Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TIRIRICA O MAIS VOTADO DO PAÍS ARRASTA 4


2010 pode ficar lembrado como o ano em que o Brasil elegeu um palhaço --de verdade-- para o Congresso Nacional. O palhaço Tiririca, codinome do cidadão Francisco Everardo Oliveira Silva, não só foi eleito como foi o candidato com a maior votação entre os postulantes a uma vaga na Câmara dos Deputados em todas as unidades da federação. Concorrendo pelo PR-SP, ele teve de 1,35 milhão. Ficou muito à frente do segundo mais votado do país, Anthony Garotinho (PR-RJ), ex-governador do Rio de Janeiro, que beirou 700 mil votos, e teve mais que o dobro do segundo mais votado em SP, Gabriel Chalita (PSB), escolhido por 560 mil eleitores.

É a segunda maior votação da história para deputado no Brasil: Tiririca só fica atrás de Enéas Ferreira Carneiro (morto em 2007), presidente do extinto Prona e detentor dos votos de 1.573.112 eleitores para deputado federal no pleito de 2002.

A campanha de Tiririca caracterizou-se pelo deboche, virou misto de sucesso e polêmica na internet e tema de todo tipo de discussão, dos debates intelectuais a conversas de botecos. Com essa receita, Tiririca conquistou eleitores --fica para os pesquisadores e analistas a tarefa de entender ou explicar se foi "voto de protesto", se foi um exemplo ousado de marketing ou um retrato do sentimento do descaso que o Congresso galgou na sociedade brasileira após anos de escândalos de corrupção-- e com mais do que o dobro dos votos do segundo candidato a deputado federal mais votado do Estado (Gabriel Chalita, do PSB), ele deve garantira a eleição de outros quatro candidatos de sua coligação (SP tem 70 cadeiras na Câmara).

A propaganda de Tiririca

Depois de ter virado celebridade televisiva nos anos 90, Tiririca decidiu neste ano tentar entrar na política. Vestido de palhaço, seu personagem, e em tom de comédia, Tiririca apareceu em diferentes inserções no horário eleitoral de seu partido, o PR. Identificando-se como "o candidato abestado", ele usou bordões e diz frases como as seguintes:

- "Vote no Tiririca, pior do que tá não fica!"

crédito:uol

4 comentários:

  1. em um pais que o descaso por parte de alguns representante do povo nos leva a ter a ultima esperança em um verdadeiro palhaço...que faça valer o bordao da campanha "vote no tiririca pior que tá não fica"

    ResponderExcluir
  2. Com a eleição do Tiririca, o atual Presidente vai perder o posto de CONTADOR DE PIADAS... Até por que as deles, me refiro as piadas, estão sem graça e repetitivas!!
    "Nunca na historia deste País..." e outras mais...

    Precisavamos melhorar o repertório!!

    ResponderExcluir
  3. Pela historia politia do nosso pais e até mesmo a historia atual sempre tem politico envolvido em corrupção pra min isso é muito mais que um descaso com a sociedade agora vem querer fazer justiça em cima do tiririca primeiro temos que fazer justiça com os atuais politicos.punindo aqueles politicos corruptos que estão sentados em uma cadeira caricima pago com nosso dinheiro essses sim tem que ser punidos

    ResponderExcluir
  4. Achei muito bom a vitoria do palhaço tiririca, pois desta ideia podemos concluir o seguinte.
    Os palhaços atraves da bricadeiras e das "mentiras" falam a verdade.
    Agora os politicos usam da "verdades" para falarem da mentira.

    ResponderExcluir