Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

sábado, 26 de setembro de 2009

Deus te quer sorrindo...


Depois de uma carreira envolvida em polêmicas e boatos o ex-cantor da Banda Kaprixo abre o coração e fala numa entrevista exclusiva ao repórter Oziel Aragão sobre sua carreira, drogas, casamento e a tal tentativa de suicídio.
O vocalista que ficou famoso pela voz diferenciada e carisma no palco passou por momentos difíceis após a saída dele do grupo. Na época, como motivo do desentendimento entre Moreno do Kaprixo e a galera da banda seria o vicio em cocaína. Mas, o cantor da famosa frase “O que isso”, revela ter dado a volta por cima.

XW - Moreno do kaprixo tentou se matar?

MK- Não. Foi apenas um acidente doméstico.

XW - O Repórter do Hospital Tentou lhe entrevistar, por que você não quis explicar a situação?

MK - Por que eu acho que aquela hora não era adequada para eu poder ser entrevistado pois eu estava com muita dor.

Mas se ele quiser eu estou a desposas.


XW - A notícia acabou envolvendo seu relacionamento com Larissa, até onde é verdade?

MK - Não. O que falaram dela é tudo mentira.

Em momento algum ela passou mal graças ao meu bom deus.


XW - Já foi divulgado que vocês brigam muito e seria esse um dos motivos pelo seu afastamento da mídia, qual avaliação você faz desse tipo de informação?

MK – Bom todo casal briga como você também deve entrar em desacordo de vez em quando com a sua namorada.

Nos somos um casal normal como qualquer outro.

Porem sempre tem aquelas pessoas inoportunas que gostam de falar da vida alheia e ainda inventar.



XW - Como é que está a carreira do ídolo das “kaprixetes” após sua saída da banda kaprixo?

MK - Graças a deus melhor impossível.

XW - O motivo da sua saída até hoje ninguém entendeu, por que aconteceu?

MK - Não me deram o verdadeiro valor que eu merecia.

Mas como diz o velho ditado deus escreve certo por linhas tortas.

E pra aqueles que descartaram eu só lamento.

O que e isooooooooooooooo


XW - Pelos quatro cantos da cidade afirmam que você é dependente químico, ainda é? Não é mais? Ou nunca existiu essa notícia?

MK - sim eu já fui.
Mas com a ajuda de deus e da minha esposa e das pessoas que realmente querem o meu bem eu não uso mais já tem um ano e oito meses.


XW - Hoje qual o sonho de moreno do Kaprixo?

Ver a minha esposa totalmente recuperada. E que a minha carreira continue decolando cada vez mais. Agradeço aos meus queridos fãs.

OBRIGADO.

Qual o homem que não queria ser amado como eu sou? rsrsrsrsrsr

XW - Gostaria de publicar seu contato para show?

Larissa Villaça esposa e empresária viu rsrsrs73 88465596 ou 73 91949027

ainda precisa fazer propaganda?...


Foto com dois homens se beijando causa polêmica

Uma polêmica virou o centro das discussões nesta sexta-feira à tarde em Ilhéus. Um stand montado pelo Movimento Contra a Discriminação Sexual resolveu exibir um cartaz do Grupo Eros com dois homens se beijando na boca, bem em frente a um parque infantil, onde crianças se divertem em um pula-pula. De um lado, a defesa da liberdade à opção sexual. De outro, pais e mães indignados considerando a exibição do cartaz “um absurdo e um mau exemplo”.

A polêmica também chegou ao Palácio Paranaguá, de onde saiu a autorização para a montagem do stand. Procurado por diversas pessoas, o secretário de Serviços Públicos, Carlos Freitas, se mostrou indignado com a atitude do movimento. Mas se negou a ir conversar com os organizadores do stand. “Já me consideram polêmico. Só me falta mesmo é ser acusado de homofóbico. Por isso não vou. Quem autorizou que vá”, disse ao Jornal Bahia Online.

O secretário de Governo, José Nazal, disse que o pedido feito à Prefeitura foi para a montagem de um stand para realização da palestras no centro da cidade, com temas relacionados à sexualidade e contra a homofobia. “Não informaram sobre este cartaz”, defende-se. Em contato com os organizadores do movimento, foi informado que o cartaz revela “apenas uma encenação” e não teria nada de agressivo para ser evitada a exibição pública.

Não é o que pensam os especialistas. Uma psicopedagoga procurada pelo JBO disse que se for considerado o local (público) e o que há nas proximidades dele (um parque infantil), a atitude é prejudicial ao desenvolvimento da criança. “A peça não traz nenhum contexto pedagógico, algo que se explique o que a foto quer dizer”, afirma. Para ela, se a sexualidade não for apresentada na infância de uma forma bem planejada pode causar graves distúrbios na criança. “Na criança existe o extinto. Por isso, o tema sexualidade deve ser explicado, apresentado de uma forma que não seja agressiva”. Segundo a psicopegagoga a exposição pública do cartaz se apresenta de maneira inadequada.

Só Leia se Tiver Coragem...


Na Bíblia está escrito (Gálatas 6:7):
"Não vos deixeis desencaminhar: de Deus não se mofa (não se zomba);
porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará".

JOHN LENNON:
Alguns anos depois de dar uma entrevista a uma revista americana, disse:
"O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo. (1966)".
Lênnon, depois de ter dito que os Beatles estavam mais famosos que Jesus Cristo, recebeu cinco tiros de seu próprio fã.

TANCREDO NEVES:
Na ocasião da campanha presidencial, disse que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), nem Deus o tiraria da presidência da república. Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar posse.

BRIZOLA:
No ano de 1990, quando houve uma outra campanha presidencial, disse que aceitava até o apoio do demônio para se tornar presidente. A campanha, quando acabou, apontou Collor como presidente e não mostrou Brizola nem em segundo lugar.

CAZUZA:
Em um show no Canecão (Rio de Janeiro), deu um trago em um cigarro de maconha, soltou a fumaça para cima e disse: Deus essa é para você! Nem precisa falar em qual situação morreu esse homem.

O CONSTRUTOR DO NAVIO TITANIC:
Na ocasião em que foi construído, apontaram-no como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto- mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o construtor: "O que o senhor tem a dizer para a imprensa concernente a segurança do seu navio?" O homem, com um tom irônico, disse: "Nem Deus poderá afundar meu navio". O resultado foi o maior naufrágio de um navio de passageiros do mundo.

MARILYN MONROE:
Foi visitada por Billy Graham durante a apresentação de um show. Ele, um pregador do evangelho, na época havia sido mandado pelo Espírito Santo àquele lugar, para pregar a Marilyn. Porém ela, depois de ouvir a mensagem do Evangelho, disse: "Não preciso do seu Jesus". Uma semana depois foi encontrada morta em seu apartamento.

BON SCOTE:
Ex-vocalista do conjunto AC/DC.
Cantava no ano de 1979 uma música com a seguinte frase: "Don´t stop me, I´m going down all the way, wow the highway to hell". (Não me impeça... Vou seguir o caminho até o fim, na auto-estrada para o inferno). No dia 19 de fevereiro de 1980, Bom Scot foi encontrado morto, asfixiado pelo próprio vômito.

CAMPINAS/SP EM 2005
Em Campinas, uma turma de amigos já embriagados, foram buscar a última pessoa ir para balada, parou em frente da casa do jovem chamou, e junto com a moça veio a mãe. A mãe com medo vendo todos embriagados e sua filha entrando naquele carro lotado, pegou na mão da filha que já estava dentro do carro e disse: "FILHA VAI COM DEUS QUE ELE LHE PROTEJA", a filha pra tirar uma onda com a mãe disse: "SÓ SE ELE FOR NO PORTA-MALAS, POIS AQUI JÁ ESTÁ LOTADO".
Algumas horas depois veio a noticia as familiares dos jovens, sofreram um acidente, morreram todos, o carro ficou irreconhecível, mas o porta malas ficou intacto. A policia técnica disse que pela violência do acidente seria impossível o porta-malas ficar intacto, quando o policial abriu o porta-malas, lá estava uma bandeja com 18 ovos sem nenhum arranhão, e todos nos lugares corretos da bandeja.

Muitos outros homens importantes também se esqueceram que a nenhum outro nome foi dada tanta autoridade como a que há no nome de JESUS. Não esqueça disso: Muitos morreram, mas somente um ressuscitou e está vivo até hoje (dias vindouros): Jesus!

partido mais organizado de Itabuna...


PPS REALIZOU ENCONTRO ESTADUAL EM SALVADOR


O PPS baiano promoveu na manhã deste sábado (26), na Faculdade de Arquitetura da Ufba, um encontro com a presença de representantes de todos os 258 diretórios municipais para discutir as eleições de 2010. O DEM e o PMDB disputam o apoio do partido nas eleições do ano que vem. O ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) marcou presença no encontro; enquanto que, o DEM esteve representado pelos deputados federais Luiz Carreira e Jorge Khoury. O ex-governador Paulo Souto, pré-candidato democrata ao governo baiano, não compareceu, por estar em repouso e realizando exames médicos no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Segundo release do próprio PPS, o partido está inclinado a seguir a orientação nacional, que é de marchar ao lado do DEM também na Bahia.

Com Deus não se brinca...nem com a morte...


Várias mortes de fugitivos do sistema prisional em Itabuna, segundo informações alguém anda fazendo justiça com as próprias mãos. Nesta tarde de sábado (26) foi executado o foragido da justiça Adriano Mendonça Santos, o “Cara de Lata”, de 27 anos, ele estava numa casa abandonada no bairro Jardim Grapiuna, no centro Comercial de Itabuna. O criminoso sofreu levou seis tiros de revólver de grosso calibre.
O foragido conseguiu fugir da cadeia pública municipal na última terça-feira (22) utilizando-se de uma teresa (corda feita de lençois) após serrarem as grades que davam acesso ao pátio, pulando o muro com outros três bandidos de alta periculosidade.
Morreram após sair da prisão nas ultimas semanas, o “John Borboleta” no Bairro Mangabinha e, um outro criminoso que era conhecido como “Gue”, este último ocorreu no Bairro Califórnia. Curioso são as tatuagens que o "Cara de Lata" tinha nas costas, todas elas relacionadas a morte e ligações com o crime e bruxarias.
(foto Oziel Aragão)

PARA REFLEXÃO DE NOSSOS VALORES...



Homem estupra bebê que teve o órgão genial dilacerado

À tarde desta terça-feira (17), na cidade de Itamaraju, foi marcada por mais um crime bárbaro, que somado a outros que vem acontecendo nestes últimos dias, coloca o extremo sul, entre as regiões mais violentas da Bahia.

O pedreiro Cosme Souza Brito, 48 anos de idade, estuprou uma criança de apenas 7 meses, lhe impondo às práticas sexuais convencionais e ainda introduzindo parte de sua mão na vagina da bebê.

O estupro aconteceu na Rua Valdemar Fontes de Azevedo – Bairro de Fátima – quando a mãe da criança, que é menor de idade, teria saído para apanhar água na casa de uma vizinha. Ela relatou ao Teixeira News, que mesmo antes de chegar em casa, já ouviu os gritos da bebê.

Sangrando muito e chorando sem parar, a menina foi levada inicialmente para o posto de saúde do bairro, e mais tarde para o Hospital Geral de Itamaraju (HGI), onde após exames médicos, ficou constatado o abuso sexual seguido de dilaceração. A bebê levou 20 pontos na genitalha, pois houve ligamento comum entre o ânus e a vagina.

Logo após o crime, uma operação policial, envolvendo os policiais militares, Figueiredo, Amaral e Paolo, e os civis, Rocha Júnior, Mazuk Ribeiro, além do delegado Júlio César Telles, foi montada, sendo que pouco tempo após o crime, o estuprador foi preso.

Levado também para o Hospital Geral de Itamaraju (HGI), o estuprador Cosme Souza Brito, 48 anos, foi submetido a exame, sendo constatado vestígio de sangue em sua roupa, esperma no lado externo do pênis, além de líquido típico de pós-relação sexual, no seu canal urinário.

Preso no Complexo Policial de Itamaraju, o acusado negou o ato, mas entrou em contradição quando relatava que na casa tinha outra pessoa. O outro ocupante do imóvel era uma criança de apenas dois anos de idade, irmão da bebê que foi vítima do estupro.

O Conselho Tutelar de Itamaraju, através dos conselheiros Mozeilton Gonçalves, Natanael Ramos e Lucimária Marinho, estão acompanhando o caso e disseram ao Teixeira News, que a mãe e a bebê, serão levadas para um abrigo localizado numa creche da cidade, onde serão acompanhadas. Esta atitude se faz necessária, para que a bebê possa ser observada pela equipe da creche, que inclusive orienta as dosagens exatas dos medicamentos que precisarão ser tomados.

O delegado titular da Polícia Civil de Itamaraju, Júlio César Telles, assegurou não ter dúvidas sobre a autoria do estupro, principalmente depois dos exames feitos no órgão genital do estuprador. No corpo da criança também foi encontrado esperma proveniente do ato sexual.

Centenas de populares se aglomeraram em frente ao Complexo Policial de Itamaraju, onde alguns mais exaltados chegaram a defender o linchamento do estuprador. O delegado Júlio Telles precisou manter segurança reforçada para evitar o ato.

ACONTECEU EM 17/06/2008 E CONTINUA ACONTECER TODOS OS DIAS, ENQUANTO A NOSSA SOCIEDADE SE CALA PERMITINDO O AVANÇO DA IMORALIDADE E DA DEGRADAÇÃO DOS VALORES DE SUSTENTABILIDADE FAMILIAR. ME CHAMEM DO QUE QUISER MAS TENHO CONVICÇÃO DO QUE ESTÁ NA PALAVRA DE DEUS. TUDO MAIS É O MAL OPERANDO NO HOMEM QUE CEDE A ESSA ATUAÇÃO


Sociedade Imoral...


Foi preso, neste sábado (26), um homem acusado de estuprar uma criança de 1 ano e 10 meses no Vale das Pedrinhas. Antônio Carlos de Jesus, 48 anos, foi preso em flagrante por policiais da 28ª Delegacia. Ele é ex-marido da da madrinha da mãe da criança.

Em depoimento à delegada Simone Malaquias, da Delegacia Especializada de repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca), Patrícia Fonseca Costa, 18 anos, teria ido até a casa da madrinha, na noite da última sexta (25), para deixar a filha com ela enquanto ia até um bar próximo a casa em que morava. Como a madrinha não estava, Patrícia resolveu deixar a criança aos cuidados de Antonio Carlos, que também estava com a neta dele.

Ao voltar do bar, cerca de meia hora depois, Patrícia encontrou a porta da casa trancada. Ela disse ter chamado por Antonio Carlos, e como ele demorou para abrir a porta, resolveu olhar por uma fresta da porta. Patrícia conta que viu o acusado deitado por cima da criança, que estava sem as roupas. Ela começou a gritar, e Antonio Carlos teria aberto a porta assustado e dito que não tinha feito nada contra a criança.

Patrícia disse que como já era tarde, preferiu ir até a 28ª Delegacia apenas na manhã deste sábado. Chegando lá, ela encontrou o acusado, que teria dito que já estava na delegacia para esclarecer o mal entendido. Eles foram encaminhados ao Dercca para prestar depoimento. O acusado disse que Patricia havia consumido bebida alcóolica, e que por isso, estaria confusa sobre o fato de tê-lo visto deitado sobre a criança.

Antonio vai ser encaminhado para uma cela na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes. A criança deve passar por um exame de corpo de delito. Mesmo que não fique comprovado a relação sexual do acusado com a criança, Antonio deve ser indiciado por conta das alterações no Código Penal e na Lei de Crimes Hediondos que tornam mais severas as punições aos crimes de estupro.

dor e tristeza...

ITABUNA: MORTES CONFIRMADAS NA BR 415


Foram liberados agora pouco os corpos do mineiro Bruno Prado Forlaine, de 30 anos, e Marisvaldo Domingos Alves, de 36 anos, ambos vítimas de um acidente ocorrido ontem (25) a noite, no trecho Ibicaraí-Floresta Azul, da rodovia BR-415, região sul da Bahia .

Na colisão, ainda morreu Carlos Alves de Oliveira, 46 anos, e saiu ferido um homem de prenome Adriano.

O acidente envolveu um veículo Strada (GUS-4710) conduzido por Bruno, e um Palio (JPR-1222).

Adriano, que estava de carona no Palio conduzido por Carlos Alves, foi levado para o Hospital de Base e passa bem.
xilindroweb

pano pra manga...


POPÓ PODE SE COMPLICAR A DEPENDER DAS INVESTIGAÇÕES


Continua intrigante o caso Acelino Popó Freitas e a polícia continua à procura do agente da Polícia Civil suspeito de participação na morte do ex-presidiário Moisés Pinheiro, no início do mês em Salvador. Ele teve a prisão temporária decretada junto com outros quatro policiais militares que já estão detidos.

Na sexta-feira (25) o homem que estava com Moisés no dia do crime fez o reconhecimento dos policiais. Os quatros PM’s presos passaram a tarde e a noite de ontem na corregedoria geral da Secretaria de Segurança Pública, em Amaralina, onde foram submetidos a um auto de reconhecimento.

A movimentação de PM’s e civis foi constante o dia todo. Por volta das 20h, o corregedor geral, Nelson Gaspar, convocou os jornalistas. Ele não permitiu imanges no interior da corregedoria e nem quis gravar entrevista.

Na conversa com a imprensa, o corregedor geral informou que três dos quatro policiais militares suspeitos de terem participado do assassinato de Moisés Ainheiro, no dia nove de setembro, foram reconhecidos pelo amigo dele, Jonatas Almeida, que sobreviveu ao atentado. Nelson Gaspar disse ainda que um dos PM's e o policial civil que ainda não se apresentou e também é suspeito de participação no crime são conhecidos do ex-pugilista Acelino Popó Freitas.


Popó teve o nome envolvido no caso porque foi buscar a sobrinha de 17 anos na casa do namorado dela, Jonatas Almeida, no bairro de Itapuã, na tarde do dia nove de setembro. Horas depois, Jonatas e o amigo Moisés, que é ex-presidiário, foram abordados por homens armados na porta de casa e levados para a estrada do Derba. Segundo a polícia, no meio do caminho, os homens pararam na 31ª Companhia de Polícia, que fica no bairro de Valéria. Quatro PM’s, em uma guarnição, seguiram o carro com Jonatas e Moisés.

Os PM's que tiveram a prisão temporária decretada, negam participação e continuam com os nomes em sigilo. Eles vão permanecer presos no Batalhão de Choque da PM, em Lauro de Freitas. A polícia espera agora que o policial civil, que também está com a prisão temporária decretada, se apresente o quanto antes.

O advogado de Popó, Sérgio Habib, disse que o processo corre em segredo de Justiça e, por isso, estranhou que o corregedor tenha feito declarações sobre o depoimento do ex-boxeador. Sérgio Habib informou ainda que as investigações vão comprovar que Popó não tem envolvimento no caso.

Loiola pede para Azevedo Inclusão do Bairro Santa -Inez

Loiola realmente aproveita todas as oportunidades que tem para pedir em favor do povo de Itabuna, ele chega com sua humildade e consegue mostrar para o Prefeito a realidade dos fatos. Quando o prefeito pediu a câmara a liberação para um consorcio no valor de 12.800.000 ( doze milhões e oitocentos mil reais) para obras de revitalização de dois Bairros de Itabuna, Loiola já se manifestou em pedir a prioridade para o Santa-Inez, e foi atendido pelo prefeito, santa-Inez se prepare a bênção de Deus está a caminho.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Major Mata sequestrador...


Major polêmico mata sequestrador e libera refém

Agência Estado

Com 16 anos de polícia, o ex-integrante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), o major João Jaques Busnello, autor do disparo que matou o assaltante na Tijuca, colecionou polêmicas este ano ao comandar o Grupamento Especial de Policiamento de Estádios (Gepe).

Em maio, ele chegou a ser preso por abuso de autoridade, lesão corporal dolosa e prevaricação após agredir funcionário da Suderj José Maurílio Durães, de 75 anos, que o impediu de entrar no estádio sem pagar acompanhado de seis pessoas. Acabou afastado do cargo.

Hoje, Busnello, atualmente lotado na 3ª Seção de Planejamento e Operações do 6º BPM, saiu aplaudido pela população, mas optou por trocar poucas palavras com os jornalistas. Ele esperou por quase uma hora no terceiro andar de um prédio pela ordem para atirar no homem com a granada. A distância da arma para o alvo era de cerca de 40 metros. Apesar da tensão, o resultado foi um tiro certeiro para o alívio de uma população traumatizada com a atuação da Polícia Militar em casos envolvendo reféns.

"O tiro na cabeça foi proposital para incapacitar o assaltante. O objetivo é que ele não tivesse tempo para qualquer reação”, disse Busnello. Ao longo da carreira, o major realizou vários cursos de tiros na Polícia Federal, no Bope e na Aeronáutica. “Esta foi a primeira vez que atuei como atirador de elite pelo 6º BPM”, resumiu o major.

VANE DO RENASCER É OVACIONADO POR PLATÉIA NA CÂMARA DE ITABUNA

Muita gente nem deve saber, mas 25 de setembro é dia municipal do evangélico em Itabuna. A efeméride é fruto de projeto do vereador petista Vane do Renascer, que é membro da igreja Assembleia de Deus.

Nesta sexta-feira, a data foi lembrada com uma sessão especial na Câmara de Vereadores, onde estiveram presentes o próprio Vane, o deputado federal Geraldo Simões (PT) e a deputada estadual Ângela Sousa (PSC).

O evento seguia tranquilo, até que um pastor subiu à tribuna e dedicou sua pregação a condenar os políticos que só aparecem nas igrejas em época de eleição e não têm compromisso com o segmento evangélico.

Ângela, carola até a medula, não passou recibo. E Geraldo procurou entender o recado do religioso como uma crítica genérica e não direcionada a ele ou qualquer um dos presentes.

O deputado, no entanto, perdeu a graça quando o plenário – formado em sua maioria por cristãos – disparou a repetir o nome de Vane como prefeiturável em 2012. Apesar se serem do mesmo partido, todos sabem que os planos de Geraldo para a candidatura majoritária do PT passam longe da Assembleia de Deus.

O fato é que, de tão incomodado com o coro evangélico pró-Vane, o deputado petista procurou a primeira oportunidade para ir embora do plenário. Tanto que nem ficou para o coquetel servido logo após a sessão.

pimentanamuqueca

Conselho da ONU exige: cancelem o cerco ao Brasil...



O Conselho de Segurança das Nações Unidas exigiu, nesta sexta-feira (25) que o governo de fato de Honduras encerre o cerco na embaixada brasileira em Tegucigalpa, onde desde segunda-feira está refugiado o presidente deposto, Manuel Zelaya, que voltou ao país de surpresa e tenta retornar ao poder.


O Conselho condenou os "atos de intimidação" na embaixada, mas não discutiu mais profundamente a situação do futuro de Zelaya. "Nós condenamos atos de intimidação contra a embaixada brasileira e exigimos que o governo de fato pare de importunar a embaixada brasileira", disse a presidente do conselho, Susan Rice. Segundo Rice, o governo de fato deve fornecer os bens necessários na embaixada, como água, eletricidade e alimentos.O pronunciamento do conselho ocorreu depois de uma reunião convocada a pedido do Brasil.

MORTE DE SEQUESTRADOR


Criminoso, de 24 anos, tinha duas passagens pela polícia

Rio - Peritos do Instituto Felix Pacheco (IFP) identificou, no início da noite desta sexta-feira, o ladrão que fez refém a comerciante Ana Cristina Garrido, de 48 anos, dona de uma farmácia na rua Perreira Nunes, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio.
O bandido é Sérgio Ferreira Pinto Junior, tinha 24 anos e duas passagens pela polícia. A primeira delas, em 2005, foi por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi autuado na 25ª DP (Engenho Novo). Ano passado, sua ficha criminal aumentou quando foi autuado na 14ª DP (Leblon) por furto, estelionato e desacato à autoridade.
Foto: Cláudio Cesar / Agência O Dia
O bandido com a proprietária da farmácia como refém, momentos antes de ser morto por um atirador de elite da PM | Foto: Cláudio Cesar / Agência O Dia
O drama da vítima
Foram momentos de terror para Ana Cristina. Há três meses, ela é sócia da filha, Cássia, de 22 anos, na farmácia em Vila Isabel. Por volta das 10h desta sexta-feira, a comerciante estava com a filha no escritório do estabelecimetno no momento em que Sérgio entrou com uma bomba na mão. Os funcionários e Cássia conseguiram escapar, menos a proprietária. O criminoso ameaçou explodir a farmácia e um dos PMs que perseguiam o bandido atirou. Ele foi atingido por um estilhaço de bala na barriga e produtos da farmácia foram quebrados.
O assaltante, então, deu uma gravata na vítima e foi para a calçada. Ao rendê-la, com uma granada na mão, o bandido disse para Ana Cristina que ela teria que conseguir um carro para levá-lo para a "comunidade".
Segundo a comerciante, o bandido falou com os comparsas pelo telefone celular e pediu que eles voltassem para buscá-lo na farmácia. Na saída da loja, já com Ana Cristina como refém, o bandido chegou a tirar o pino da granada. Para a comerciante, foi o "momento mais tenso".
"Nessa hora pensei que fosse morrer", desabafou.
Foto: Claudio Cesar / Agência O Dia
A PM tenta negociar com o assaltante. Depois de mais de uma hora, ele acabou morto | Foto: Claudio Cesar / Agência O Dia
Enquanto policiais militares do 6º BPM (Tijuca) negociavam com o assaltante. Ana Cristina revezava momentos de pânico e rezas. Segundo a comerciante, ela nunca imaginou que havia um atirador da PM posicionado.
Assim que Ana Cristina foi feita refém, Cássia ligou para o pai, José Garrido, que fazia compras numa loja de material de construção no Recreio, Zona Oeste do Rio. Desesperado, ele seguiu em direção à farmácia, falando o tempo todo com a filha.
Ao chegar à Rua Uruguai, o trânsito estava ruim. Então ele parou o carro e pegou um táxi. Perto do local do cerco policial, quando saltava do táxi, ouviu pelo celular o barulho do tiro e a filha gritando: "Minha mãe, minha mãe". Ele pensou que a mulher tivesse sido atingida, mas logo depois a filha avisou que quem havia sido alvejado tinha sido o criminoso.
O crime
O criminoso havia tentado roubar uma kombi dos Correios. Policiais do 6º BPM (Tijuca) foram acionados e o bandido, que tentou se infiltrar entre os pedestres, mostrou uma granada. Três homens que estariam com ele fugiram.
Já na calçada, ao lado de um orelhão, o assaltante gritava que não queria ser preso novamente e que não tinha nada a perder.
"Vou explodir tudo. Quero soltá-la, ela tem família", disse o assaltante.
Foto: Claudio Cesar / Agência O Dia
Fim do terror: o assaltante é morto com um tiro de fuzil na cabeça | Foto: Claudio Cesar / Agência O Dia

Dois policiais ficaram quase 40 minutos negociando, até a chegada do tenente-coronel Fernando Príncipe, comandante do 6º BPM (Tijuca). A rua foi isolada. Por várias vezes, o ladrão falou ao telefone com uma pessoa. Enquanto isso, um atirador de elite da PM se posicionou no prédio do outro lado da rua. O militar aproveitou o momento em que a vítima se abaixou e fez o disparo que matou o bandido - ele recebeu um tiro de fuzil na cabeça.
Ao deixar o local, a Polícia Militar foi aplaudida por populares que acompanhavam o drama da calçada. A mulher, que foi levada para o Hospital do Andaraí, já foi liberada e passa bem.
"Estávamos acompanhando o bandido de perto e de longe. Tentamos uma relação de confiança, mas ele estava mostrando violência. Chegou a retirar o pino da granada e o colocou no lugar em seguida. Decidimos, então, neutralizá-lo com o disparo do sniper (atirador de elite). Tínhamos a certeza que era a hora certa de atirar. Hoje foi mais um exemplo de que estamos no caminho certo", disse o tenente-coronel Príncipe.
Sequestros marcantes
Outro caso de sequestro que marcou o Rio de Janeiro e o Brasil, foi o do ônibus 174, que fazia a linha Gávea-Central do Brasil. O crime aconteceu no dia 12 de junho de 2000 quando uma das vítimas morreu. A professora Geisa Golçalves chegou a sair do veículo na companhia do sequestrador, Sandro do Nascimento. Os dois terminaram mortos.
O tenente-coronel Fernando Príncipe, que atuou no caso do sequestro da proprietária da farmácia na Tijuca, esta manhã, também estava no caso do ônibus 174, há nove anos. Na época ele era sub-comandante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar. De acordo com Príncipe, o sucesso de hoje não pode ser comparado com a operação que terminou com dois mortos, no ano 2000. "Embora as ocorrências se pareçam, a decisão era complemtante diferente", disse ele.

noticia de: a região


ITABUNA GANHA CENTRO DIGITAL DO ESTADO

Mais três Centros Digitais de Cidadania (CDCs) serão inaugurados até sábado (26), por meio do Programa Cidadania Digital, de inclusão sociodigital do Governo da Bahia, totalizando 708 unidades já implantadas em mais de 400 municípios baianos.

A primeira inauguração será nesta quinta (24) em Feira de Santana, quando o governador Jaques Wagner e o secretário estadual de Ciências e Tecnologia, Eduardo Ramos, entregam o CDC do Observatório Astronômico Antares.

Também será aberto o Museu Antares de Ciência e Tecnologia, na Rua da Barra, nº 5, no bairro do Jardim Cruzeiro. Ainda na quinta, será inaugurado o CDC da Associação dos Contempladores da Natureza Pedesserense, no centro de Pé de Serra.

No sábado, será a vez do centro da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Itabuna. O principal público beneficiado pelo programa é de baixa renda, com quase 90% dos usuários tendo renda familiar de até dois salários mínimos.

O sistema de cadastro revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos e 93% do público freqüenta escola pública.

Cada CDC é equipado com dez computadores, uma impressora e internet banda larga. Nos últimos meses, o Programa Cidadania Digital vem imprimindo um ritmo acelerado de inaugurações, contemplando todos os Territórios de Identidade.

Com o programa, o Governo do Estado pretende tirar a Bahia do 20º lugar em inclusão digital entre os estados brasileiros.