Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Paralamas do Sucesso se apresentam dia 28, na Boca du Mar, em Ilhéus




No ano em que completaria 100 anos, o cantor e compositor pernambucano Luiz  Gonzaga ganha homenagens em todo o país pelo maior projeto cultural do Brasil. O Eu Faço Cultura chega a Itabuna e Ilhéus e é a vez dos baianos receberem o  projeto este ano. 
Depois de cinco anos de sucesso, o Eu Faço Cultura volta a percorrer o Brasil. Mais de 25 cidades entre municípios e capitais receberão as atividades do projeto que levará oficinas gratuitas para ONGs, escolas e centros comunitários, além de shows com bandas instrumentais e de MPB. As oficinas farão homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga que completaria 100 anos este ano.
Nos cinco primeiros anos de realização, o Eu Faço Cultura conseguiu atingir mais de 600 mil pessoas entre participantes das oficinas e espectadores dos shows. A grande participação e apoio dos empregados da CAIXA, mobilizados pelo Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC) motivou a continuação do projeto, que começa a percorrer o Brasil.
Este mês, é a vez das cidades de Itabuna e Ilhéus receberem a programação cultural deste ano, que terá as oficinas nos dias 25 e 26 de outubro em Itabuna e os shows das bandas Paralamas do Sucesso e Trio Baru no dia 28, em Ilhéus. Para o show é importante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Em 2011, o projeto destinou 2,5 toneladas de alimentos a 27 instituições de caridade, arrecadados nos eventos. Os alimentos serão destinados à ONGs, Centros Comunitários ou escolas que receberão as oficinas nas cidades. No caso de Itabuna, será o Ambulatório de Oncologia Pediátrica do Hospital Manoel Novaes.

Oficina de percussão gratuita

Para a população de Itabuna será oferecida, gratuitamente, oficina de percussão, no Ambulatório de Oncologia Pediátrica do Hospital Manoel Novaes, nos dia 25 e 26 de outubro, das 14h às 18h. As oficinas serão ministradas por Luiz Henrique Barbosa, percussionista popular natural de Brasília. Ele iniciou seus estudos com o percussionista Léo Barbosa e o baterista Pedrinho Augusto. Participou de workshops com Carlinhos Pial e Pedro Almeida. Em Brasília tem acompanhado artistas locais como Thiago lunar, Mayara Dourado, Junior Ferreira, Wigor Cheregati entre outros. Participa de Projetos Culturais ministrando e coordenando oficinas de percussão pelo Brasil, com sua abordagem ampla, que contempla vários ritmos como Baião, MPB e Forró. A oficina vai abordar, nos dois dias, ritmos como galope, afoxé e frevo. Para a oficina, são oferecidas 40 vagas.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.eufacocultura.com.br até o dia 25.

Oficinas nas escolas e tributo aos 100 anos de Luiz Gonzaga
Uma grande novidade da semana de atividades do projeto este ano é a realização do Eu Faço Cultura na Escola em todas as cidades. A proposta é diversificar e inovar as semanas culturais do EFC apresentando aos estudantes mais carentes a diversidade cultural e musical brasileira de forma lúdica com dinâmicas e brincadeiras interativas.
Aos alunos do Colégio Divina Providência, também serão oferecidas as oficinas de percussão ministradas por Luis Henrique Barbosa no dia 26 de outubro, a partir das 11h. Este ano, as aulas vão homenagear o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, um dos mais importantes nomes da Música Popular Brasileira e que completaria 100 anos, ensinando um pouco da história deste talentoso nordestino que encantou o Brasil com sua sanfona prateada e suas famosas composições como Asa Branca e Triste Partida.
Após as aulas, 10 alunos farão uma apresentação no show do Trio Baru. O trio é formado pelos violonistas Nelson Latif, Bosco Oliveira e pelo percussionista Ismael Rattis e se dedicam a estudar e difundir a música instrumental brasileira.

Show com o Trio Baru (Música Instrumental Brasileira)
O Trio Baru e a banda Paralamas do Sucesso se apresentam dia 28, na Boca du Mar, em Ilhéus. O grupo é composto por três instrumentistas, Nelson Latif, Bosco Oliveira e Ismael Rattis, que se apresentam nos principais palcos brasileiros e do exterior. O grupo celebra o encontro de três músicos que dedicaram toda a carreira à música instrumental brasileira. Os violonistas Latif e Bosco atuaram em palcos bem distantes nas duas últimas décadas, Bosco no Brasil, Latif na Europa, cada um seguindo uma trajetória: Latif encontrou no choro sua principal referência, Bosco, na música flamenca. Ambos têm formação acadêmica em violão erudito. O percussionista Ismael Rattis é conhecido por unir ritmos tradicionais brasileiros com influências modernas. Estudou pandeiro na Escola de Choro de Brasília, instituição da qual se tornou professor intermitente. É pesquisador da cultura folclórica brasileira, que fundamentou sua musicalidade nos instrumentos de percussão.
Desde 2009, percorre diversas cidades brasileiras pelo projeto Eu Faço Cultura, ministrando oficinas de percussão para jovens estudantes de música. Em 2011 o trio gravou o CD Alma Brasileira. Nos concertos de lançamento do album, os músicos prestam um tributo aos grandes compositores brasileiros. Temas de Baden Powell, Garoto, João Pernambuco, Villa-Lobos, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, entre outros, são apresentados de maneira inovadora, característica principal dos interpretações do trio.



Paralamas do Sucesso
Show com os Paralamas do Sucesso – Show “Brasil Afora”
O show principal ficará por conta dos Paralamas do Sucesso que sobe no palco às 00h. Os Paralamas do Sucesso apresentam o show de seu último CD "Brasil Afora" (EMI), vencedor do prêmio de "Melhor Show do Ano", no VMB 2009. Gravado em Salvador e no Rio de Janeiro, este é o primeiro disco de canções inéditas da banda em quatro anos.
Com cenário de Zé Carratu e design de luz de Marcos Olívio, os Paralamas apresentam o novo repertório com destaque para "A Lhe Esperar", "Meu Sonho", "Mormaço", "Quanto ao Tempo" e "Sem Mais Adeus", além dos clássicos "Romance Ideal", "Alagados", "Uma Brasileira", "Perplexo" e "Bora Bora".
É no palco que o trio formado há 30 anos por Herbert Vianna (guitarra e voz), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria e voz) faz a festa. Acompanhados pelos amigos João Fera (teclados e violão), Bidu Cordeiro (trombone) e Monteiro Jr (sax), os Paralamas sabem que a alegria é estar na estrada.Importância do projeto para a população.
O Eu Faço Cultura proporciona novas oportunidades de vida para centenas de crianças, adolescentes e adultos carentes “com muito ritmo e muita batucada”. Este ano, o projeto estréia a sexta edição com números expressivos: são quase 8 mil pessoas entre crianças, adolescentes e adultos de cerca de 162 instituições atendidas pela iniciativa.
Com a meta de contribuir para o desenvolvimento intelectual de crianças, adolescentes e adultos participantes de atividades desenvolvidas por ONGs, instituições de caridade e escolas de comunidades carentes, o projeto tem apoio da Lei Rouanet e da CAIXA Seguros. "O Eu Faço Cultura possibilita o resgate da autoestima dessas pessoas, usando a arte como agente transformador da realidade social e proporcionando novos horizontes e perspectivas de vida", completa Patrícia.
Além de Itabuna e Ilhéus, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Governador Valadares, Florianópolis, Poços de Caldas, Porto Alegre, Vitória, São José dos Campos, Belém, Santos, o projeto Eu Faço Cultura 2012 vai passar pelas seguintes cidades este ano: Brasília, São Luis, Juiz de Fora, São Paulo e Curitiba. Acompanhe nossa página do Facebook: www.facebook.com/EuFacoCultura.

Eu Faço Cultura no Itabuna/BA


Oficina De Percussão

Data: 25 e 26 de Outubro
Horário: 14hs às 18hs
Local: Ambulatório de Oncologia Pediátrica do Hospital Manoel Novaes
End: Rua Santa Cruz, 0 - Centro
Professor: Luis Henrique Barbosa

Inscrições: Gratuitas pelo site www.eufacocultura.com.br


Efc nas Escolas:

Data: 26 de outubro
Horário: 11hs às 12hs
Local: Colégio Divina Providência
End.: Rua Sóstenes De Miranda,191 - Centro
Professor: Professor: Luis Henrique Barbosa




Shows com Trio Baru e Paralamas do Sucesso



Local: Boca du Mar, End.: Avenida Lomanto Júnior, 15 - Pontal Ilhéus/BA

Data: 28 de outubro

Horários:
Horário De Abertura Da Casa: 17hs
Horário Banda de Abertura: 18hs
Horário Artista Principal: 20h30

Preços e Setores:

Nome
Valor Meia
Pista
R$                  25,00
Área Vip
-

Valor Promocional Apcef: R$ 20,00

Pontos de Venda:
·         Ilhéus: Stand do Karioka – Encantur – m21
·          Itabuna: Bicho Festeiro – Encantur

Nenhum comentário:

Postar um comentário