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quarta-feira, 2 de março de 2011

TOMA QUE O FILHO (PROBLEMA) É TEU

DERBA AINDA SEM PROJETO QUE REDUZA RISCOS DE ACIDENTES NA ÁREA DO MAKRO E ATACADÃO

Derba ainda não tem projeto para área do Atacadão e Makro, na BR-415 (Foto Pimenta).

- Área tem fluxo de 10 mil veículos por dia, segundo PRE

O Derba ainda não tem um projeto que reduza os riscos a motoristas e pedestres que transitam na área onde estão instaladas as lojas do Makro e do Atacadão, no quilômetro 24 da rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), a dois quilômetros de Itabuna. O trecho é dos mais perigosos da rodovia e os riscos ficaram ainda mais acentuados depois da construção dos dois empreendimentos.

O movimento naquele trecho chega a aumentar em até 70%, a depender do dia da semana. De acordo com a polícia rodoviária estadual (PRE), circulam aproximadamente 10 mil veículos por dia nesta área. Já foram registrados diversos acidentes no local.

Os motoristas reclamam que os riscos são ainda maiores quando veículos tentam fazer manobra para sair do Atacadão, situado à margem esquerda da rodovia, ou entrar no Makro, na margem oposta. Estes acessos ficam próximos a uma pequena ponte e a área possui sinalização deficiente.

Em janeiro, uma carreta que seguia de Ilhéus para Itabuna não conseguiu frear a tempo de evitar colisão com uma caminhonete F-1000. O motorista do veículo menor foi levado em estado grave para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães . As colisões se sucedem, assim como os pedestres que arriscam atravessar a pista entre uma loja e outra ficam cada vez mais expostos.

Colisão em frente ao Makro deixou homem em estado grave (Foto Ana Messias).

O blog tentou contato com o diretor do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba), Saulo Pontes, mas ele estava em reunião. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o Derba já fez um “levantamento da situação e está sendo elaborado um projeto de segurança para o local”.

O Pimenta ligou para o escritório do Derba em Itabuna e o engenheiro Fernando Sanches alegou falta de autonomia para dar informações sobre os resultados do levantamento e o que será feito no local.

Tanto o Derba como a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) poderiam dar uma resposta mais adequada para um problema sério como este. O governo do estado brinca com vidas?

pimentablog


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