Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

SECRETARIA DE AGRICULTURA E CAPS IA

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adulto (Capsia) está incluído no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), numa iniciativa da Secretaria de Agricultura de Itabuna. Desde o final da semana passada a unidade já conta com produtos alimentícios produzidos pelos pequenos produtores do programa.

Os alimentos são destinados os usuários assistidos no centro e na primeira remessa estavam incluídos vários tipos de frutas, como mamão, banana, jaca e coco verde. “Os assistidos adoraram em especial a água de coco no lanche da manhã”, ressaltou a coordenadora do Capsia, Rosemare Vilas Boas.

Ela disse que a iniciativa foi bem recebida e vai fazer a diferença na refeição das crianças e dos adolescentes. “São alimentos naturais diferenciados dos servidos diariamente, porque são mais ricos em nutrientes, mais saudáveis e claro, saborosos. Nossos alunos apreciaram bastante”.

Rose também elogiou a preocupação do secretário de Agricultura, Marcelino Oliveira, não apenas pela execução e expansão do PAA em Itabuna, como também sua preocupação em atender a diversas entidades assistenciais com a remessa regular dos alimentos.

Como são produtos perecíveis, parte do que sobra é dividida entre as cuidadoras dos alunos, com a orientação de que elas continuem, em casa, a oferecer alimentos mais saudáveis e nutritivos às crianças e adolescentes.

O Capsia é ligado ao Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde de Itabuna e presta assistência psicológica, neuropediátrica, terapia ocupacional e assistência social a cerca de 350 crianças e adolescentes. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatra, neuropediatra, psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social, enfermeira, técnicos de enfermagem e de saúde pública.

Um comentário:

  1. estagio no paa de caratinga e aqui a comida é diferente daí. são doados alimentos não perecíveis. tipo: abacate, tomate, mandioca, milho etc. O armazenamento não suporta folhas por exemplo. mas no município, o caps atende-se mais de uma cidade e os alimentos só devem ser distribuídos à cidade local! rsrs não tem lógica! o que vcs sugerem ser feito? liberar pra todo mundo, visto que mentalmente o usuário não tem capacidade de entender o porque de não estar ganhando como os outros.
    obs: os alimentos são levados para casa.

    ResponderExcluir