O Ser humano é dotado de curiosidade desde o primeiro dia de vida. Em psicologia cada um de vocês aprenderam com o meu chegado Piaget, o velho Pia pro mais chegados, que desde o primeiro segundo do seu nascimento, a criança evolui movida pela sua curiosidade. Entendo assim, que o ser humano sem a curiosidade ele não seria nada além de um ser vegetativo, é a curiosidade que impulsiona o ser humano na sua formação. Num dia qualquer estava sem fazer nada, resolvi dialogar com outro chegado, Stanley Hall, via pombo correio, (pois as tarifas de telefonia ainda continuam muito altas), e abordamos o tema curiosidade na adolescência, e entramos em concordância sobre a curiosidade do individuo.
O que a Visão Poligonal tem haver com a curiosidade, fundamentalmente nada! A curiosidade tem haver com o que vocês estão se perguntando agora, o que será essa tal de Visão Poligonal?! É a sua curiosidade que nos levará por caminhos que a Psicologia jamais imaginou trilhar, e ai está o fundamento da Visão Poligonal, atiçar a sua curiosidade para além das linhas “Quadricêntricas”.
Estou cansado de encontrar um pai pra tudo na psicologia. Fulano é pai disso, Beltrano é pai daquilo... até parece que a psicologia é um órfão de pai, por que nunca vi mãe de alguma coisa na psicologia. O que da pra se entender é que infelizmente, assim como no mundo em sua densa globalização, existem especulações na psicologia, guerras de ego, e o interesse próprio aqui também falam mais alto.
Eu convivi com grandes mentes da psicologia, fui intimo de alguns, tive desavenças com outros, mas sempre mantive minha linha poligonal. Afinal de contas eu nunca vi necessidade de uma divisão ideológica, causando uma guerra teórica, e ai cada um tem o direito de escolha, o que você quer ser, comportamentalista ou psicanalista?!
Eu sempre tive a convicção, a psicologia esta acima das divisões, e das ideologias e utopias vãs. Porque no fim de todas as discurções, se realmente escolhermos um lado da moeda, estará se agarrando ideologicamente numa teoria que vai conduzir a alienação. Mas não é isso que a psicologia abomina?! Alienar não é seu objetivo!
A visão Poligonal tem por objetivo de fazer que as diferentes linhas que fundamentam a psicologia não andem como retas paralelas impedidas de se tocarem, mas sim que sejam retas entrelaçadas num só objetivo em pró da psicologia, sem guerras ideológicas, sem a necessidade de uma alienação teórica que só nos faz distanciarmos do foco da nossa busca.
É necessário deixar bem claro, a Visão Poligonal não é e não deseja ser detentora da verdade; não tem prazer na indiferença, no preconceito, nem nas diferenças raciais e sociais; ela é apolítica, e é fundamentada na consciência e não na alienação.
Entenda que ficar em cima do muro na maioria das vezes não é sintoma de indecisão, e sim, entender que existem dois lados... e ambos podem deter a verdade sob pontos de vistas diferentes. Havia um muro que dividia um país e o transformava em dois, existia o lado ocidental e o lado oriental, quem estava certo? Quem detinha a verdade absoluta? Quem era melhor e quem era pior?! O muro um dia caiu, e o país dividido em dois se fez novamente um, e na unicidade de suas verdades que não tinham a necessidade de ser absoluta se tornaram o país europeu com maior crescimento econômico e social. E no fim entende se que o errado não foi quem estava sob o muro, ou quem estava de um lado, ou de outro, mas sim quem construiu o muro!
Se sou psicanalista ou comportamentalista?! Por favor, sou apenas Ignov Romanov, continuo sendo seu criado...
Páginas Notícia de Itabuna - Bahia
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário