Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

sábado, 12 de dezembro de 2009

POLÍCIA CIVIL DESMONTA MAIS UM DESMANCHE


Polícia Civil desmonta esquema de desmanche de caminhões em Itamaraju

A Polícia Civil comandada pelos delegados Charlton Fraga, coordenador em exercício da 8ª Coopin de Teixeira de Freitas e Gean Nascimento, titular de Itamaraju, finalizou na noite desta sexta-feira (11), a “Operação Pino”, que culminou na desarticulação de um “esquema” de desmanche de caminhões e caminhonetes que eram furtados ou roubados no estado do Espírito Santo e depois remontados e legalizados de forma criminosa em Itamaraju.

Como os carros procurados eram do Espírito Santo, policiais civis capixabas também participaram da operação. Tudo começou na última quinta-feira (10/12), quando compareceu à delegacia da Policia Civil de Itamaraju, o capixaba Luciano Zamprogno Pepino, morador de Vitória, relatando ao delegado Gean Nascimento que tinha visto numa determinada oficina da cidade, o caminhão Mercedes Benz 708 E, placa BUP-3987, pertencente ao seu irmão Marcellus Zamprogno Pepino, veículo furtado no Espírito Santo. Luciano Zamprogno relatou ainda que tinha sido informado que este caminhão e outros veículos furtados estavam na região extremo sul. O responsável pelos furtos e roubos dos carros seria um homem conhecido por Marquinhos Cabrito.

Com base nestas informações o delegado Gean Nascimento, titular da Polícia Civil de Itamaraju, solicitou reforço à 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil e na seqüência a “Operação Pino” foi desencadeada.

De imediato os policiais descobriram no local indicado como a central dos desmanches uma Toyota. O veiculo foi encontrado desmontado, com motor, cabine e carroceria separados. O proprietário foi informado e relatou que o seu veiculo era o único meio de sobrevivência.

Além da Toyota, foram localizados dois caminhões Mercedes Benz, com sinais identificadores adulterados trabalhando para a empresa acusada de desmontar os veículos denomina Ferrari Guinchos, com sede à rua Epitácio Pessoa, bairro Santo Antonio do Monte, região norte de Itamaraju, onde foram detidos Rangel Ferrari e Pablo Ferrari, pai e filho respectivamente. Com a continuidade das investigações ficou provado que Rangel Ferrari não tinha envolvimento com os atos ilícitos, mas por outro lado Pablo Ferrari foi autuado em flagrante inicialmente por crime de receptação e encontra-se preso no Complexo Policial de Itamaraju.

No local ainda foi localizado um outro caminhão Mercedes Benz, furtado numa cidade da região da grande Vitória, há aproximadamente um mês, já adulterado sendo “esquentado” e montado em outro veículo semelhante. O proprietário do caminhão é filho de um juiz de direito do estado do Espírito Santo. Também foram apreendidos quatro chassis de caminhões que tiveram as suas identificações retiradas. A polícia acredita que as peças são de carros furtados que estão rodando com estes números de identificação.

Com Pablo Ferrari foram encontrados dez jogos de pinos com identificações numéricas e alfabéticas, que segundo a polícia teriam sido usados para adulterar os veículos. Estas ferramentas são comumente utilizadas por criminosos que atuam na adulteração dos números de chassi de carros furtados ou roubados.

As informações levantadas pela Polícia Civil dão conta que Pablo Ferrari, em contato com ladrões de carros do Espírito Santo, encomendava caminhões e caminhonetes, “esquentava” os documentos dos veículos e vendia-os posteriormente. As investigações feitas deixam claro que esta prática deveria ocorrer por aproximadamente cindo anos.

Participaram da operação sete investigadores da Policia Civil do Espírito Santo, em conjunto com a equipe do delegado Gean Nascimento que foi comandada pelo comissário Felipe Mendes e a equipe da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas coordenada pelo delegado Charlton Fraga.

Além da oficina onde estavam os veículos furtados tinha também um galpão às margens da rodovia BR 101, próximo ao posto da Policia Rodoviária Federal, que servia para fazer pinturas e desmanches. Apesar das atividades ilícitas levantadas pela Polícia Civil, as atividades realizadas no local nunca chamaram a atenção, já que o próprio Pablo Ferrari pertence a uma família muito bem relacionada na cidade.

O caminhão Mercedes Benz 608 E, furtado em Vitória-ES., e que foi encontrado na oficina da Ferrari Guinchos de Itamaraju, pertence a empresa Marcellus Distribuidora de Água Mineral e já foi localizado descaracterizado. Os veículos recuperados ainda em condição de uso serão entregues nos próximos dias aos seus legítimos donos.

A Polícia Civil continua com as investigações pois existem suspeitas que outros veículos furtados no Espírito Santo tenham sido adulterados na Ferrari Guinchos de Itamaraju e os policiais ainda tentam prender outras pessoas envolvidas com os atos criminosos.

Enquanto isso, Pablo Ferrari, apontado como o articulador do “esquema” permanece preso na delegacia da Polícia Civil de Itamaraju à disposição da Justiça.

Por Ronildo Brito e Lênio Cidreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário