Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

sábado, 20 de março de 2010

AZEVEDO INTERCEDERÁ PELOS CACAUICULTORES

Azevedo, secretários municipais e o deputado Argôlo participaram de reunião com os produtores (foto Pedro Augusto)

Um grupo formado por 14 cacauicultores fez ontem (dia 19) um pedido especial ao prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo. Eles querem que o chefe do executivo municipal entregue ao presidente Lula uma carta, relatando os erros cometidos pela Ceplac nas duas primeiras fases do Plano de Recupração da Lavoura Cacaueira.

Como se sabe, o órgão do Ministério da Agricultura recomendou medidas de combate à vassoura-de-bruxa que se reveleram ineficazes. E os cacacuicultores assumiram dívidas para implementar as más providências. Por isso, lutam para que os débitos sejam anulados.

Caberá a Azevedo e ao deputado estadual Luiz Argôlo, que também entrou na roda, passar a carta às mãos do presidente Lula. Será na próxima sexta-feira (26), quando o presidente virá a Itabuna inaugurar a base de distribuição do Gasene.

PRESO "BINHO ÍNDIO" PORTANDO PISTOLA 380



A Polícia Militar de Itabuna prendeu em flagrante Cleber Souza de Andrade, o “Binho Índio”, morador da Travessa Pedro Gerônimo, sob acusação de porte ilegal de arma Os policiais apreenderam em poder do denunciado, uma pistola calibre 380, municiada com cartuchos deflagrados e intactos.

A prisão ocorreu neste sábado (19) após algumas denúncias anônimas começarem a chegar à Central de Operações da PM. Populares revelaram que o acusado estaria deflagrando disparos no interior de uma residência, o que foi constatado.


O Pai de Binho, que é Tenente aposentado da PM, informou que seu filho toma remédio controlado, e que não sabe como ele conseguiu a pistola.

xilindroweb

MULHER É MORTA A FACADAS NO C. COMERCIAL


A mulher de programa Terezinha Nogueira dos Santos, de 36 anos, foi assassinada com quatro facadas no peito na madrugada de hoje (20) quando estava no Mercado da Farinha, Centro Comercial de Itabuna.
Segundo uma irmã da vítima, a mulher além de se prostituir era usuária de drogas, chegando ao ponto de vender tudo que tinha na casa dela para comprar o entorpecente. Mas, o motivo do homicídio seria um desentendimento entre ela e o namorado identificado como "Zé Preto". ´Eles estavam juntos há pouco tempo, ela colocou esse "Zé Preto" na casa onde ela morava´, revela.
A polícia ainda não prendeu o acusado, no entanto, com este crime ocorrido no município, os números começam a alcançar dados alarmantes: Três homicídios em menos de 24 horas.

EX-PREFEITO DE AURELINO PODERÁ SER PRESO


O juiz Antonio Carlos Maldonato Pertacco da comarca de Ubatã pronunciou o ex-prefeito de Aurelino Leal, Giovane Lopes Gagliano, para ir a júri popular em data a ser definida por aquele juízo. A sentença foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira(18). Giovane é acusado de ser um dos mandantes do assassinato do prefeito Gilberto Andrade.

SOLON REUNIU MEIA DÚZIA DE GENTE


(foto ilustrativa)O evento desta sexta-feira realizado na câmara de Itabuna pelo pré-candidato a deputado estadual Solon Pinheiro (PSDB),reuniu meia dúzia de gatos pingados na Câmara de vereadores de Itabuna.
.
O evento trancorreu de forma monótona e alguns poucs presentes não paravam de bocejar devido ao sono causado pelas falácias repetitivas e enfadonhas. Solon depois de muito cerca lourenço resolveu reafirmar sua pré-candidatura e convidou o ex-governador Paulo Souto e os deputados ACM Neto e José Carlos Aleluia para avalisarem e "apoiarem" esse projeto mundo da lua.
.
O Capitão Azevedo (DEM), teve um destaque especial. Ele afirmou que já manifestou apoio há vários deputados, mas acredita em Solon, porque ele é jovem e realmente filho de Itabuna e merece uma "chance", mas não direcionou apoio direto ao nobre edil.
.

MOACYR LEITE ENVERGONHA URUÇUCA



O blog “É Política” de Uruçuca denunciou as condições precárias que a população do bairro Everaldo Argolo (Waldeck Ornelas) está passando. A falta de infraestrutura e de esgotamento sanitário obriga as pessoas a conviverem naquele local altamente perigoso para a saúde humana.

Há quatro meses a prefeitura fez um cadastramento para distribuição de banheiros comunitários, mas até hoje nada saiu do papel.

Os moradores reclamaram que, o atual prefeito Moacyr Leite (PP), entrava nos barracos, bebia a água deles e até comia farofa na cuia quando era candidato. Mas, agora que já está no poder, ele deu foi uma banana para a comunidade.

CRACK VIRA EPIDEMIA NAS CIDADES BAIANAS


O crack, droga derivada da cocaína, está se tornando um flagelo nacional, espalhada pelo país em diferentes classes sociais e tomando até salas de aula. Sem trabalho - e conseqüentemente sem renda -, o viciado passa a cometer pequenos furtos para conseguir o dinheiro.

'Depois de conhecer o crack, passei seis anos dormindo na rua. Fui preso várias vezes, porque não tinha como manter o vício e o jeito era roubar. Os traficantes até me ofereciam fiado, mas eu preferia roubar', diz José Carlos Souza de Oliveira, 30 anos, o ‘Jamaica, que conseguiu se recuperar do vício depois de passar uma temporada de 10 meses em um centro de ressocialização mantido por um pastor.

Histórias de vício como a de José Carlos se alastram pelas cidade da Bahia. O crack já assola todas as faixas etárias, todas as classes sociais, e não está mais restrito às grandes cidades.

De acordo com o Pastor Sandro Oliveira Coordenador administrativo do Centro de Atenção Psicosocial Álcool e Drogas, a situação é alarmante, pois 80% das ocorrências de homicídios, furtos e roubos têm o crack como a locomotiva. E a maioria dos casos tem envolvimento de jovens e adolescentes.

Muitos são menores e precisam de um tratamento especial, não podem ficar apreendidos por muito tempo, j na cidade de Itabuna a única estrutura apropriada seria o CPAS-ad.

Em Eunápolis, o consumo de crack cresceu a ponto de já ser encarado como uma epidemia pelas autoridades, que se reuniram na manhã desta sexta-feira (19), no auditório da CDL, para discutir a realidade, que ceifa os jovens, abate as famílias e afronta a sociedade.

Um dos objetivos foi conhecer as pessoas que já estão fazendo algo para amenizar o problema e que também precisam de apoio.É o caso da casa de Recuperação Ebenezer, onde ‘Jamaica’ conseguiu se recuperar. Localizada no bairro Alecrim, zona norte de Eunápolis, chega a acolher até 30 dependentes químicos. O pastor evangélico Sebastião Moura, que preside o centro, disse que bons resultados têm sido alcançados.

Chegamos a conclusão de que um dos métodos que ajudaria essas pessoas na recuperação seria o treinamento em áreas profissionais. Firmamos parcerias com algumas empresas. Os internos prestam serviços para elas. Isso ajuda no processo, pois vários já saíram para trabalhar ou voltaram para suas cidades, recuperados e prontos para se reintegrarem à sociedade', diz.

A vice-prefeita do município, Maria Menezes, que também é secretária de Assistência Social, foi quem organizou o encontro. ‘Como o crack é o maior responsável pela criminalidade, precisamos apoiar aqueles que dentro da sociedade se levantam com idéias e projetos que tentam tratar a questão. Trouxemos a sociedade para ouvir relatos de pessoas tratadas no centro e que têm resultado para mostrar que o trabalho é sério. A sociedade pode fazer muito, participando do projeto, tratando o problema na raiz', falou Maria Menezes.

sexta-feira, 19 de março de 2010

DONO DE CENTRAL É MORTO NO FLOR DO CACAU

(foto radar noticias)





O proprietário da Central Rodoviária de Itabuna, no centro comercial, Marcovane, foi assassinado com pelo menos 12 tiros agora a pouco ( 18:00 hs ), em frente ao Restaurante Flor do Cacau em frente ao terminal rodoviário de Itabuna. Segundo informações, o crime foi praticado por dois homens que após dispararem vários tiros, sairam andando normalmente após o crime e fugiram em um fiat uno branco.
A polícia ainda não tem pistas dos motivos que podem ter ocasionados o crime violento.

DO PIMENTA: FALA DAVIDSON MAGALHÃES


Quando começaram as discussões para implantação de uma base de distribuição de gás natural em Itabuna, o economista Davidson Magalhães estava saindo da Secretaria de Indústria e Comércio do município para assumir o escritório baiano da Agência Nacional do Petróleo (ANP). À época, lembra, havia muita descrença em relação ao projeto bilionário do Gasoduto e seus efeitos para Itabuna e sul da Bahia. Era final de 2003, princípio de 2004.

Mais de seis anos depois, o presidente Lula e o governador Wagner vêm ao sul da Bahia, na próxima sexta-feira, 26, para inaugurar a primeira central de distribuição de gás natural do Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste (Gasene). A primeira molécula de gás natural será comercializada para uma empresa que cresceu no município, a rede de postos Universal.

A nova realidade deixa emocionado o economista, ex-vereador de Itabuna e atual presidente de uma das maiores companhias de gás do país. “O Gasene, junto com o Complexo Porto Sul, representa uma mudança de paradigma para a região”, diz.

Magalhães lembra que há quase 100 anos o sul da Bahia teve o seu primeiro grande ciclo de desenvolvimento, com a construção da ferrovia de 56 quilômetros interligando Itabuna e Ilhéus a partes da Bahia e o porto de Ilhéus, em 1926. As ações posteriores não ajudaram na acumulação de riquezes. Agora, um novo ciclo se abre. Saberá o sul da Bahia aproveitar das novas condições oferecidas?

Abaixo, a entrevista exclusiva concedida pelo presidente da Bahiagás ao Pimenta na Muqueca.

Quais serão os impactos do gás natural para a economia sul-baiana?
A região passa a ser mais competitiva na atração de investimentos. Nos próximos dois anos, serão de R$ 40 milhões a R$ 60 milhões em investimentos da Bahiagás no sul do estado. Junto com o Complexo Porto Sul, a chegada do gás natural representará mudança de paradigma para a região. 27% da indústria baiana é movida a gás natural.

Já existem empresas interessadas em investir na região com a chegada do gás natural?
Existe um conjunto de plantas de investimentos industriais na Secretaria de Indústria e Comércio. Na Bahiagás, fomos procurados por vários empreendimentos voltados à indústria térmica para produzir energia elétrica através do gás natural. A gente já está pensando o sul da Bahia para além do cacau. O que temos não é um desafio de crise, mas de investimentos e de perspectivas. A região vai crescer, se desenvolver.

As prefeituras de Ilhéus e Itabuna estão se preparando para esse novo desafio?
A região ainda está perplexa, imaginando o que está por vir. Há seis anos, quando discutíamos a vinda do Gasene, ninguém acreditava. Hoje é uma realidade. E aí? Precisamos avançar. Itabuna e Ilhéus serão os mais impactados, mas outros municípios também sentirão os reflexos deste empreendimento.

Os governos federal e estadual possuem projeto que amenize possíveis efeitos negativos do projeto, como êxodo e bolsões de miséria em torno destas cidades?
O desafio posto para os governos é garantir os investimentos, que o Complexo Porto Sul seja uma realidade. No curso disso aí, é que temos que preparar a região para o dia seguinte, para que não atraíamos gente, de forma desordena, para estas cidades.

__________

“Nós estamos discutindo com o governo o lançamento de um pacote de incentivos para a conversão a gás natural”

__________

As vantagens do gás natural estariam restritas às empresas ou também são acessíveis a pessoas físicas?
Já de imediato, os taxistas serão beneficiados com a redução de 40% dos seus custos.

Estudos mostrariam que o gás natural veicular não seria competitivo em relação a outros combustíveis?
Mas é vantajoso, sim. Fica em torno de 40% mais barato.

Mesmo com os custos de uma conversão?
Nós estamos discutindo com o governo o lançamento de um pacote de incentivos à conversão. Possivelmente no próximo dia 26, o governador Jaques Wagner deve fazer o anúncio.

Mas beneficiaria apenas algumas categorias?
A ideia inicial é disponibilizar esse incentivo para quem faz do seu veículo um instrumento de trabalho, como taxistas, donos de carro de som, transporte escolar, turístico.

A expectativa era de o gasoduto funcionar em outubro de 2010, mas foi antecipado. Isso tem a ver com o calendário eleitoral e uma ‘ajudinha’ à pré-candidata Dilma Rousseff?
Não, tem a ver com a entrega do gás antecipado pela Petrobras. Não dá para inaugurar um gasoduto sem estar distribuindo gás no ponto principal. Então, nós antecipamos essa entrega, inclusive via GNC [gás natural comprimido], para março. Inicialmente, vamos fornecer com carretas, até que os gasodutos nossos, da Bahiagás, fiquem prontos. Para isso, estamos investindo R$ 2,7 milhões.

A base da Bahiagás fica pronta até o dia 26?
Sim, e nesse dia vamos vender a primeira molécula de gás. Será para a rede de postos Universal, o primeiro consumidor de Itabuna. Também forneceremos para a DPA [antiga Nestlé] e a Trifil, nesta primeira etapa.

__________

“Não houve agressão ao meio ambiente, as ações

foram todas dentro das normas técnicas”.

__________

Há denúncia de que a obra da Bahiagás em Itabuna começou sem licenciamento ambiental. O que ocorreu, de fato?
Foi algum problema técnico que deve ter ocorrido. Nós já estamos com o licenciamento encaminhado, discutido inclusive no Conselho Municipal de Meio Ambiente. Os problemas e as divergências técnicas levantados corretamente pelo conselho já foram tratados pela Bahiagás. Não houve agressão ao meio ambiente, as ações foram todas dentro das normas técnicas.

A Bahiagás sai de um fornecimento de mais de 3 milhões para 20 milhões de metros cúbicos de gás. A empresa está preparada para este novo momento?
Não vamos sair imediatamente para 20 milhões. Hoje são 3,7 milhões e devemos atingir 4,5 milhões de metros cúbicos com o fornecimento para o sul da Bahia. Esses 800 mil metros cúbicos para a região nessa primeira etapa equivale a várias distribuidoras de gás do Nordeste. Em cinco anos, devemos chegar à marca de 11 milhões de metros cúbicos fornecidos. O Gasene é que tem potencial para transportar 20 milhões.

Em 2004, havia muita desconfiança em relação a este projeto. Como você analisa esse novo momento?
Uma outra região está nascendo. A principal preocupação nossa com essa reunião [com prefeitos, na segunda, 15] foi para que as pessoas possam perceber a grandiosidade do que está acontecendo no sul da Bahia. Aqui nesse evento, a gente ainda viu pessoas com o discurso da síndrome da crise, que é quando a gente não percebe as coisas novas porque está presa a esta síndrome. A ficha, como diz a gíria, está caindo agora. Este é um novo momento para além do cacau, significa um novo modelo de desenvolvimento.

__________

“Temos que ampliar as alianças para construir

uma política hegemônica na Bahia”

__________

Mudemos para a política. Como é que você, comunista e sempre oposição ao carlismo, analisa essa aliança com parte do grupo que sempre dominou a Bahia por 30, 40 anos?
Eu não acho que há uma aliança com o carlismo, que está deixando de existir. O carlismo hoje é personificado em ACM Neto, Paulo Souto. Estes são os herdeiros do carlismo.

Você não vê César Borges como carlista?

As pessoas vão mudando seus projetos de acordo com o processo histórico. Não acho que é Wagner que está mudando seu projeto. Aliás, o governo muda a Bahia com essa visão de integração e desconcentração econômica. 18 municípios concentram 55% do PIB baiano com apenas 30% da população. Para mudar, você tem que fazer projeto amplo. Temos que ampliar para construir uma política hegemônica na Bahia. Não estamos virando um governo autoritário, centralizador, sem transparência. O projeto do governo é claro: fazer mais por quem mais precisa; pensar a Bahia não apenas como se só existisse a região metropolitana.

__________

“Gabeira (PV) era da resistência armada ao regime militar. Hoje é um cara a serviço da direita”.

__________

Então, é favorável à aliança?
Se tivermos mais aliados nesse projeto e que não o desconfigure, ótimo. É que a gente tem muito a visão de personificar as pessoas, lideranças. Fernando Gabeira (PV-RJ), no passado, jogou papel avançado de resistência armada ao regime militar. Hoje é um cara a serviço da direita, que ajuda o neoliberalismo. Assim como sai gente daqui [da esquerda], sai de lá para cá. Então, ele hoje faz parte do projeto tucano. Quando o projeto avança, as pessoas se reenquadram em outro momento histórico.

E no caso dos “ex-carlistas”?
Veja um exemplo aqui na Bahia: Waldir Pires, para derrotar o carlismo, puxou Nilo Coelho, Jutahy Magalhães, João Carlos Bacelar. Todos não eram de esquerda. Foi feito um acordo com segmentos do carlismo para derrotar o carlismo. Ali não deu certo não foi por conta da aliança, mas de um projeto que foi interrompido por busca de uma situação nacional.

Hoje, o governo se abre para agregar velhos opositores. O eleitor entenderá essa movimentação?
Ele vai se decidir em torno de projetos. E o nosso projeto é capitaneado por Wagner, projeto da continuidade a estes programas de transformação da Bahia. O outro é capitaneado por Paulo Souto, que quer retomar o passado. Tem um terceiro, que é um híbrido do PMDB, de oposição ao governo, mas oposição sem a consistência histórica que tem o carlismo. Ah, César Borges foi do carlismo. Quantas pessoas que foram do grupo de lá estão no governo hoje? Mas elas estão ajudando ou prejudicando o governo?

__________

“A saída do PMDB do governo ajudou, destravou a Bahiagás. Existia uma política deliberada de emperrar a empresa”.

__________

Você mesmo pode nos responder: a saída do PMDB e a chegada do PP ajudaram o governo?
A saída do PMDB ajudou, destravou. Temos uma experiência concreta na Bahiagás, com a mudança do secretário de Infraestrutura. Saiu o do PMDB [Batista Neves] e entrou o João Leão, do PP. Existia, antes, uma política deliberada de emperrar a empresa, as ações de governo.

Como essa, digamos, sabotagem ocorria na prática?
Havia dificuldade de aprovação dos projetos de investimento da Bahiagás. Ficamos atrasados dois anos e meio, seguidos, em nosso plano de investimento. Todas as iniciativas tomadas pela diretoria eram barradas no Conselho de Administração pelo ex-secretário, do PMDB. Não parecia que participávamos do mesmo governo.

Mas como Batista Neves exercia esse poder?
Todos os investimentos acima de R$ 2 milhões, R$ 3 milhões têm de ser analisados pelo conselho, do qual ele, como então secretário de Infraestrutura, era presidente. Denúncias infundadas contra a empresa eram divulgadas. A entrada do PP foi favorável. João Leão, em pouco tempo, destravou, facilitou, articulou. O governo do estado entrou coeso para defender os seus interesses junto aos demais acionistas da Bahiagás, coisa que não tínhamos antes.

__________

“Vamos reeleger Wagner e eleger Dilma a

primeira mulher presidente do Brasil”

__________

Como você vê os cenários baiano e nacional para 2010?
O projeto liderado pelo presidente Lula vai ser vitorioso na Bahia, com a reeleição de Wagner, e, no plano nacional, com a eleição da primeira mulher presidente da República, Dilma Roussef. Nós elegemos um operário e, agora, vamos eleger uma mulher. Na Bahia, existe uma identidade do projeto de Wagner com o novo país. Nosso projeto é diferente da visão tucana, que inseria o Brasil no cenário internacional de forma subalterna, projeto que foi rechaçado duas vezes na urna e será pela terceira.

Você acha que o eleitor avançou a esse ponto, de eleger por comparação?

Acho que sim. A última eleição deixou muito claro que certos setores da grande mídia, que manipulavam a opinião pública, foram derrotados porque não representam essa opinião. Mais do que isso, o povo tem o seu dia-a-dia, sua experiência. Uma experiência vale muito mais do que dez discursos, dez editoriais do Jornal Nacional. O eleitor tem consciência do projeto que ele está abraçando. Pode não ter uma visão articulada de todos os efeitos, consequências e dimensão deste programa, mas tem visão muito clara do que esse projeto do governo Lula representa.

Você, como uma das principais lideranças do PCdoB na Bahia, visualiza qual cenário para o partido em 2010 na Assembléia e Câmara Federal?
Nós devemos ampliar o número de deputados federais. Vamos trabalhar para reeleger Alice Portugal e Daniel Almeida e eleger Edson Pimenta. Temos três deputados estaduais e queremos passar a cinco. Crescemos na Bahia, não tínhamos prefeito e em 2008 elegemos 18, temos 19 vices, 150 vereadores aqui, o partido presente no estado e nossa participação no governo Wagner trazendo resultados positivos. Isso tudo nos credita a ter um projeto eleitoral vitorioso em 2010.

__________

“Um nome da esquerda na majoritária é o de Wagner e o outro nós defendemos que não seja do PT”.

__________

O nome de Haroldo Lima foi até defendido, no partido, para disputar o Senado. O PCdoB abre mão e aceita chapa majoritária composta por Otto Alencar e César Borges?
O Haroldo não vai ser candidato, porque joga papel importantíssimo, principalmente nesse momento de decisões importantes acerca do pré-sal, à frente da ANP [Agência Nacional do Petróleo]. Não tem como ele sair da discussão. Nós entendemos que a chapa do governo deve ter composição que represente o arco de alianças: dois representantes de esquerda e dois do centro que se agregou ao projeto. Achamos que deve ter esse perfil. Um nome da esquerda é o de Wagner e o outro nós defendemos que não seja o do PT, pois não representaria a correlação de forças no governo.

A sua última eleição foi em 1998, para deputado estadual. Você ainda tem projeto eleitoral?
Por enquanto estou firme nesse projeto da Bahiagás. Eu estou na administração, mas não é que deixei de fazer política. Faço, sim, mas com outros instrumentos. Hoje, sou o vice-presidente do PCdoB no estado.

CACHAÇA E DIREÇÃO A MODA DO FIM DE SEMANA


O departamento de polícia de Itabuna teve trabalho nesta quinta-feira(18) pelo agito ocasionado por conta da festa São José Light que foi realizada no Espora de Ouro. (Jaçanã)
E por esse motivo a Polícia Militar sob o comando do Coronel Ubirajara, realizaram três operações em pontos estratégicos da cidade.
Operação Vista Fina - Todos veículos eram parados, carros, motos , táxis, um verdadeiro pente fino, tudo passava pelos olhos da polícia.
Operação Patrulha do Sossego – A ação inclui vistorias em estabelecimentos como bares e restaurantes, inclusive com a medição do nível de ruído. Minimizando as ocorrências de perturbação do sossego público provocadas pelo som alto em estabelecimentos comerciais, residências e veículos.
Operação Dionísio - A finalidade era fiscalizar e evitar que pessoas alcoolizadas dirigissem, utilizando o teste do bafômetro.

radarnoticias

OSSADA ENCONTRADA NO SÃO CAETANO



Foi encontrada, na tarde desta quinta-feira(18), em um matagal nas proximidades da Travessa Floresta, bairro São Caetano, uma ossada humana.

Segundo Informações do Soldado Rubino da PM, no último sábado uma pessoa não identificada telefonou para a central de operações, informando sobre os ossos humanos no matagal. Uma viatura se deslocou a procura, mas nada foi encontrado, hoje novamente ligaram e a guarnição 1510 fez buscas mais avançadas em um local de difícil acesso, terminando com êxito.

O DPT foi acionado para o recolhimento dos restos mortais, sem qualquer possibilidade de reconhecimento de quem seria, os agentes removeram a ossada e levaram para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna.


radarnoticias

TIO ACUSADO DE ESTUPRAR MENINA DE 11 ANOS


Luciano Santos da Silva, que há quatro anos vinha abusando sexualmente de uma sobrinha, atualmente com 11 anos de idade, terá a prisão preventiva solicitada à Justiça pela delegada Ivete Silva Santana Oliveira, titular da Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM), de Itabuna. O crime foi denunciado naquela unidade especializada pela mãe da vítima, cuja irmã foi casada com o agressor.

Mesmo depois de separar-se da mulher, que atualmente mora no exterior, Luciano continuou residindo na casa dos sogros, em Itabuna, onde a vítima também mora com a mãe. A garota declarou que era atacada por ele dentro de casa, pelo menos a cada três dias, e sofria ameaças de morte por parte do agressor, caso o denunciasse.

A mãe da menina soube do crime através de uma amiga da filha, para quem ela havia comentado sobre os abusos praticados pelo tio. A garota já foi submetida a exames periciais no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, cujo laudo deverá comprovar os abusos.


radarnoticias

AOS 77 ANOS PRESA POR TRÁFICO DE DROGAS


A pele enrugada e o jeito franzino de quem completou 77 anos escondem a real ocupação de Laudelina Maciel de Jesus. Com a desculpa de que precisa sustentar quatro filhos, 20 netos e reformar a casa onde vive, dona Zinha, como é conhecida, atuava como traficante em Saramandaia, Pernambués, até a noite de quarta-feira,quando foi presa com 100 pedras de crack no bolso por policiais da 9ª Delegacia, na Boca do Rio, e encaminhada para 6ª Delegacia, Brotas. “Eu disse na festa do meu aniversário, terça-feira: muita alegria é sinal de que vem tristeza por aí. Não deu outra. Comemorei 77 anos na terça- feira e fui presa na quarta. Não deu”, admite dona Zinha.

Ela conta que, na festa, ganhou mensagem em alto-falante de carro, churrasco e cerveja para toda a comunidade. Presa na frente de parte dos netos, ela levou a polícia até a casa onde vive com a família, no beco chamado Vila Horto. Na casa, a polícia encontrou mais 33 pedras de crack. Outros integrantes da família também foram parar atrás das grades: a filha dela, Lucigleide Maciel de Jesus, 29 anos, o sobrinho André dos Santos Maciel, 31, o também sobrinho Adailton Oliveira Santos, 28, que já responde por tráfico de drogas, e o namorado de uma das netas, Douglas Silva dos Santos, 19. Eles foram indiciados por uso de substância ilícita e encaminhados para a 11ª Delegacia (Tancredo Neves).

ACM NETO E SOLON PINHEIRO NO NINHO TUCANO


O deputado federal ACM Neto (DEM) confirmou participação em um encontro que será promovido pelo vereador tucano Solon Pinheiro às 19 horas desta sexta-feira, no plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna. No evento, também estarão o ex-governador Paulo Souto e o deputado Jutahy Magalhães Júnior, do PSDB.

ACM Neto vem à cidade para confirmar seu apoio a Solon, que será candidato a deputado estadual. À tarde, por volta das 16 horas, toda essa turma estará na procissão de São José, padroeiro de Itabuna. Estima-se que cerca de 20 mil pessoas compareçam ao ato religioso, que costuma ser mais prestigiado em ano eleitoral.

ÂNGELA SOUSA INTEGRA COMITIVA DE LULA


A deputada estadual Ângela Sousa (PSC) estará entre os integrantes da comitiva oficial do governador da Bahia, Jaques Wagner, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na inauguração da base de distribuição do Gasene em Itabuna. O evento está programado para as 11 horas do próximo dia 26 de março.

A respeito do Gasene, a parlamentar acredita que o implemento do gás natural no sul da Bahia irá representar importante fator de estímulo ao desenvolvimento, com a expectativa de ampliação da matriz industrial na região. “Pelos dados que já obtive, os resultados serão bastante promissores, alcançando vários municípios sul-baianos”, afirma Ângela Sousa.

Além da inauguração da base de distribuição de gás em Itabuna, a deputada acompanha o presidente e o governador na cerimônia de abertura do edital de licitação da Ferrovia Oeste-Leste. A solenidade vai ocorrer às 15 horas, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus.

PREFEITO DE URUÇUCA HUMILHA AS CRIANÇAS



Os alunos da rede municipal de ensino da zona urbana e zona rural de Uruçuca já estão na segunda semana de aula, mas ainda não está sendo distribuída a merenda escolar. Em 2009 os alunos da zona rural ficaram mais de seis meses sem merenda, segundo informações do Conselho de Alimentação Escolar(CAE) por irregularidades na verba gerida pelo ex-prefeito Dilson Argolo.
Hoje, com a situação "regularizada", os estudantes ainda não tiveram acesso a um direito garantido por lei.
É Política: "O prefeito Moacyr Leite está a cada dia se superando".

quinta-feira, 18 de março de 2010

ENTREVISTA COM O JEFERSON CABRAL


Como um sentimento frio e egoísta feito o ciúme, tem o poder de desordenar o psicológico do ser humano e leva-lo à prática de um crime passional.
Itabuna em oito dias viveu uma novela. A historia de um homem de boa aparência, vários amigos e mulheres, vindo de uma família tradicional, se cruzou com a de Camila Vieira, uma jovem bonita, sonhadora que buscava da forma mais fácil,ganhar a vida.Jeferson Cabral e Silva “Jefinho”, hoje é um dos rostos mais conhecidos de Itabuna, não por um ato heróico ou de valor, mas por um crime “bobo”.
Tivemos a oportunidade de conversar com o seu tio, Val Cabral um dos radialistas mais conceituados da cidade, e ele contou um pouco sobre o que teria motivado Jeferson.
Segundo Val, eles se conheceram a mais de dois anos e vivia um relacionamento complexo, Jefinho vivia cercado de mulheres e muita curtição enquanto Camila trocava o dia pela noite em noitadas com homens que desejavam o corpo da moça.
Mesmo vivendo com outra mulher, Jefinho foi se envolvendo cada vez mais com camila. “ Ele vinha pedindo a ela que saísse da vida de prostituição, a mesma chegou a aceitar, porem descumprindo com a promessa, ela foi flagrada com outro homem dentro de um carro, uma semana antes do crime. Muito irado Jefinho a agrediu e eles terminaram o namoro.”
No dia do crime terça-feira (09), eles se reconciliaram e foram comemorar no motel, após fazerem amor, a jovem teria questionado a capacidade de Jeferson em sustentá-la em seus mimos e vaidades. Daí começaram a brigar, Jeferson voltou agredi-la, puxando seus cabelos e a batendo. Camila se enrolou em uma toalha e foi para a recepção do motel, na tentativa frustrada de chamar um moto taxi.
Muito nervoso Jefinho tomou a toalha, pagou as despesas e entrou no carro, pegou a arma foi em direção a vítima e efetuou seis disparos, sem chance de reação ela morreu na hora, ele entrou novamente no veículo e fugiu para a cidade de Itapicuru-BA.

MAIS UMA MORTE VIOLENTA EM ITABUNA


Quinta-feira(18), por volta de 1h30 da madrugada, mais um assassinato completou a regra de 01 por dia em Itabuna. Sendo este é o quarto homicídio da semana.
Taylan Caustro dos Santos, 18 anos, morador da Rua Paulo Sexto, bairro de Fátima não se sentia bem e foi dormir, pedindo que ninguém o incomodasse, mas tua namorada o chamou para ficar conversando em frente a casa, após algumas horas eles se dirigiram até a Travessa São Pedro, para que ela pegasse um moto táxi, ao se despedir da moça Taylan foi surpreendido pelo assassino, que deflagrou pelo menos 4 tiros a queima roupa, que atingiram o maxilar, peito e braço.
Ainda com vida, o jovem conseguiu correr por uns 50 metros até a Rua São João, mas não resistiu aos ferimentos e caiu na calçada, onde morreu.
A tia de Taylan bastante abalada com a perda do sobrinho, relatou ao Radar Notícias, que ela o criou sendo considerado como um filho, mas que ele se envolveu com o mundo do crime, chegou a ficar 10 meses na CAM (Centro de Assistência ao Menor), em Salvador, saindo em novembro, e a poucos dias voltou a se envolver com tráfico de drogas. Uma suposta dívida teria ocasionado o crime.
Haviam muitas testemunhas, mas prevaleceu a lei do silêncio, porém no local onde o jovem foi baleado existe uma câmera de vigilância, que poderá ser usada na identificação do assassino.

radarnoticias