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quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O CLIENTE ESQUECE E O COMÉRCIO NÃO PERDOA



A impressão é de um produto mais barato, mas há troco para R$ 0,99? “Nem sempre tem moedinha de R$ 0,01. Sempre vai o preço a mais ou a menos”, comenta a operadora de caixa Josélia Nobre.
Cobrar qualquer quantia a mais vai contra o Código de Defesa do Consumidor. “O consumidor vai acabar tendo de pagar mais caro, ainda que R$ 0,01. Ele vai estar cometendo uma prática abusiva por estar exercendo vantagem manifestamente excessiva”, orienta Eginardo Rolim, representante da comissão de defesa do consumidor.
Segundo o Banco Central, as moedinhas de R$ 0,01 são produzidas em menor quantidade do que as outras. O motivo é o alto custo. Uma delas custa dez vezes mais que o valor da própria moeda. Mesmo assim, há mais de três bilhões delas em circulação, mas o consumidor se acostumou a não receber esse troco. “Fica para a loja”, comenta uma senhora. “O que se pode fazer?”, indaga uma consumidora.
Exigir o troco, por menor que seja o valor, é o que o cliente pode e deve fazer. Se você acha que não vale a pena, é porque ainda não calculou o quanto valem as moedinhas que os clientes deixam de levar em uma grande loja, por exemplo.
A professora de economia Shandra Aguiar fez as contas. O faturamento extra pode chegar a quase R$ 9,5 mil em um ano.
“O fornecedor vai pagar um funcionário com encargos sociais e com todos os direitos às custas do consumidor, que deixa seu troco no supermercado”, explica a economista. Informações: Bom Dia Brasil.

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