Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

MORRE O EX-DEPUTADO FRANCISCO PINTO

O ex-deputado federal e ex-prefeito de Teixeira de Freitas, Francistônio Alves Pinto, irmão do atual deputado federal Uldurico Ponto (PHS), morreu por volta das 14h desta terça-feira (16), no Hospital AC Camargo, em São Paulo.

Fancistônio Pinto já tinha passado 37 dias internado neste mesmo hospital, sendo 7 destes dias numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segundo ele mesmo informou, por causa de uma cirurgia que se submeteu para corrigir um erro médico cometido por um profissional que perfurou o seu esôfago durante a realização de uma biópsia.

O AC Camargo é o Hospital de referência no Brasil em câncer localizado, estabelecido em São Paulo. Foi lá que Francistônio Pinto esteve no segundo semestre de 2009 para fazer uma tomografia detalhada com uso de scanner de última geração onde é examinada toda a estrutura do corpo.

Na ocasião a equipe médica constatou uma pequena glândula no intestino do político. Dois meses depois quando voltou ao hospital a pedido dos médicos, foi constatado que a célula desconhecida havia crescido, e durante o procedimento para a realização da biópsia que retiraria amostra de tecido para exames mais detalhados, procedimento considerado simples, teria havido o erro, quando um profissional teria perfurado o esôfago de Francistônio Pinto.

Com o problema que teve no esôfago pela perfuração acidental, Francistônio Pinto adquiriu uma bactéria rara chamada de Mediatinite, onde no Brasil não se tem notícia que nenhuma pessoa que adquiriu essa doença tenha sobrevivido ao desenvolvimento da infecção causada pela referida bactéria, com exceção apenas dos pacientes que procuram o Hospital AC Camargo, em São Paulo, onde existem médicos especializados no tratamento de pacientes com este tipo de doença. Mesmo assim a porcentagem de cura é considerada baixa.

No último dia 30 de janeiro o ex-prefeito Francistônio Ponto concedeu uma entrevista exclusiva ao Teixeira News, quando relatou emocionado o seu processo de tratamento e recuperação. “O que passei diante desta situação a partir do dia 8 de dezembro de 2009, vocês não queiram acreditar. Nem acredito que estou aqui são e salvo. Foi um milagre de Deus, nasci de novo. Quero agradecer a todos os meus amigos e a todas as pessoas de Teixeira de Freitas e da Bahia, e também do Maranhão onde tenho minhas propriedades, que oraram por mim dia e noite. Foram as preces dessas pessoas que me devolveram a vida. Deus é grande”, falou Francistônio Pinto durante a entrevista concedida ao jornalista Athylla Borborema.

Mas nos últimos dias a face alegre de Francistônio Pinto deu lugar a reclamações de dores abdominais, tanto que precisou ser novamente levado para o Hospital AC Camargo. E às 14h desta terça-feira (16), ele não resistiu e morreu.

Quem foi Francistônio Pinto

Francistônio Alves Pinto, 66 anos, nasceu em Felisburgo, no vale do rio Jequitinhonha em Minas Gerais. Mas se radicou na Bahia ainda muito jovem e ajudou a emancipar o município de Teixeira de Freitas, onde foi o seu segundo prefeito de 1988 a 1992. Foi deputado federal no período de 1999 a 2002.

Francistônio Pinto, ficou viúvo no Dia Internacional da mulher, em 8 de março de 1988, no início do seu mandato como prefeito. No dia 15 de agosto de 2009, ele teve que ser forte para receber a noticia que o seu filho mais velho e ex-prefeito de Ibirapuã, Tony Pinto, aos 36 anos, havia falecido vítima de afogamento no interior do município de Mucuri.

Velório e sepulto

Ao contrário do que informado anteriormente, o corpo do ex-deputado e ex-prefeito Francistônio Alves Pinto será transladado de avião e deverá chegar em Teixeira de Freitas na manhã desta quarta-feira (17), onde será velado durante todo o dia no Ginásio de Esportes. O enterro deve acontecer somente no início da manhã desta quinta-feira (18/02).

Nenhum comentário:

Postar um comentário