Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CRISE E A VIOLÊNCIA NAS CIDADES


Nos últimos 15 anos o Brasil vivenciou três iniciativas crises de políticas institucional que mudaram substancialmente a sua face.A cassação do mandato político do ex-presidente da Republica Fernando Collor de Mello, as denuncias do mensalão na Câmara dos Deputados, denuncias envolvendo dois ex-presidentes do Congresso Nacional que acabou tendo que renunciar do mandato político para não serem cassados e perder seus direitos políticos, sendo eles o ex-senador Antonio Carlos Magalhães Peixoto-BA falecido em 2007, Renan Calheiro-AL.No momento atual o Congresso Nacional precisa passar a limpo e varrer a casa e não esconder a sujeira debaixo do tapete.

A crise mundial que começou abalando os bancos, financeiras e grandes conglomerados de indústrias Americanas, e espalhou rapidamente pelo mundo, atingindo principalmente os países emergentes e o Brasil não poderia ficar de fora. Apesar do governo Lula, garantir que a crise era passageira e não atingiria em cheio o Brasil, que temos um superávit , para agüentar a passagem do Tsunami.

A retomada do papel estratégica do Estado nos destinos dos cidadãos principalmente da classe de baixa renda com a distribuição de cestas básicas, bolsa família, bolsa alimentação, bolsa escola, etc. Tem amenizado bastante o sofrimento de quem depende destas rendas para sobreviver e manter suas famílias. Para mim não e a solução ideal. Em vez de dar o peixe deveria dar a vara ,linha e anzol e ensinar a pescar seu próprio alimento sem precisar mendigar, criando e incentivando as industrias a contratar empregados gerando trabalho e renda..

O êxodo rural para os grandes centros urbanos e interiores das cidades de médio porte inchou as cidades e criou grandes favelas em manguezais, rodovias, moradores de ruas, em conseqüências os municípios, como Ilhéus e Itabuna já combalidos pela falta de estruturas e arrecadação cada vez menor de impostos e tributos, acabaram sendo penalizados tendo que investir mais dinheiro nos postos de saúde, hospital conveniados geração de mais leitos para abrigar os enfermos. Essas cidades não estavam preparadas para enfrentar a crise e a grande leva de pessoas que procuram as cidades em buscas de dias melhores para suas famílias , acabaram sendo obrigadas a mendigar e conviver com lixo e gerar mais lixos, depositados nas favelas e morros onde encontra abrigos, sem nenhuma condições de saneamento básicos para suas sobrevivências.

A violência e criminalidade cresce em uma proporção nunca vistas como hoje.O governo Estadual e Federal não consegue combater a onda de violência que assola o Brasil. Policiais mal remunerados, morando em favelas por não terem condições de morar em outras comunidades em local de mais segurança, acabam aliando ao trafico para proteger suas famílias ou acabam sendo assassinados barbaramente pelos traficantes que dominam o trafico nas favelas, pois são honestos e não querem se corromper com o dinheiro fácil das bocas de drogas, deixando desamparados esposas e filhos.Isso é omissão!

O governo Estadual, Governo Federal, precisam investir pesadamente na Segurança Pública e equipar as policias, Federal, Civil, Guarda Municipal,PM, com armas modernas, coletes a prova de balas, enquanto os bandidos usam armas de últimas geração os policias usam o velhos revolveres 38 ou pistolas 7,35.Se necessário for convocar as Forças Armadas, Exercito, Marinha e Aeronáutica e colocar os homens na rua para combater a criminalidade que assola as grandes medias e pequenas cidades do interior outrora pacatas mas hoje virou esconderijo de bandidos.

O prospero negocio do marcotráfico tem raízes profundas acobertados por grandes advogados pagos a peso de ouro.O marcotráfico tem que ser combatido com mais rigor prendendo o traficante e aumentando as penas de prisão. O traficante não pode ter regalias dentro dos presídios devendo ficar isolados dos demais presos ou em cadeia de segurança máxima . Não pode receber visitas intimas nem ser beneficiados com indulto, mesmo já tendo cumprido mais de 1/3 da pena, tem que ficar na prisão e isolados dos outros detentos, para que de dentro da prisão não comande o crime organizado.Proibir e coibir qualquer meio de comunicação com pessoas de fora da prisão, por meio de telefones celular,cartas codificadas.

Do jeito que as coisas tão indo, ou o Brasil acaba com o tráfico e com os traficantes, ou os traficantes acabam com a nossa juventude e com o Brasil.

Melck Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário