Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PACIENTES DO CAPS SÃO BARRADOS NA CÂMARA


Projeto do vereador Solón Pinheiro que dispõe sobre a gratuidade de transporte coletivo aos portadores de distúrbio psicossocial atendidos pelo CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Itabuna teve parecer contrário do Conselho Municipal de Transporte Público de Itabuna.

De acordo com o projeto do vereador, “para ter acesso a essa gratuidade o usuário deve comprovar

por meio de laudo médico e parecer dos profissionais responsáveis pelo CAPS da necessidade de utilizar o transporte gratuito para sua locomoção”. Também foi ressaltado no projeto que o CAPS, no processo de construção de uma lógica comunitária de atenção à saúde mental, oferece os recursos fundamentais para a reinserção social de pessoas com transtornos mentais.

A não gratuidade no transporte público dificulta o acesso dessas pessoas aos serviços oferecidos, principalmente para usuários de baixa renda, fazendo com que muitos deixem de dar seqüência às atividades terapêuticas, justifica Solón. Ele também salientou que a gratuidade deve ter prazo determinado, ou seja, somente seja válida durante o período de tratamento.

O presidente do Conselho Municipal de Transporte Público de Itabuna, Milton Gramacho mesmo reconhecendo o alcance social mencionado no projeto, entende que esse tipo de postura vai de encontro a própria Constituição. Em sua opinião, essas ações estão na contramão da história e não acompanham os movimentos que estão acontecendo para desonerar a tarifa de forma a promover a inclusão social, “sem se preocuparem com quem vai pagar a conta”.

Gramacho observa que a partir dessa prática, a justiça social está longe de ser atingida, pois o Poder Público ao conceder a gratuidade a uma determinada categoria está penalizando, diretamente, os demais usuários. A quantidade de pessoas que trafegam sem pagar nos coletivos já chega a 40 por cento e quanto maior for o número de gratuidades no sistema, menor será o número de pagantes e conseqüentemente, maior será a tarifa paga pelo trabalhador.

Já o vereador Wenceslau Junior mesmo mostrando-se favorável ao projeto assinalou que é preciso um aprofundamento nos debates sobre a questão, mesmo porque é preciso que seja devidamente esclarecido como funciona o sistema de gratuidade. Ele ainda observou que a mesma discussão ocorreu quando foi solicitada gratuidade aos portadores do HIV com argumentos idênticos e sem que houvesse uma definição sobre o assunto.

O projeto foi retirado de pauta temporariamente para que sejam feitos estudos mais detalhados sobre a questão, já que foi motivo de polêmica entre os vereadores presentes na sessão de Comissões Técnicas na tarde dessa terça-feira (6).

9 comentários:

  1. GOSTARIA TBM, QUE A FISCALIZAÇÂO , JUNTAMENTE COM ÒRGÃOS COMPETÊNTES DA CUDADE , QUE È RESPONSAVÉL PELOS ATENDIMENTOS MÉDICO DE CRIANÇAS ESPECIAIS DO CAPS,AVALIASSE AS CRIANÇAS , E O TEMPO QUE SÃO PACIENTES DA NEUROLOGISTA DOUTIRA GEANNE.
    PORQUE, SOMOS LEIGA NA AREA PSSICO E NEURO, MAS , ENTENDEMOS QUE JÁ É TEMPO DE ATUALIZAR ATÈ A MÉDICA TROCANDO-A POR OUTRA MAIS ATUANTE , RESPONSAVEL E ATUALIZADA.
    POIS, TODAS AS CRIANCAS, DO CAPS , ATENDIDAS POR DOITORA GEANNE , TEM PROBLEMAS SIM, MAS, DIFERENTES TBM, E QUE AS MEDICAÇÕES TBM SÃO DIFERENTES.
    QUE NEGÓCIO É ESTE DE TODOS SEREM PORTADORES IGUAIS E A MEDICAÇÂO SER SEMPRE IGUAL, EM MUITOS CASOS, MESMO SABENDO QUE TEM SINTOMAS, COMPORTAMENTO E HUSTÒRICOS PARECIDOS.
    PERGUNTA PARA AS MÃES SE SÃO BEM ATENDIDAS AS NOSSAS CRIANÇAS.
    PORQUE, ELA NEM EXAMINA.
    QUANDO ESTÀ DE BEM COM A VIDA, POR CIMA DO ÓCULOS OLHA RÁPIDO E NÃO VAI MAIS DE 2 MIN. , O ATENDIMENTO.ISSO, TEM PESSOAS COM MUITOS ANOS SENDO PACUENTE DELA, E È TUDO A MESMA COISA E NINGUÉM SE PRONUNCIA.ELA, SÒ QUERENDO AUMENTO SALARIAL, Sò SE ACHANDO.
    AQUI EM ITABUNA TEM MUITOS ESPECIALISTAS MAIS COMPROMETIDO QUE ELA, E TEM AMOR PELAS VIDAS HUMANAS.
    SÃO PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS, MAS, NÃO SÃO BICHOS.
    ELA ESTÁ MATANDO NOSSAS CRIANÇAS, COM EXCESSOS < SEM RENDIMENTOS NENHUM.
    GOSTARIA QUE AS MÃES SE PRONUNCIASSEM, TODAS QUE TEM FILHOS MATRICULADOS NO CAPS .
    NÃO É PORQUE ELA VEM DE ORIGENS DE PESSOAS DA SOCIEDADE QUE NÃO VAMOS FALAR A VERDADE.
    A SAÚDE COMO FICA.
    NA HORA DELA SER BRUTA, IGNORANTE, E DESAFOURADA E ATENDER A GENTE MUITO MAL QUANDO ESTÁ DE MAL COM A VIDA , ELA NEM RESPEITA A GENTE QUANDO SETÀ AO AZAVESSO E NINGUÉM TEM CULPAS DOS PROBLEMAS DELA.
    FAÇAM UMA ANÁLISE DAS CRIANÇAS , TODO HUSTÓRICO E TEMPO< E SE ESTÃO SE REABILITANDO.
    È FÁCIL , ELA NEDICAR OS VENENOS E A GENTE QUE É PAI DE FAMILIA ENVENENAR.

    ResponderExcluir
  2. QUERO DIZER QUE NEM TODOS DO CAPS, COM ATENDIMENTO ESPECIAL, É PERIFERICO, LEIGO, E QUALQUER UM.TEMOS DIREITOS POR LEI.
    EXISTE O CONSELHO DE MEDICINA, ÓRGÃOS PARA RECORRER.
    SE A MÉDICA , NÂO RENDE PARA OS PACIENTES , COLOCA OUTRO.
    DOUTORA GEANNE, PRECISA SER RECICLADA.
    A TECNOLOGIAm , A CIÊNCIA, TEM DADO CONDIÇÔES E RECURSOS PARA REABILITAÇÂO EM MUITOS CASOS DE PESSOAS ESPECIAIS.
    SEM SER MEDIDA MAIS RAPIDA, VIVER DOPADO, FORA DA REALIDADE, ETC.
    ISSO< NÂO É RESPOSTA MÉDICA, COMO SINAL DE RECUPERAÇÃO, SE O PACIENTE REGRIDE .
    VAMOS VER ESTA SITUAÇÃO AI.

    ResponderExcluir
  3. CONHECIR A DOUTORA NEUROLOGISTA GEANNE, TIVE UMA PERDA DE TEMPO INRECUPERÁVEL E DESASTROSA COM UM FILHO ESPECIAL, AO QUAL ELA SÓ ME DEU O DIAGNÓSTICO MENTAL, DEPOIS DE 3 ANOS COMO PACIENTE .SÓ REPETINDO E ALTERANDO AS DOSAGENS DOS REMÉDIOS.NOVOS EXAMES ERA PEDIDO POR MIM, MESMO ASSUSTADA COM O COMPORTAMENTO RUIM DELA E O MAL ATENDIMENTO, E MEU FILHO FICANDO SEMPRE PIOR, SEM CONDIÇÔES DE EXERCER ATIVIDADES ESCOLAR E ELA ACHANDO QUE A CRIANÇA ESTAVA EM CONDIÇÕES, E POR FIM, PERCEBIA, QUE NA ESPERA NO MEIO DE MUITAS MÃES, NUITAS DELAS ERAM RECEITADAS PARA SEUS FILHOS, MEDICAÇÕES IGUAIS.
    E, ENTRE UMA CONVERSA E OUTRA PERCEBIA-SE QUE MEU FILHO NÃO ERA UMA EXCEÇÃO DIANTE DE MUITOS OUTROS ATENDIDOS POR ELA.
    E, ASSIM, PROCUREI OUTRO ESPECIALISTA , E A SAÚDE DO MEU FICHO AVANÇOU.
    SOMOS ATENDIDOS COM RESPEITO, AMOR , CARINHO, ATENÇÃO.
    E, NÃO SOFRO MAIS AS PREOCUPAÇÕES DE MUITAS VEZES TER FEITO O SACRIFICIO DE DESLOCAR-ME COM MEU FILHO ATÉ O CAPS , E A DOUTORA GEANNE NÃO APARECIA PARA ATENDER, E MUITAS VEZES ERA POR PROBLEMAS SALARIAL, OU ANTECIPADAMENTE NOS DAVA UMA RECEITA PARA 60 OU 90 DIAS, TEMPO QUE A GENTE RETORNARIA COM NOSSOS FILHOS.
    Se, PRECISASSE DE UMA EMERGÊNCIA, ERA IMPOSSIVEL.
    AGORA CONCLUA O RESTO!
    PERGUNTA PARA AS MÃES QUE LEVAM OS FILHOS , SE ELAS FALAM A VERDADE, IRÃO DIZER, COMO SEUS FILHOS SÃO ATENDIDOS: SE ELA PERGUNTA DETALHES IMPORTANTES DO ACOMPANHAMENTO, SE TEM TRATADO COM PACIÊNCIA SEMPRE AS MÃES .QUANTO TEMPO A CRIANÇA FAZ USO DAS MEDICAÇÔES?
    TEM MÃES QUE ELA JÈ HUMILHOU MUITO E PERMANECEM PORQUE NÃO APARECE OUTRA OPÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. A DOUTORA GEANNE , PRECISA VERDADEIRAMENTE SE VESTIR DE AMOR , HUMILDADE, E COMPROMISSO PROFISSIONAL PELOS PACIENTES QUE NÃO SÃO DA SUA CLINICA PARTICULAR.MAS, QUE SÃO TODOS DIGNOS DE SEREM BEM RECEBIDOS, ATENDIDOS, AMADOS, QUERIDOS, E ACEITOS.PORQUE A MEDICINA ABRAÇA A TODOS SEM ACEPÇÂO, INDEPENDENTE DAS SUAS LIMITAÇÕES .
    ENTÃO! ATENDA COM AMOR, COM BOA-AVALIAÇÂO E INTERESSE DE MULTIPLICAR A RESTAURAÇÂO PELO NÙMERO DE PESSOAS ESPECIAIS , QUE PODEM SER CAPACITADOS PARA INTERAGIR , COMO SER-HIMANO, E CONDUZIDOS A SUPERAÇÂO.
    BUSQUE O MELHOR DE QUALIDADE PROFISSIONAL , SE INOVE, PARTICIPE DE COISAS NOVAS NESTA SUA ÁREA,PARA ATENDER ESTA RESPONSABILIDADE DAS VIDAS INCAPAZES , QUE FOI CONFIADO A SENHORA .
    TENHA PACIÊNCIA COM AS MÂES QUE NÃO TEM CAPACITAÇÂO NENHUMA , NEM SÃO ORIENTADAS, PARA LHE DAR COM ESTA SITUAÇÂO, DE TER FILHOS PORTADORES DE DEFICIENCIAS MENTAIS. SÓ POR DEUS MESMO .E, SUA MELHORE CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO DIGNO A ESTAS , COM AMOR E CARIDADE.

    ResponderExcluir
  5. AS PESSOAS ESPECIAIS, NÂO SÃO BICHOS.
    PRECISAM TEREM SEUS DIREITOS ASSEGURADOS.
    E, SER ATENDIDO SOCIALMENTE ÁS SUAS NECESSIDADES DE DEFICIÊNCIAS.
    NINGÚÉM DETERMINA COMO VAI NASCER, CRECER E SER.
    AS PESSOAS ESPECIAIS TEM SENTIMENTOS, E SÃO SENSIVEÍS A TUDO QUE ACONTECE AO SEU REDOR.E, PERCEBEM, QUANDO AMADOS OU REGEITADOS.
    VAMOS AMAR POR IGUAL.

    ResponderExcluir
  6. ESTA È TODA A VERDADE !
    NÃO PRECISO FALAR MAIS NADA .
    FAÇO PARTE DESTA MESMA SITUAÇÃO COMO MÂE DE FILHO COM NECESSIDADES ESPECIAIS, DO CAPS, PACIENTE DA DOUTORA GEANNE .
    PRECISAMOS DE AJUDA PARA NOSSOS FILHOS.

    ResponderExcluir
  7. TUDO NO PARTICULAR É MELHOR.
    QUANDO SE È FILHO DE GENTE IMPORTANTE È MELHOR.
    QUANDO SE É DEFICIÊNTE , MAS SE TEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS É MELHOR.
    TUDO FUNCIONA COM UM CUIDADO AFIANÇADO , PELO: PLANO DE SAÚDE, O CARTÃO DE CRÉDITO, O CHEQUE E ASSIM OS ATENDIMENTOS OCORREM DIFERENCIADO.
    CAPS E CLINICA, SÃO DUAS REALIDADES DIFERENTES.
    A DOUTORA GEANNE DO CAPS E A DOUTORA GEANNE DA CLINICA PARTICULAR, SÃO DUAS EM UMA :ASSIM : ( DUPLA-PERSONALIDADE, DUPLA-FACE, DUAS MÉDICAS DIFERENTES, DUPLO SORRISO, DUPLO-HUMOR , MAS , NISTO TUDO È MAIS PARA O ATENDIMENTO PARTICULAR .
    GENTE ! O CAPS PRECISA RECEBER UMA PROFISSIONAL NEUROLOGISTA COM PERSONALIDADE HUMILDE E COM DOM DO AMOR , E QUE ALÉM DE ZELAR PELO QUE FAZ AME DE VERDADE AS PESSOAS ESPECIAIS.QUE MOSTRE O RESULTADO DO SEU TRABALHO, EM FORMA DE RECUPERAÇÃO, RESTAURAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO, SUPERAÇÃO, INTERAÇÂO , INCLUSÃO , DOS PACIENTES AO MEIO.
    A MEDICAÇÃO, É A MEDIDA QUE DARÁ A RESPOSTA SE O ESPECIAL ESTÁ EM CONDIÇÔES DE PERMANECER NA ESCOLA E O TIPO DE ATIVIDADES DIÁRIA , OU SEJA A SUA ROTINA .
    POIS, COMO PODERÁ UM ESPECIAL DIARIAMENTE MEDICADO, PERMANECER EM CRISES , E OS PAIS DEIXÁ-LO NUMA ROTINA NORMAL DE ATIVIDADES E ESCOLA, SE ELE(a) , NÃO DEMONSTRA EM CASA CONDIÇÔES PARA EXERCER ATIVIDADES .E, AINDA ASSIM, A MÉDICA ACHA QUE TEM QUE ESTÁ ESTUDANDO.
    E, AI?

    ResponderExcluir
  8. TUDO TEM SEU DIA.
    DEMOROU MUITO`PARA ESTA VERDADE VIM A PÚBLICO.
    È DOUTORA GEANNE C. MENDONÇA , NADA FICA ESCONDIDO POR MUITO TEMPO.
    ASSIM, COMO JÁ ESTÁ SENDO VISTO ESTAS VERDADEIRAS ESTÓRIAS,DEPOIS DE TANTOS COMENTÁRIOS IGUAIS A ESTES DAI, JÁ VISTO, NA NOSSA CIDADE ,MAIS ESSES NÃO VAI DAR EM NADA,EMBORA, DESTA VEZ COLOCARAM EM PÚBLICO. SENDO VOCÊ MUITO RICA , FAMILIARES TAMBÉM MÉDICOS, E DA ALTA SOCAITE , QUEM CONTINUARÀ PERDENDO È OS INCAPAZES , INFELISMENTE.PORQUE NESTA CIDADE VALE O QUE SE TEM.
    DÊ A SUA VAGA A OUTRO QUE PRECISA .
    SE TU FOSSE UMA MÉDICA CLASSE MÉDIA , OU POBRE, ( O QUE É DIFICIL ),SEM INFLUÊNCIAS , TU IA PAGAR FIANÇA EM LIBERDADE, MAS, VOCÊ SENTIRIA O VEXAME QUE É A JÙSTIÇA QUANDO NÂO É IMPUNE.
    MAS, DEPOIS, VEM TENTAS COBERTURAS , TANTAS DEFESAS ,
    E TUDO VAI FICAR REALMENTE COMO SEMPRE FOI NO CAPS E SEU ATENDIMENTO.E, A DECADÊNCIA DOS SEUS PACIÊNTES PORTADIRES DE DEFICIÊNCIAS.
    OS MAIS FRACOS NUNCA TERÁ VOZ ALTIVA.

    ResponderExcluir
  9. EM TERMOS DE AVALIAR PARA DAR UM LAUDO MÉDICO , ELA È CRUEL.POIS, TEM MUITOS QUE JÀ PASSOU POR ELA ,E CONSEGUIRAM ESTE DIREITO TROCANDO DE NEUROLOGISTA, E ELA NÂO CONCEDEU O LAUDO DE BENEFICÍO , OUTRAS ESTÃO LUTANDO PARA CONSEGUIR, E QUEM CONSEGUIU MOLHOU A CAMISA.
    ELA TEM ESTA QUALIDADE,SÒ DAR DEPOIS, QUE NÃO TEM MAIS COMO DIZER UM NÂO.MESMO RECONHECENDO A INCAPACIDADE DO PACIENTE.
    SE FOSSE PERITA DO INSS, NÃO DARIA CRÉDITO AS ENFERMIDADES DE NINGUÉM.
    È RUIM, VIU!

    ResponderExcluir