil.
Hoje ela paga IPTU para a prefeitura como se fosse proprietária de uma área de 1.200 metros quadrados. Mas esse não é o seu único prejuízo. As paredes de casa estão cheias de rachaduras.
Terra perdida
A poucos metros da casa de dona Adalgisa fica o sítio de João Dias Magalhães, que se queixa da perda da tranquilidade e 600 metros de área com o desvio do riacho pela empresa.
“Fiquei algum tempo pensando que não valeria a pena essa briga com uma empresa tão rica, mas acabei convencido de que morrer calado seria pior. Decidir lutar pelo que é meu”.
Não faltam histórias tristes de moradores dos sítios vizinhos à fábrica. Genilda Oliveira Santos diz que, além de perder parte do sítio, viu suas galinhas e gansos morrerem por causa da água poluída. “Em alguns períodos o odor é tão forte que meu marido sente dor de cabeça, febre e faz vomito”.
O marido de Genilda é portador de deficiência e é no verão que ele mais sofre, “porque a fedentina fica insuportável. Ele fica de cama e às vezes temos que correr para o médico. Esse riacho virou um grande drama nas nossas vidas”. Ela ainda teve 120 metros de terreno invadidos pela Trifil.
Genilda afirma que o drama familiar se estende a uma irmã que é proprietária de um sítio ao lado do seu. “Ela perdeu um bom pedaço do sítio. Mas a preocupação maior são meus sobrinhos, que quase sempre estão doentes. Todos nós pagamos muito caro com essa fábrica como vizinha”.
Inundações
Não são só os moradores dos sítios se queixando de prejuízos. Moradora do bairro Nova Itabuna há mais de 15 anos, a comerciária Ana Vilma dos Santos ainda lamenta os prejuízos que teve no início do ano. A água suja transbordou e invadiu sua casa, que fica em uma área mais baixa.esgoto trifil
A cinco metros de Vilma, a aposentada Isabel Nascimento foi salva por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Já o drama do morador Juvêncio Quinto dos Santos foi ter parte do barraco arrastado pela água do riacho.
“A enchente ocorreu porque a prefeitura, ao invés de ponte, colocou manilhas no riacho”.
Elas ficaram entupidas com a grande quantidade de lixo e a água invadiu dezenas de casas e barracos. “Nunca tinha vivido uma situação tão desesperadora. Fiquei no prejuízo, mas a destruição foi ainda maior na casa da minha filha. Ela perdeu tudo. Não tivemos a quem recorrer”, conta Isabel.
Juvêncio Quinto fica emocionado quando lembra que um dia pescou no riacho de água cristalina e lamenta de, nos últimos anos, ter visto animais morrendo minutos depois de beber a água. “Eu mesmo já perdi bezerros”.
Antônio Carlos Soares dos Santos afirma que é muito triste saber que os seus filhos estão entre os que mais sofrem por causa do mau cheiro dos dejetos liberados pela Trifil. “Já ficaram internados com febre tifoide. Quase sempre eles ficam doentes”.
Segundo os moradores, diversas queixas foram encaminhadas para os órgãos de fiscalização municipal, estadual e federal, mas nada foi feito. Eles também já recorreram ao Ministério Público Estadual (MPE) e nada mudou.
Uma das denúncias foi feita no dia 28 de agosto de 2008 ao Ibama, em Ilhéus, recebida pela técnica administrativo Joselita Vilas Boas Maia. Na primeira foto, Magalhães, Quinto e Adalgisa. Na segunda, as manilhas.
com os dejetos químicos e tintas jogados no riacho do Nova Itabuna pela fábrica da Trifil. O riacho tem mais de 2 km de extensão e deságua no Rio Cachoeira, de onde a Trifil também faz a captação da água limpa em uma barragem.
Os moradores ficaram animados com uma decisão de primeira instância que reconheceu o prejuízo sofrido por Almir Silva Pereira. barragem trifil
O juiz titular da 1ª Vara Cível e Comercial, Wilson Gomes de Souza Júnior, reconheceu que a indústria têxtil desviou o curso de um canal do próprio terreno para um imóvel vizinho, de propriedade de Almir. A ação foi proposta em 2005, depois de denúncia de A Região.
O juiz Wilson Gomes Júnior também condenou a Trifil (Itabuna Têxtil) a aterrar a área invadida, construir muro que impeça novas erosões na propriedade vizinha e restaurar o curso regular do canal.
Outro lado
O gerente da Trifil, Antônio Sérgio Bueno, afirmou, em reportagem publicada no início de setembro, que a denúncia dos moradores não é verídica, pois a empresa, assim como todas de seu porte, tem uma estação de tratamento que cuida de toda a água que entra e sai da empresa.
Ele também alegou que a Trifil possui toda a documentação necessária para seu funcionamento, incluindo licenças do Ministério do Meio Ambiente. Ele disponibiliza estes papéis para serem averiguados por órgãos ou instituições legalmente autorizados.
Mas, segundo os moradores, a empresa capta a água, limpa, do Rio Cachoeira, usa e depois reusa a parte limpa, através de bombas e filtros. Em seguida despeja no riacho a parte contaminada pelos produtos químicos e tintas.
O cheiro nas proximidades é horrível em determinadas horas do dia e as fotos provam, sem dúvidas, que a água está longe de ter sido tratada pela Trifil antes de jogada de volta ao Rio Cachoeira. Na matéria que fizemos em 2005, a alegação da empresa foi a mesma.
Assim como hoje, naquela época encontramos dezenas de adultos, idosos e crianças doentes ao longo do canal de esgoto da Trifil, assim como constatamos a água completamente negra de tinta, atravessando os barracos antes de ser despejada no rio, como nesta foto.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

UESC PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE DROGAS



SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS



No dia 19 de outubro de 2011 as 13:00 a Universidade Estadual de Santa Cruz, através do Núcleo de Saúde Coletiva, promoverá o I Seminário Regional sobre Crack, Álcool e Outras Drogas, a ser realizado no Auditório do Centro de Cultura Governador Paulo Souto.



O seminário tem o objetivo de sensibilizar gestores e comunidade em geral para desenvolvimento de uma política de enfrentamento ao crack, álcool e outras drogas. O evento marcará a abertura oficial do Centro Regional de Referencia (CRR) para formação permanente de profissionais das redes de atenção integral à saúde e de Assistência Social para o enfrentamento do Crack, Álcool e Outras Drogas na região.



A coordenadora do CRR UESC, Profa. Dra. Rozemere Cardoso de Souza explica a importância do tema: “É necessário refletir sobre os aspectos relacionados ao uso de drogas e sobre a necessidade de intervir com ações de prevenção, de promoção da saúde e de reinserção social para os usuários de drogas e seus familiares”



Estão convidados a participar do evento todos interessados no tema: profissionais, estudantes, líderes comunitários, educadores, políticos, gestores, representantes e usuários de entidades governamentais e não-governamentais, especialmente, aquelas que trabalham com o tema drogas, e líderes religiosos, dentre outros atores sociais.



A inscrição é gratuita.

GACC COMPLETA 15 ANOS



O Gacc Sul Bahia, instituição sem fins lucrativos, que atua no apoio e assistência a crianças e adolescentes com câncer, completará 15 anos de serviços prestados à comunidade regional.
Atendendo ao público que recebe tratamento oncológico pediátrico, a instituição se consolidou pela credibilidade que conquistou ao longo do tempo. O GACC hoje é símbolo de entidade assistencial eficiente.
Para marcar as datas e conquistas, a instituição promoverá uma confraternização, no dia 6 de outubro, a partir das 10h, em Itabuna, na Rua Europa Unida, número 76, bairro São Judas, que terá a participação de autoridades, além da comunidade e do seu público assistido.

CALA TE BOCA ILHÈUS



O prefeito Newton Lima seria expulso do PSB “por não atender em sua administração os pré-requisitos defendidos pela legenda para a eficiência do serviço público”.
Outro motivo: Jorge Bahia cortou a “Bolsa Família” de Pai Cidão e Dema. O corte gerou uma forte crise social.
Cala-te boca!
O governo Newton Lima não é o governo dos pesadelos. É a gestão do sonho realizado de Gerson Marques.
Depois de passar pelos governos de Jabes, João Lyrio, AO e Jabes de novo, enfim, Gersinho conseguiu realizar sua grande vontade.
Não importa qual a secretaria, o importante é ser secretário.
Cala-te boca!
O vereador petista Paulo Carqueija criticou o governador “companheiro” Jaques Galego.
Vereador deveria criticar o prefeito, não é?
Ondina precisa de lâmpadas?
Cala-te boca!
Alô! Por favor, eu gostaria de falar com Doutor Bahia.
No momento o doutor não pode atender. Ele está operando!
Cala-te boca!






blogdogusmao

CERTIDÃO DE NASCIMENTO ONLINE



Seguindo uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Bahia começará a emitir certidão de nascimento online.
O serviço deve começar a ser oferecido até dezembro. “Possivelmente neste prazo as maternidades já vão emitir a certidão”, disse a juíza auxiliar da Corregedoria de Justiça, Maria Helena Lordelo.
A certidão online, feita diretamente na maternidade, de acordo com o CNJ, evita a subnotificação e facilita o processo de armazenamento de dados pelos cartórios.
Segundo o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o documento definitivo somente tem validade com a assinatura de um tabelião.
É este funcionário que ainda falta atuar nos postos mantidos nas maternidades para que o documento seja emitido, segundo a assessoria de comunicação do TJ-BA.
Informações do Correio.

MINISTRA DETONA OS BANDIDOS DE TOGA



Ricardo Ribeiro ricardoribeiro@pimentanamuqueca.com.br



Ao apontar a existência de bandidos entre os homens e mulheres de toga, Eliana Calmon foi verdadeira demais.



No mundo jurídico, o sujeito aprende a cultuar a aparência desde a faculdade. Enquanto é instruído sobre direito penal, civil, trabalhista etc, o aluno de direito absorve quase por osmose o que pode ser entendido como um manual de etiqueta específico dos que atuam nessa área. As características se notam nas roupas, no vocabulário e na chamada “máscara” de alguns que, já no primeiro semestre do curso, sentem-se verdadeiros ministros do Supremo Tribunal Federal. Muitos se esforçam para colecionar expressões em latim e são incapazes de, até num bate-papo na mesa de um boteco, expressar discordância sem iniciar a frase com um pomposo “data vênia”.

Sem atentar para qualquer perfumaria jurídica, a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Eliana Calmon, afirmou com todas as letras que há bandidos de toga. A afirmação seca, direta, mas absolutamente verdadeira, machucou uma classe habituada a julgar, mas sem o menor jeito para enfrentar o desconfortável banco dos réus. Em defesa dos que vestiram, além da toga, a carapuça, insurgiu-se o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso. Ele tentou enquadrar a representante do CNJ, mas acabou emparedado pela sociedade, que concorda com Eliana Calmon.

Sobre o posicionamento da ministra, diga-se de passagem uma baiana retada, vale destacar que ele incomodou duplamente o presidente do Supremo. Ele certamente não gostou do conteúdo, assim como não aprovou a forma. Ao apontar a existência de bandidos entre os homens e mulheres de toga, Eliana Calmon foi verdadeira demais e espontânea ao extremo, sem fórmulas empoladas e abrindo mão de artificialismos forenses. Se cometeu “pecado”, foi por demonstrar que é um ser humano capaz de se revoltar com a corja de larápios que anda por aí a distribuir e comercializar sentenças no varejo e no atacado, fazendo da justiça balcão de negócios escusos. É uma minoria que enlameia o judiciário e existe sim, meritíssimo!

Neste domingo, 02, o ministro Marco Aurélio Mello, relator da ação que propõe o encurtamento do braço do CNJ, reconheceu ao jornal Correio Braziliense que a presidente Eliana Calmon não falou nenhuma mentira. Mas ele fez a seguinte ressalva: “a expressão que a ministra usou, ‘bandido’, foi muito forte”.

Teria faltado um “data vênia”?

Ricardo Ribeiro é um dos blogueiros do PIMENTA.

DIZ A MEGA SENA QUE TA ACUMULADA



A bolada da Mega-Sena acumulou mais uma vez e deve pagar, na próxima quarta (5), R$ 26 milhões a quem acertar as seis dezenas. Neste sábado, as dezenas sorteadas foram 18, 29, 31, 44, 51 e 57.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 86 apostadores acertaram a quina e vão embolsar, cada um, R$ 23.149,62. 5.421 bilhetes cravaram a quadra, valendo R$ 524,64 cada.

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h de quarta.