Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

sábado, 10 de dezembro de 2011

ILHÉUS APARECE EM MAPA NACIONAL DE CORRUPÇÃO


Um total de 727 ações de improbidade administrativa contra prefeitos, vice-prefeitos, e outros gestores e ex-gestores públicos, além de particulares, foi disponibilizado no Mapa das Ações de Improbidade na Bahia, uma ferramenta virtual localizada no sítio do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA). A ferramenta possibilita a visualização geográfica de todas as ações de improbidade administrativa ajuizadas pelo MPF/BA, desde o ano de 2008, por meio do acesso facilitado aos dados dispostos no portal eletrônico da Justiça Federal.

De Ilhéus, aparecem no mapa os políticos Jabes Ribeiro e Newton Lima, e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Jorge Bahia. Além deles, os médicos Carlos Lyra, diretor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus; e o ex-secretário municipal de Saúde, Paulo Medauar. Também é citado como réu o atual diretor da 13a. Ciretran, José Antônio Ocké, que foi responsável pelo departamento financeiro da secretaria de Saúde durante a gestão de Medauar.

Além do mapa, o MPF disponibilizou em sua página eletrônica – www.prba.mpf.gov.br - um especial com informações sobre a atuação do órgão no combate à corrupção, fontes de pesquisa sobre o assunto e esclarecimentos ao cidadão de como protocolar uma denúncia no MPF.

O Mapa foi lançado na sede do MPF/BA durante o evento “Combate à Corrupção – Atuação no enfrentamento da improbidade e na proteção do patrimônio público”, que antecipa a celebração do Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado em 9 de dezembro.

O evento, realizado pelo MPF/BA em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) contou com a participação do Poder Judiciário Federal, da Controladoria-Regional da União no Estado da Bahia, do Ministério Público do Estado da Bahia, do Tribunal de Contas da União, da Advocacia-Geral da União, da Polícia Federal, da Procuradoria Federal no Estado da Bahia, além da presença de representantes de diversos órgãos estaduais.

Entenda como funciona o Mapa

Os pontos foram dispostos no Mapa de acordo com as informações inseridas pelas unidades do Ministério Público Federal no Estado da Bahia. Cada unidade cadastrou as ações propostas por município, onde o respectivo ato foi praticado, inserindo o número da ação do MPF registrado na Justiça Federal. Ao clicar no link com o número da ação, o Mapa remete à consulta processual no site da Justiça Federal, em que é possível visualizar informações como a data de autuação do processo, o seu andamento na Justiça e os nomes dos réus, do magistrado responsável pelo caso, do procurador da República que ajuizou a ação e dos advogados.

A decisão de organizar as informações desse modo decorreu da necessidade de permitir o acesso global a todas as ações de improbidade ajuizadas pelo Ministério Público Federal, desde o ano de 2008, com destaque para os municípios onde os atos foram praticados e com acesso facilitado ao acompanhamento do processo na Justiça Federal.

Os marcadores estão dispostos aleatoriamente dentro da área do município onde o ato foi cometido, não havendo qualquer correlação com os bairros onde estão fincados os marcadores.

Ressalte-se que o Mapa está em permanente construção, uma vez que, diuturnamente, novas ações de improbidade são movidas pelo MPF/BA. Assim, a cada acesso, pode ser visto o esforço da equipe do MPF em toda a Bahia para cadastrar e manter o Mapa o mais atualizado possível.

Como pesquisar

Para verificar as ações propostas por atos praticados em um determinado município, basta apenas aproximar ou afastar o Mapa, usando a barra de navegação com os botões de + e – ou mesmo o botão de rolagem do mouse. À medida em que o zoom é aproximado dentro de um município, é possível ter uma visão geral dos marcadores de cada processo referente a um ou mais atos de improbidade imputados.

Quando estiver próximo o suficiente de um marcador, basta clicar nele para ver um balão com o número da ação e o link para o processo na Justiça Federal. Dentro do site da Justiça Federal é possível navegar pelas abas, apurando informações detalhadas sobre cada processo.

Um seletor de municípios foi adicionado no topo do Mapa. Ao selecionar um município, o Mapa é centralizado nas suas coordenadas e aproximado para que o usuário possa acessar as ações referentes àquela localidade.

O balão de cada marcador destaca o respectivo processo e lista, abaixo, todos os processos existentes em relação ao município em questão, ou seja, todas as ações de improbidade administrativa movidas, desde o ano de 2008, pelo MPF/BA por atos ali cometidos.

O que é improbidade

Os atos de improbidade administrativa descritos na Lei nº. 8.429/1992 são ilícitos cometidos por agentes públicos, em conluio ou não com particulares (pessoas físicas ou jurídicas), com desrespeito às regras inerentes ao trato da coisa pública, podendo causar enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e/ou ofensa aos princípios da Administração Pública. São exemplos de atos que podem ser enquadrados como de improbidade administrativa a dispensa ilegal de licitação, a realização de operações financeiras ilícitas, a fraude em concurso público, o superfaturamento e o uso particular de bens públicos, entre outros.

Um comentário:

  1. SE REALMENTE NOSSA JUSTIÇA FUNCIONASSE NÃO SÓ ESSES CITADOS COMO OUTROS ESTARIAM NA CADEIA A MT TEMPO E DEVOLVER TD QUE ROUBARAM

    ResponderExcluir