Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ITABUNA AVANÇA NA GERAÇÃO DE EMPREGOS



Os três principais setores da economia itabunense voltaram a contratar acima da média em novembro, revela o Ministério do Trabalho. Os números foram divulgados no final da manhã desta terça (20) e levam em conta apenas os empregos com carteira assinada.

Depois de “patinar” durante os dez primeiros meses no item geração de empregos, o setor de serviços abriu 156 novas vagas no mês passado. Os bons ventos sopraram também nos setores do comércio e indústria, que abriram 92 e 80 novas vagas, respectivamente.

O blog Pimenta cruzou os dados das dez principais economias do estado e Itabuna apareceu em quarto lugar na geração de empregos em novembro, superando cidades como Feira de Santana (66 empregos) e Vitória da Conquista (-79).

À frente de Itabuna ficaram apenas Salvador (5.469 novos empregos), Camaçari (502 ) e Candeias (383). O trio tem em comum o fato de estar localizado na região metropolitana.

A boa notícia para a economia itabunense é a recuperação do comércio no acumulado do ano. Puxado pelos investimentos de mais de R$ 25 milhões no Shopping Jequitibá, o setor chega em novembro com saldo positivo de 415 vagas no ano e com a liderança na geração de empregos dentre todos os setores da economia local. Em 2010, eram apenas 24 novos empregos em igual período.

Os números do comércio são superiores ao da construção civil, que gerou 367 novos empregos no ano – mas em novembro abriu somente 7 novas vagas.

Se os números gerais da economia itabunense foram bons em novembro, o mesmo não se pode dizer do acumulado dos últimos 11 meses. A economia itabunense gerou somente 877 empregos em 2011, média de 79 empregos por mês.

ILHÉUS CORTA VAGAS

A economia ilheense fechou novembro no vermelho no quesito geração de empregos. Foram cepados 73 postos de trabalho com carteira assinada no mês passado, sendo este o resultado direto da abertura de 674 vagas ante 747 demissões. Serviços e indústria cortaram, juntas, 122 vagas. Comércio e construção civil amenizaram o mês ao abrirem 61 vagas.




Fonte:pimentablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário