Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

sábado, 29 de maio de 2010

DROGAS TOMAM CONTA DE ITABUNA


Foi preso na noite de Sexta (28), José William Lima dos Santos, o “Zezinho”, de 22 anos, morador da Rua São Leopodo, Califórnia, sob acusação de tráfico de drogas. Com o acusado foram apreendidas 44 pedras de crack e quatro papelotes de maconha.

Segundo os policiais, o acusado estava em companhia de outros quatro amigos, mas conseguiram fugir."Zezinho confersou que já foi preso quando era moto taxi e não é traficante, a droga não é minha, armaram pra mim, vou pagar pelo que eu não devo e no local onde moro sou querido e povo pode falar".

“Zezinho” foi baleado na perna durante a operação, após ser levado para o Hospital de Base, foi conduzido para delegacia.autuado em flagrante por tráfico de drogas e levado para o conjunto penal de Itabuna.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

CRIANÇA DE DOIS ANOS VICIADA EM CIGARRO


Com apenas dois anos de idade, menino fumante já pode estar viciado
Indonésio Aldi SugandaRizal fuma cerca de 40 cigarros por dia.
Número alto é indício da dependência de nicotina, diz especialista.
Iberê Thenório

imprimir O menino indonésio de dois anos que fuma cerca de 40 cigarros por dia já é uma provável vítima do vício em cigarros, afirmam pneumologistas ouvidos pelo G1 nesta quinta-feira (27). Na última quarta, a agência de notícias Barcroft Media divulgou imagens do pequeno Aldi SugandaRizale que, de acordo com sua família, tem esse hábito desde os 18 meses e fica furioso quando fica sem fumar.

Segundo Oliver Nascimento, médico e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ninguém começa a fumar tanto de uma só vez. O número de cigarros aumenta conforme o cérebro se torna dependente da nicotina.

"Temos receptores no cérebro à qual a nicotina se liga e libera dopamina, uma substância que gera bem-estar. A pessoa começa a fumar aos poucos, e esses setores do cérebro ávidos por nicotina começam a ficar mais numerosos", explica o médico, que também é diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia.

A médica Elnara Negri, do hospital Sírio-Libanês, acrescenta que a dependência se manifesta mais rápido em pessoas mais novas. "Há alguns estudos mostrando que, quanto mais jovem você inicia o hábito de fumar, mais rápido você se torna dependente", diz a pneumologista.
g1

BANDIDO PROCURADO POR HOMICÍDIOS


No , dia 12 de outubro de 2009, em Santo Antonio de Jesus: Jivanildo Teles Malta, Conhecido por "Nilton" matou um casal de irmãos, Maria Aparecida, e Jeselito, no Bairro da Salgadeira. Ele o assassino passou com o carro e sujou o rapaz conhecido por Esquerdinha de lama, O esquerdinha Xingou o assassino e ele foi em casa se armou e procurou o esquerdinha: Na casa dos irmãos. Joselito disse a ele que estava com a familia dele, que não queria confusão: O assassino disse, não quer? mas eu quero! Disparou um tiro que matou na hora Joselito, vendo o irmão caido, Mª- Aparecida, foi agredi-lo, o assassino disparou e matou ela e saiu de pé, com o revolver. Ele matou pessoas inocentes deixando Mª- Aparecida com 4 filhos, e seu esposo e 2 filhos. No dia 6 de Novembro de 2009, ele foi preso em Salvador: no dia 9 de Maio de 2010, ele fugiu da cadeia de Stº- Antonio de Jesus, sem segurança nenhuma.
QUALQUER INFORMAÇÃO LIGUE PARA: 75 8141-4083
LIGUE PARA A POLICIA URGENTE. VEJA ACIMA A FOTO DO ELEMENTO

SIPAT- SIMULAÇÃO DE INCÊNDIO NA PREFEITURA


Uma simulação de incêndio e o socorro a uma vítima, nos corredores do Centro Administrativo Firmino Alves, pelo Corpo de Bombeiros de Itabuna (CB), encerrou a III Semana de Prevenção de Acidades no Trabalho (Sipat), promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
Depois da ação dos soldados em apagar um incêndio provocado, o Sargento Bombeiro Rodrigo fez uma palestra onde explicou o que pode acontecer e o que fazer para socorrer uma ou mais vitimas. “É preciso que as pessoas saibam como sair de perto do fogo e que rota deve seguir, mesmo num momento de desorientação, o que pode ocorrer numa situação verdadeira”, explicou.

MORRE ATOR QUE ENCANTOU UMA GERAÇÃO

O ator Gary Coleman, ex-astro infantil famoso por sua participação na série “Minha família é uma bagunça”, da BAND morreu ao meio-dia desta sexta-feira, 28, de hemorragia cerebral, após cair duma escada em sua casa na quarta-feira, 26 de maio. Ele tinha 42 anos.
No mesmo dia em que foi internado o ator teria sido submetido a uma cirurgia de emergência, e desde quinta, 27, estava em coma no hospital Utah Valley Regional Medical Center, na cidade de Provo, em Utah, nos EUA. A autorização para o desligamento dos aparelhos que o mantinham vivo veio de sua mulher, com quem ele era casado desde 2007.
A carreira
Gary Coleman surgiu como protagonista da série “Minha Família é uma Bagunça”, produzida entre 1978 e 1986. Devido a seu problema de saúde, ele parecia ser uma criança de oito anos até o último ano da serie. O sucesso foi enorme e Coleman tornou-se o ator-mirim de maior sucesso em sua geração.
Quando a série foi encerrada, Gary jamais reencontrou o sucesso, pois deixou de ser uma criança fofa e tornou-se um personagem estranho. Mesmo assim trabalhava, fazendo participações em outros seriados e filmes. Tomado por depressão, tentou o suicídio duas vezes e mais tarde processou seus pais e empresário por roubarem todo o seu dinheiro.
Em 2001, falido e com dívidas, arrumou um emprego como segurança também em um shopping de Los Angeles. Em 2003 concorreu como piada ao governo da Califórnia e perdeu para um outro ator, Arnold Schwarzenegger
.

OPINIÃO


O ser humano reclama de tudo e de todos, culpam o "Criador" e as criaturas por todas as mazelas existentes na sociedade e por todo azar de situações que possam lhes advir. O interessante é que justamente essas pessoas que reclamam da vida, de tudo e de todos, no momento da mudança e da decisão se acovardam e ou se vendem pela mera realização de seus desejos pessoais e de suas fantasias materialistas. Hoje o cenácio é caótico, mas parte do que existe em tudo isso, é uma parte de mim, do meu mal e do mal de toda uma sociedade que vive na amarga ilusão da expectativa de uma mudança que nunca virá. Não queremos, ninguém quer, enfim o contraste entre o amargo e o doce da vida nos dá uma sensação de que a vida é um compendio de contraditórios e problemas a sempre serem resolvidos, ou seja precisa existir problema para haver soluções, enfim campo fértil para politicos que não fazem nada, a não ser perpetuar esta filosofia humanista medíocre e desumana que sobrevive as custas da falência da estrutura social.
NOTA DO BLOG: Poderíamos viver bem, se todos assim desejassem viver bem.

DINHO GÁS E A SAÚDE DE ILHEUS


Conversando ontem com o vereador Dinho Gás, precisamente no corredor do Regional, me confessava ele estar atônito com aquela situação.

Me confessava que não sabia para onde ia o dinheiro da saúde.

É, meu nobre vereador, o dinheiro da saúde escorria por um ralo, sem tampa e sem sifão, era glub glub glub……!!!!

CAPITÃO AZEVEDO: MEU NOME É TRABALHO


Prefeito vistoria obras na Cinquentenário (foto Waldir Gomes)

Acompanhado pelo presidente da Câmara, Clóvis Loiola, pelo secretário municipal de Assuntos Governamentais e Comunicação, Walmir Rosário, e o diretor da TV Cabrália, Marcos Silva, o prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, vistoriou nesta quarta-feira, 26, algumas das obras que pretende inaugurar no próximo mês de julho.

O grupo começou a visita pela ponte da Rua Felícia de Novaes, que está sendo alargada para permtir o tráfego nos dois sentidos e desafogar a Avenida Juracy Magalhães. Em seguida, foi realizada vistoria nas obras da Avenida Pedro Jorge, que liga os bairros São Judas e São Caetano. A via está sendo recuperada, o que inclui pavimentação e macrodrenagem, além de ter sido refeita toda a rede de esgoto, que era no sistema condominial e passou a ser convencional.

Finalmente, o prefeito esteve na Avenida do Cinquentenário, que recebe obras de revitalização, que incluem nova iluminação, passeios padronizados com piso tátil e melhoria da acessibilidade para pessoas com limitação motora.

A previsão é de que as três obras sejam entregues até o dia 28 de julho, quando Itabuna completa 100 anos de emancipação.

CAPÍTULOS DA NOVELA DE BUERAREMA


Populares da cidade de Buerarema arrombaram, depredaram e incendiaram a Cãmara de Vereadores de Buerarema.
Segundo informações preliminmares, o deputado estadual Heraldo Rocha (DEM), "assessorado" pelo ex-prefeito Orlando Filho, anunciou que iria empossar de qualquer maneira o vereador Eudes Bonfim como prefeito da cidade, teria irritado parte da população.
A polícia já está no local.

Entenda
Um mandado de segurança, conseguido pela oposição junto ao TRE, afastou novamente Mardes Monteiro (PT) do cargo de prefeito da cidade de Buerarema.
Em 26 de maio o desembargador Eserval Rocha, do Tribunal Regional Eleitoral pediu a cassação do registro de candidatura do prefeito Mardes. O então presidente da Câmara de Vereadores, Eudes Bonfim (PR), assumiu o executivo municipal. No último dia 17 Mardes Monteiro foi reintegrado ao cargo pelo juiz eleitoral Antônio Hygino alertando que o prefeito retornava ao cargo, mas o processo de impugnação continuava.

POLÍCIA PRENDENDO POLÍCIA NA BAHIA

A Justiça decretou a prisão preventiva de seis dos dez policiais militares envolvidos na morte de 12 pessoas e no desaparecimento de outras três em Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador), depois que o soldado PM Marcelo Márcio Lima Silva foi assassinado, no bairro Alto da Conquista, periferia da cidade, na noite de 28 de janeiro deste ano.
Eles são acusados pelo Ministério Público (MP-BA) de ser os responsáveis pelo assassinato de Oséias Belas de Oliveira, uma das pessoas mortas após o assassinato do PM.
Os PMs suspeitos já se encontravam sob prisão temporária deflagrada no último 5 de maio, em megaoperação policial realizada no município. Autor do pedido de prisão preventiva, o juiz Juvino Henrique Souza Brito justifica a decisão pela necessidade de "assegurar a boa instrução criminal da ação penal ajuizada pelo MP".

redebrasildenoticias.com

PIMENTA NA MUQUECA DE VELOSO


O site Bahia Notícias vasculhou os arquivos para relembrar todos os episódios em que o deputado federal Raymundo Veloso (PMDB) foi flagrado em malfeitos e alegou, candidamente, que não sabia de nada. Isto ocorreu nas “farras” das creches, das passagens e no golpe dascontratações irregulares.

Veloso usou a mesma desculpa de ter sido o último a saber no escândalo da vez, em que reduziu salários de funcionários de seu gabinete para contratar uma coordenadora de campanha.

VACINA CONTRA H1N1 NÃO OFERECE RISCOS

Após vacina, pode haver falso positivo para HIV, mas médico garante que não há o que temer
28/05/2010 -

Foto: Márcio Garcez (ASN)

Pessoas que tomaram a vacina contra a gripe H1N1 e, em seguida, se submeteram ao teste de HIV, podem ter recebido resultado positivo, mesmo sem ter o vírus da Aids. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta que não há motivo para preocupação. De acordo com o gerente do programa estadual DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde de Segipe, Almir Santana, isso acontece porque um componente da vacina altera o resultado do teste.

"O falso resultado ocorre porque a vacina contra a gripe aumenta a produção de um anticorpo, chamado de IgM, o primeiro batalhão de defesa do organismo, que 'engana' o Elisa, teste mais comum feito no Brasil para diagnosticar o vírus da Aids. Essa reação faz o organismo reproduzir uma condição parecida com aquela de quem tem o vírus HIV", explica Almir Santana. Por sua vez, o ministro da Saúde José Gomes Temporão enfatiza que a vacina contra H1N1 não oferece nenhum risco de transmissão do HIV.

Segundo a Anvisa, o problema pode ocorrer até 112 dias após a aplicação da vacina, período em que o paciente deverá refazer o teste. "Ninguém precisa se preocupar, porque nenhum paciente vai receber o resultado positivo sem que seja feita a contraprova. O teste realizado para confirmação do primeiro exame é muito mais sensível, o que impede um resultado equivocado. Por esse motivo, não há risco de liberação de falsos positivos", afirma a responsável pela área de Laboratórios do Departamento de AIDS do Ministério da Saúde, Lílian Inocêncio.

Apesar do contratempo que pode ser causado para quem precisa se submeter ao teste HIV, é fundamental que todos se vacinem contra a gripe H1N1, principalmente com a iminência do inverno, época do ano mais propícia à proliferação de afecções respiratórias. Durante o inverno, as pessoas geralmente ficam mais aglomeradas e em locais fechados, o que facilita a propagação do vírus da gripe H1N1.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

MULHER INGERE CHUMBINHO


Irani Fonseca do Nascimento, de 46 anos, moradora do bairro Nova Ferradas, tirou sua própria vida nesta quinta-feira (27) após ingerir chumbinho – veneno para matar ratos. Irani tinha um bar próximo ao módulo policial do Centro Comercial e era bastante conhecida na localidade.

Amigos e conhecidos de Irani afirmaram que esta sofria de depressão já há algum tempo. Apesar de ter uma filha e neta, a aposentada morava sozinha e segundo informações dos vizinhos, não recebia visitas nem o carinho da filha. Hoje pela manhã, Irani Fonseca chegou a ligar para um conhecido e avisar que tiraria sua vida.

Assim que soube da decisão da comerciante esse avisado correu de imediato até a casa da mesma no bairro Nova Ferradas. Foi tarde, Irani Fonseca do Nascimento já estava morta, caída no colchão na entrada da residência. Frascos contendo chumbinho foram encontrados ao lado do corpo.

SE MATAM DELEGADO NA BAHIA IMAGINEM...


Nunca na história da Bahia o governo foi tão fraco em relação a segurança pública. A situação é tão grave que não é apenas a população que está sendo vitima, mas até as autoridades policiais estão sofrendo com a violência.
.
Em 2009 o delegado titular de Ipiaú, André Luis Serra, foi morto quando degustava um acarajé. No último dia 20 a delegada Heleneci Souza Nascimento foi agredida na capital do estado.
.
Já nesta quarta-feira o delegado titular de Camaçari, Cleyton Leão, foi executado quando concedia uma entrevista para uma emissora de rádio local.
.
No último final de semana foi publicado no jornal Folha de São Paulo que o governo Wagner aplicou R$ 108,5 milhões em publicidade. Já em combate a violência o governo gastou R$ 26,6 milhões. O valor corresponde a uma despesa de R$ 7,71 para cada baiano.

DEPUTADO USA DINHEIRO PÚBLICO EM CAMPANHA


Josie Jerônimo Correio Braziliense

Veloso usa dinheiro público em campanha.
A campanha pela reeleição provocou um fenômeno na Câmara: deputados têm utilizado o artifício de reduzir o salário de funcionários comissionados para contratar mais assessores e ampliar a equipe que trabalha nos estados, de olho na corrida eleitoral deste ano.

Boletins administrativos deste mês mostram que pelo menos 44 secretários parlamentares, lotados em 29 gabinetes, tiveram o salário reduzido. A folha de pagamentos desses comissionados baixou de R$ 266.377,oo para R$ 165.595,00. Economia? Que nada. Com os R$ 100.782,00 que sobraram, os deputados puderam ampliar a equipe em até 60%.

Só este ano, 1.073 secretários parlamentares foram contratados, um aumento de 90% em relação ao ano passado, quando a média ficou em torno de 570,00. Cada deputado tem direito de usar verba de R$ 60 mil para contratar até 25 secretários parlamentares.

O parlamentar define quem trabalha no gabinete em Brasília e quem vai para o estado. Se o deputado pagar o salário máximo de R$ 8.040,00, com comissão, a todos os seus funcionários comissionados só poderá empregar sete pessoas. Para contratar 25 secretários, o parlamentar oferece uma remuneração média de R$ 2.400 aos funcionários.

Um exemplo da redução dos salários ocorre no gabinete do deputado Veloso (PMDB-BA). Neste mês, três servidores passaram a ganhar menos. Um deles teve o vencimento diminuído de R$ 3.005,00 para R$ 721,00, de acordo com o boletim administrativo de 5 de maio. Procurado, o parlamentar disse que “não está sabendo de nada” e indicou o chefe de gabinete Adriano Olivier (ou Oliveira) para explicar a redução de salário.

O responsável pelo gabinete afirmou que outras pessoas do gabinete também tiveram o salário enxugado para que uma “coordenadora-geral da campanha” de Veloso à reeleição fosse contratada.

“Houve essa mudança, porque foi nomeado alguém para o gabinete. O deputado teve que fazer a aquisição de uma funcionária que ganha R$ 6 mil. Ela é a coordenadora-geral da campanha dele, está no estado percorrendo todos os municípios. Para a contratação foi necessário que houvesse a redução do salário de alguns. Foi um acordo, todo mundo aceitou abrir mão de uma parte. Para o bem de todos, porque ele se reelegendo, todos mantêm o emprego”, resumiu Olivier.

POLÍCIA DE ILHEUS APERTA O CERCO


Acusados de matar Larissa Andrade, de 6 anos no bairro Teotônio Vilela, no ultimo dia 12 , foram encontrados pela polícia Civil de Ilhéus, numa operação comandada pelo coordenador regional da 6ª Coorpin, André Viana.

Um deles foi morto em confronto com os policias, trata-se de William Oliveira de Souza, o ”Gugu”, de 15 anos, apontado como o autor dos disparos que tirou a vida da criança. Já o seu comparsa João Marcos, de 29 anos, chegou a fugir, mas nesta quinta-feira, 27, após campana realizada pelos agentes civis, foi preso.

Os dois estavam escondidos em uma fazenda próxima ao bairro Salobrinho, ao serem encontrados chegaram a atirar contra a viatura da polícia, no embate, Gugu morreu. João Marcos que havia fugido foi encontrado horas mais tarde no distrito de Igrapiúna.

ASSASSINATO OU CRIME DE MANDO ????????


Policiais civis prenderam dois assaltantes que assassinaram o delegado Clayton Leão Chagas, 35 anos, na quarta-feira, 26, à noite, escondidos numa casa do bairro Gleba E, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. Os bandidos Reinaldo Valência de Lima, 25, e Edson dos Santos Cortes, 30, confessaram ter matado Clayton porque ele reagiu a uma tentativa de roubo. O terceiro ladrão que participou do crime continua foragido, mas está identificado.
Os dois suspeitos presos contaram em depoimento, na quarta, à noite, na sede da Coordenadoria de Operações Especiais (COE), que quando abordaram Clayton não sabiam que ele era delegado.
Os assaltantes admitiram que pretendiam roubar o carro e os pertences. Edson confessou que efetuou os disparos e Reinaldo revelou que dirigiu o táxi usado no crime. A dupla admitiu ter roubado dois outros carros antes de atacar o delegado. Os dois homens foram autuados em flagrante.
A dupla foi presa numa operação que envolveu delegados e investigadores de várias unidades. Agentes da 18ª CP (Delegacia de Camaçari), que trabalhavam com Clayton, foram determinantes para a captura dos assassinos.
Os dois suspeitos presos vão ser apresentados à imprensa nesta quinta, 27.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

PIMENTA EM: A NOVELA DE MACUCO


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou mandado de segurança e novamente derrubou Mardes Monteiro (PT) do cargo de prefeito de Buerarema.

O mandado foi impetrado pela coligação do terceiro colocado nas eleições de 2008, Cristóvam Monteiro, do PMDB. Quem acatou as alegações da defesa de Cristóvam foi o juiz Eserval Rocha, relator do processo.

Com a decisão, Eudes Bonfim (PR) deixa a presidência da Câmara de Vereadores para assumir, pela segunda vez, o cargo de prefeito-interino da Buerarema cansada de guerra.

Mardes Monteiro teve o registro de sua candidatura cassado em junho do ano passado, pelo TRE. Já em 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que o processo voltaria à estaca zero para que fosse atestada a veracidade de um ato legislativo que julgou irregulares as contas do petista.

Essa ordem de verificação do documento chegou a Buerarema no início de maio, enviada ao juiz eleitoral Antônio Hygino. O magistrado achou por bem garantir o retorno de Mardes ao cargo. Ele reassumiu no último dia 16. Ficou exatos dez dias no cargo.

CAÇA RECOMPENSAS AGORA NO BRASIL


O Disque-Denúncia (2253-1177) está oferecendo uma recompensa de R$ 2 mil por informações que ajudem a polícia a localizar e prender os traficantes foragidos Ângelo Ferreira da Silva, o Primo, e Elizeu Ferreira de Souza, o Zeu. O valor a ser pago é por cada um dos criminosos.

Ângelo Ferreira da Silva, um dos assassinos do jornalista Tim Lopes, cumpria pena em regime semiaberto e está foragido há quase quatro meses do presídio Vicente Piragibe, em Bangu. O criminoso havia conquistado a progressão do regime após cumprir um sexto da pena e supostamente teria saído para trabalhar, porém, não voltou mais.

Elizeu Ferreira de Souza, também condenado pela morte do jornalista, recebeu o mesmo benefício em 2007 e está foragido. Zeu, como é conhecido, foi o responsável por queimar o corpo de Tim Lopes.

Tim Lopes foi capturado por traficantes da Vila Cruzeiro no dia 2 de junho de 2002, quando produzia uma série de reportagens sobre tráfico de drogas e sexo em bailes funk da comunidade. O jornalista foi torturado e executado e em seguida teve o corpo queimado.

O telefone para denúncias é o 2253-1177.

TRAVESTI DE ITABUNA É MORTO NO RIO


O travesti Tayra Muniz que foi morto cruelmente neste último sábado (22) no Rio de Janeiro,já foi identificado. A vítima é oriunda de Itabuna e trata-se do cabeleireiro José Deusdete Batista Santos Junior, ele tinha 20 anos e teve o corpo carbonizado pelo estudante de direito e lutador de jiu-jítsu Leonardo Loeser de Oliveira, de 27 anos, morador do Jardim Botânico. A família está tomando providências para a remoção do corpo para Itabuna onde deve ser velado.


DINHO GÁS COBRA AÇÃO DA SAÚDE DE ILHEUS


Dengue deixa pelo menos 10 pessoas internadas em Ilhéus, município que está em situação de risco por causa do aumento no número de casos da forma mais grave da doença. Somente no Hospital Geral Luiz Viana Filho há 10 pessoas com os sintomas. Foram notificados 57 casos de hemorrágica no município neste ano.

É exatamente a mesma quantidade notificada no mesmo período do ano passado, quando quase todos os municípios do sul da Bahia registraram um grande número de pessoas doentes. De dengue clássica já são 854 casos notificados.

O principal hospital público de Ilhéus tem recebido uma média 40 pessoas infectadas por dia. Os dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde mostram que Ilhéus está entre 10 municípios com mais notificações de dengue clássica.

A BAHIA PERDE ESTUDANTES PARA AS DROGAS

A intransigente defesa do ensino público é uma missão permanente do secretário estadual de Educação da Bahia, Osvaldo Barreto. Para ele chega a ser preconceituosa e racista toda e qualquer afirmação de que a violência e o tráfico de drogas entre os jovens baianos se dão, na essência, entre aqueles que freqüentam a escola pública.
“Achar isso é o fim”, resume o professor, que numa entrevista exclusiva ao Jornal Bahia Online, anunciou um novo concurso público e uma nova seleção do Reda para professores na Bahia e falou sobre o que considera os principais avanços obtidos por sua pasta. A entrevista é sincera. Barreto não fugiu de nenhuma das perguntas elaboradas por nossos repórteres.
Chegou a afirmar que noutras épocas, as suas épocas escolares, chegou a trocar tapas com colegas, situação nem tão incomum entre os jovens brasileiros. A diferença, no entanto, segundo ele, é que aquilo acabava ali mesmo. “Hoje você tem uma sociedade com mais casos de violência e uma briga na escola se transforma em casos de violência fora da escola”, lamenta.

MENOR DE 17 DOR DE CABEÇA DE MOTORISTA


Um caminhoneiro foi preso na noite de quinta-feira (25), em Ribeira do Pombal. Ele é acusado de cometer o crime de exploração sexual contra uma menor de 17 anos.
Os dois foram surpreendidos durante uma ronda noturna dos policiais, no km 173 da BR 110.
Os dois estavam totalmente despidos, no interior do caminhão Scania/ G420 A 4 X 2, de placa IPR 4683/ SC. De acordo com o depoimento da menor, Rodrigo Montemezzo, 29 anos, acertou com ela a quantia de R$ 20 pelo programa.

SARGENTO DA PM ACUSADO DE MATAR DELEGADO

De acordo com informações apuradas pelo apresentador Zé Eduardo, do programa Se Liga Bocão, da Tv Record, o um sargento da Polícia Militar é apontado como o principal suspeito de ter assassinado o delegado titular da 18ª Delegacia de Camaçari, Cleyton Leão, na manhã desta quarta-feira (26). O sargento, de nome não revelado, estaria sob investigação devido ao seu envolvimento com o tráfico de drogas da cidade.

fonte:redebrasildenoticias.com

TARADO CONFESSA ESTUPROU E MATOU


EUNÁPOLIS - A Polícia Civil de Eunápolis desvendou, em menos de 18 horas, o estupro, seguido de morte, de Ana Manoela Marques Santos, 9 anos, matando a sede de justiça da comunidade regional, que ficou chocada com o bárbaro crime.

Desaparecida desde a tarde de sábado (22), o corpo da criança foi encontrado no começo da noite de segunda-feira (24), em um matagal, nas proximidades do bairro Urbis II.

Na manhã desta terça-feira (25), o suspeito, Erasmo dos Santos Gonçalves, 31 anos, que tinha sido preso no domingo pela polícia militar, mas, até então, negava o delito, foi levado ao loteamento Globo.

Os delegados Evy Paternostro e Rodolfo Faro, bem como os investigadores José Raimundo e George Muller, queriam saber onde Erasmo jogou o celular de Ana Manoela, uma vez que esta manhã ele resolveu confessar o crime espontaneamente, com riqueza de detalhes, e inclusive indicou onde jogou o celular da vítima.

Foi um trabalho exaustivo. Uma vasta área de matagal foi vasculhada, com apoio de funcionários da prefeitura, que cortaram toda a vegetação. Foi usado também um detector de metal. Por volta do meio dia, o celular foi localizado.

Para o delegado Rodolfo Faro, o achado é importante porque confirma a confissão realizada por Erasmo, de que o celular estaria no local do crime.

‘Só a pessoa que cometeu esse delito teria condições de informar o verdadeiro local onde o aparelho poderia ser encontrado’, frisa Rodolfo, que deu o caso por acabado. O delegado agora vai concluir o inquérito policial e o despachar para a justiça, indiciando Erasmo por estupro e homicídio qualificado.

Foto: RADAR64
Erasmo foi levado ao local do crime para mostrar onde jogou o telefone celular da vítima
Em entrevista o criminoso contou que raptou Ana Manoela na Rua da Linha, no Moisés Reis, e a levou na garupa de sua bicicleta ao loteamento. ‘Eu a levei para debaixo daquela árvore, a estuprei e depois a matei com duas pedradas na cabeça, contou Erasmo, com bastante tranquilidade.

Ainda de acordo com o assassino, Ana Manoela foi deixada no local, se debatendo, e o celular foi jogado na capoeira. ‘Fui pra casa, por volta das 18h, tomei banho e depois fui jantar na casa de uma menina no Moisés Reis’, falou.

Indagado pela reportagem porque foi tão violento com a criança, Erasmo falou que não estava normal e que só podia estar possuído pelo demônio.

‘Ela não tentou se defender, pois era uma criança indefesa’, frisa o criminoso, que disse que tem dois filhos, de 10 e 12, que moravam com a mãe e com a avó em Medeiros Neto. ‘Não gostaria que isso acontecesse com eles’.

- O celular da vítima é esse aí, indaga o delegado regional Evy Paternostro.
- É esse aí, responde Erasmo.
- Foi você que jogou após o crime, prossegue Evy.
- Isso, diz Erasmo.

Erasmo estava em liberdade desde o dia 21 de setembro do ano passado. Ele respondia a processos por estupro, assassinato e furto, mas negou a violência sexual, que teria sido cometida contra uma adolescente em 2006 no Dinah Borges. No entanto, admite o furto de uma faca no supermercado Chame-Chame e o assassinato de um homem em Canavieiras. ‘Tão dizendo que eu bebi o sangue deste último, mas isso não aconteceu’.

DELEGADO É MORTO A TIROS



O delegado Clayton Leão titular da 18ª Delegacia de Polícia de Camaçari acaba de ser assassinado na estrada Cajazeira de Abrantes, próximo da Cascalheira. Ele estava com o carro parado concedendo uma entrevista ao vivo para Radio Lider FM, quando um carro parou ao lado e em seguida foi disparado os tiros. O crime aconteceu por volta das 9h desta quarta-feira, dia 26 de maio.




À frente da 18ª Delegacia de Polícia, desde dezembro de 2008, o delegado titular Clayton Leão vinha intensificado os trabalhos da Polícia Civil em Camaçari, combatendo principalmente o trafico de drogas.


No momento do atentado ele falava com os locutores que chegaram ouvir um estampido de tiro, logo em seguida apareceu a voz de uma mulher gritando por socorro. Ele estava acompanhado da esposa, que não foi ferida.

SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES


Com o objetivo de mobilizar servidores municipais sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, começou nesta segunda-feira (24), no Centro Administrativo Firmino Alves, a III Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat). A agenda prevê, durante cinco dias, a realização de palestras, painéis e eventos diversos, culminando com uma simulação do IV Grupamento de Bombeiros Militares.
Segundo a presidente da Cipa, Maria das Graças Souza Félix, as ações da Sipat, que é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Serviço Especial de Engenharia e Segurança em Medicina do Trabalho (Sesmit), são direcionadas aos servidores municipais e incluem a apresentação de material educativo de prevenção da dengue e a distribuição de folhetos.
A programação foi iniciada com palestras e prossegue dia 25, com sessões de ginástica laboral e atividades nas diversas secretarias e unidades de governo. As atividades prosseguem na quarta-feira, dia 26, com palestras e atividades preventivas sobre DST/Aids e, na quinta-feira, dia 27, com a realização de palestras motivacionais.
A Sipat termina no dia 28, com painéis e debates sobre assédio moral, complementando por uma apresentação de teatro, além da exibição do IV GBM. A Semana de Prevenção de Acidentes é uma das atividades obrigatórias para todas as Cipas, devendo ser realizada anualmente, com assuntos relacionados à saúde e segurança do trabalho.

terça-feira, 25 de maio de 2010

CAVEIRA TOMBA EM CONFRONTO COM A PM


Tido como chefe do tráfico em Canavieiras, a morte do bandido Caveira causou alívio à população. Caveira caiu morto em confronto com policiais militares no começo da noite deste 13 de maio. Em sua curta vida de apenas 25 anos incompletos, Alex Barbosa Lima foi um temido assaltante e traficante em Ilhéus, onde era conhecido poor Leck, e depois em Canavieiras, onde passou a Caveira. Caveira estava condenado a 30 anos de prisão e era foragido do presídio de Itabuna desde quando tinha sido liberado para passar o Natal de 2008 em casa e nunca mais voltou.

ESTUDANTE DESAPARECIDA EM ITABUNA


A estudante do Colégio Estadual de Itabuna Daniela Silva Rodrigues, de 12 anos, está desaparecida desde domingo, 23, por volta das 15 horas. Segundo a mãe, a dona de casa Claudia Aparecida Andrade e Silva, a menina teria saído com algumas colegas, não retornando para casa.

De acordo com Claudia, além de Daniela, outra irmã da menor também tem costume de desaparecer em companhia de amigas e se deslocarem para a zona rural do Serrado.

MARCOS GOMES PODE VOLTAR PARA A CADEIA

(O Acusado Marcos Gomes)
(O vaqueiro morto)
DE PRIMEIRA MÃO

Marcos Gomes: de volta para a cadeia.
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) revogou decisão que garantia a liberdade de Markson Monteiro Oliveira, o Marcos Gomes. O acórdão ainda será publicado e significa que o agropecuarista terá de aguardar na cadeia o julgamento pela morte de um vaqueiro em Floresta Azul, há mais de três anos.

Marcos Gomes é acusado de torturar, manter em cárcere privado, matar e ocultar o cadáver de Alexsandro Honorato.

O crime ocorreu em 2 de dezembro de 2006, durante uma vaquejada no Haras Redenção, em Floresta Azul, de propriedade da família do ex-prefeito Fernando Gomes, pai de Marcos.


O Tribunal de Justiça revogou a decisão do juiz substituto da Comarca de Ibicaraí, Antônio Carlos Rodrigues de Moraes, que, em maio do ano passado, expediu alvará de soltura de Marcos Gomes, após ouvi-lo no processo da morte do vaqueiro Alexsandro Honorato (foto ao lado).

O Ministério Público Estadual discordou da decisão do juiz substituto e recorreu. O julgamento do recurso do promotor Inocêncio Carvalho ocorreu agora. O acórdão do TJ passa a valer assim que for publicado. Se Gomes não se apresentar à polícia, será considerado, novamente, foragido.

OUTRO LADO


Burgos, advogado de Gomes.
O Pimenta na Muqueca conversou com o advogado de Marcos Gomes, o criminalista Carlos Burgos. Ele disse que espera a publicação do acórdão do Tribunal de Justiça da Bahia para recorrer. Burgos garantiu, no entanto, que seu cliente se apresentará à polícia.

Tecnicamente, e apesar da decisão do Tribunal de Justiça, Gomes não pode ser considerado foragido. Ele terá de se apresentar assim que a decisão do tribunal for publicada. “Ele vai se apresentar. Não sei ainda o dia, mas o orientei nesse sentido”, disse Burgos, que está em viagem e sustentou que continua na defesa de Gomes.

MAIS DE DOIS ANOS EM FUGA

Gomes era foragido da polícia. Ele teve a sua prisão preventiva decretada em 26 de fevereiro de 2007. Correu da Justiça por dois anos e foi preso numa operação da Polícia Federal, em Salvador, em 20 de abril do ano passado. A prisão ocorreu em um apartamento residencial em Salvador, onde estava em companhia da atual esposa.


Mazinho: foragido.
Logo após a prisão, Gomes foi transferido para o Conjunto Penal de Itabuna, onde ficou até 29 de maio, quando obteve o alvará de soltura. Depois de obter o direito a responder ao processo em liberdade, casou-se e ampliou os seus tentáculos na atual administração municipal.

No crime ocorrido em 2 de fevereiro de 2006, Gomes não teria agido sozinho, de acordo com a investigação conduzida pelo então delegado regional Nélis Araújo. Ele teve como comparsa na ação, segundo a polícia, o servidor público Ilmar Marinho, o Mazinho, que está foragido desde quando foram decretadas as duas preventivas.