Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ITABUNA ESQUECEU JORGE AMADO


Alvorada e Culto Ecumênico iniciam comemorações

A abertura oficial dos festejos alusivos ao 99º aniversário de nascimento do escritor Jorge Amado, em Ilhéus, nesta quarta-feira (10), foi comemorada com alvorada de fogos e culto ecumêmico na praça Dom Eduardo. A celebração religiosa contou com a participação do padre José Alvino de Cristo; Mãe Carmosina, do terreiro Sultão das Matas, e o representante do Centro Espírita Porto da Esperança, José Augusto, e foi bastante prestigiada pelas autoridades locais, entre elas o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o vice-prefeito Mário Alexandre; o presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Nascimento (Dinho Gás), e o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus e coordenador do evento, Maurício Corso.

Autoridades e familiares de Jorge Amado na solenidade

Um dos pontos altos do culto foi a presença do neto do escritor, Jorge Amado Neto, que fica em Ilhéus até esta quinta-feira (11), dia que marca a abertura da programação rumo ao centenário de Jorge Amado. Bastante emocionado, Jorge Amado Neto fez questão de parabenizar a iniciativa da Prefeitura e “lembrou que seu avô foi uma pessoa muito simples, que sempre buscou estar perto de Deus”. Durante a celebração o padre Cristo pediu bençãos à família Amado. “Que outros “Jorges” surjam e representem nossa terra tão bem quanto Jorge Amado fez”.

O respeito às religiões e o entrosamento com o povo foram algumas das marcas do escritor lembradas pelo representante do Centro Espírita Porto da Esperança, José Augusto. “Jorge Amado indentificou-se mais com a religiosidade do que com determinada religião”. Natural do Rio de Janeiro, José Augusto disse ainda Ilhéus sempre foi citado pelo escritor como centro afetivo de identidade. “Ilhéus é um dos locais na Bahia onde sua figura está mais viva”. Mãe Carmosina também falou sobre a importância da literatura jorgeamadiana e fez reverências ao escritor ao som de atabaques. “Jorge Amado ajudou a fincar e reconhecer nossas raízes”.

Um comentário:

  1. pra que itabuna se lembrar desse traidor que esqueceu suas raizes e adotou ilheus como sua terra apenas por dinheiro nada mais..vamos nos lembrar do que presta.....

    ResponderExcluir