Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Governo está convencido do sucesso do leilão de Libra, diz Lobão

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta sexta-feira (20) que o governo está convencido do sucesso do leilão do campo de Libra, o primeiro do pré-sal sob regime de partilha e que está marcado para 21 de outubro. Ele reclamou porém de “pessimismo” de analistas depois da divulgação de que as gigantes norte-americanas Exxon Mobil e Chevron e as britânicas BP e BG decidiram ficar fora da disputa.

Lobão disse que a expectativa do governo é que entre dois e três consórcios participem da disputa pelo campo de Libra. Ele afirmou, porém, que mesmo se houver apenas um consórcio, o leilão será mantido.

“O governo está plenamente convencido do sucesso que ocorrerá no leilão de Libra, estimulado pelo interesse demonstrado pelas empresas inscritas, entre as quais algumas das maiores petroleiras do mundo”, disse o ministro, em entrevista na sede do ministério.
Ele apontou “certo pessimismo demonstrado por alguns analistas no sentido de que algumas grandes petroleiras deixaram de participar da inscrição do leilão”. Para rebater isso, o ministro afirmou que, das empresas que demonstraram interesse em Libra, 7 estão entre as 11 maiores do mundo.

“Não se poderia imaginar um sucesso maior que esse no sentido de participação de grandes empresas”, disse Lobão.
Denúncias de espionagem
Segundo o ministro, o governo não recebeu nenhuma informação apontando que a ausência das empresas norte-americanas e inglesas no leilão estaria relacionada às denúncias de espionagem do governo dos EUA contra a Petrobras.
Lobão disse que as regras do leilão estão “claramente estabelecidas”, que o governo procurou defender com elas o interesse do Brasil, mas “sem complicar a vida das empresas.”
“O campo de Libra é generoso e vai demonstrar que representa um grande marco na exploração de petróleo no Brasil e uma grande oportunidade para as petroleiras que venham trabalhar conosco”, completou.

Criação de empregos formais sobe 26,4% em agosto, para 127 mil vagas

Após ter registrado o pior mês de julho em dez anos, a criação de empregos com carteira assinada se recuperou em agosto, quando foram abertas 127.648 vagas formais, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira (20).






De acordo com o governo, as vagas formais criadas em agosto neste ano tiveram uma alta de 26,4% frente ao mesmo mês de 2012 - quando foram abertos 100.938 empregos com carteira assinada. Em julho deste ano, foram criadas apenas 41.463 novas vagas formais, uma queda de 70,9% sobre o mesmo mês do ano passado.

Prisão de mensaleiros só após fim do processo, diz procurador-geral Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/prisao-de-mensaleiros-so-apos-fim-do-processo-diz-procurador-geral-10057788#ixzz2fT7TEzhU © 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

BRASÍLIA — O novo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não pedirá a prisão dos réus condenados no processo do mensalão agora e nem mesmo depois do fim do julgamento. Numa entrevista exclusiva ao GLOBO nesta sexta-feira, o procurador-geral disse que os réus só devem começar a cumprir pena de prisão depois do trânsito em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recursos contra as condenações. Segundo ele, esta é a regra prevista em antiga jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).
— O Supremo tem uma jurisprudência remansosa, velha, de que a execução da pena se dá com o trânsito em julgado da decisão condenatória. Transitada em julgado a decisão condenatória, a prisão é decorrência lógica disso. É consequência normal, natural — disse o procurador.
Falando há pouco no ato de fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, definiu este dia 20 de setembro de 2013 como “data histórica” e a instalação da escola como “uma das mais importantes conquistas para Itabuna e região”.

Para o prefeito, a Ufesba vai impulsionar o desenvolvimento regional. Ele observou que a região ainda sofre os efeitos da crise da lavoura cacaueira e destacou a relevância dos investimentos de R$ 200 milhões para a implantação da universidade, lembrando que ela irá gerar 1.200 empregos diretos e terá uma oferta de 10.800 vagas para cursos de ensino superior.

Em seguida ao prefeito, falou o governador Jaques Wagner. Ele antecipou que a aula inaugural da Ufesba já tem data marcada: 9 de setembro de 2014.

Fã de Nickelback promete tirar o sutiã para chamar atenção dos ídolos Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/fa-de-nickelback-promete-tirar-sutia-para-chamar-atencao-dos-idolos-10063172#ixzz2fT74Ilfw © 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

RIO - A espera para ver o Nickelback em sua estreia no Brasil faz com que o fãs cometam as maiores loucuras para ganhar um abraço e até mesmo um olhar da banda. É assim que pensa Jamille Campos, que veio de Juiz de Fora especialmente para o Rock in Rio. Ela confeccionou um sutiã com o objetivo de arrancá-lo no meio do show e jogar para seu maior ídolo: vocalista e guitarrista Chad Kroeger.
— Escuto a banda desde que eu tinha dez anos — comenta Jamille. — Sempre falei para a minha mãe que eu ia jogar um sutiã. Tem muita fã que faz isso e sempre dá certo. Mas o meu sonho mesmo é tirar uma foto com ele e ouvir minhas músicas preferidas: “Someday” e “How you remind me”.
Kroeger, aliás, é casado com Avril Lavigne. Em entrevista ao GLOBO, antes de chegar ao Brasil, o baixista e irmão de Chad, Mike Kroeger, garantiu um show recheado de hits. Com 50 milhões de discos vendidos, a banda é sucesso de público, mas não tem muitos admiradores entre os críticos.

Peso de 160 kg cai e mata mulher durante exercício em academia no RS

Uma instrutora de educação física de 29 anos morreu na tarde desta quinta-feira (19) enquanto fazia exercícios em uma academia de Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul. A Polícia Civil acredita que ela tenha sofrido um acidente, mas a causa da morte será determinada pelo laudo do Departamento Médico Legal (DML). 

A vítima foi encontrada já sem vida por volta das 16h por um funcionário da academia. Ela era professora do estabelecimento, localizado na Avenida Ferreira Viana, e aproveitava o horário em que a academia fechava para os alunos, entre 12h e 16h, para treinar.

De acordo com o delegado Robertho Peternelli, a instrutora estava sozinha no momento do suposto acidente. O corpo foi encontrado caído para a frente, prensando pela barra utilizada para fazer exercícios de agachamento, na altura da nuca. Havia 80 quilos em cada lado da barra, totalizando 160 quilos de peso, diz o delegado.

“Provavelmente ela colocou muito peso, ficou sem forças nas pernas e a barra acabou caindo em cima dela. A gente acredita que ela morreu asfixiada, mas também não podemos descartar um mal súbito. A perícia vai dizer o que ocorreu”, disse o delegado.

A princípio, a polícia trata o caso como uma fatalidade. Segundo o delegado Peternelli, a hipótese de negligência por parte da academia está descartada, já que a vítima era formada em educação física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tinha conhecimento técnico para fazer exercícios sem supervisão. Ela trabalhava no local desde 2010.

Fonte: G1

Obra do Minha Casa Minha Vida vai realizar o sonho de mais 3 mil famílias em Juazeiro

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Célia Regina Carvalho, acompanhada da equipe técnica da secretaria, visitou nesta quinta-feira (19) as obras do Programa do Minha Casa Minha Vida, que irá realizar o sonho da casa própria de mais 3 mil famílias de Juazeiro.
O engenheiro responsável pelas obras do Residencial Juazeiro, localizado no bairro Itaberaba, Edivaldo Nascimento, acompanhou a visita e explicou o andamento das obras. “Estamos construindo seis apartamentos diariamente, mas esse número vai aumentar para oito unidades nos próximos dias. O ritmo está acelerado, estamos com 400 operários trabalhando no canteiro, precisamos cumprir o cronograma da obra, e a conclusão está prevista para junho de 2014”, explicou o engenheiro. O residencial terá 1.480 unidades habitacionais com infraestrutura e equipamentos públicos, como Escola, Unidade de Saúde (UBS), Quadras, Centros Comunitários e áreas de lazer.
Já as obras do Residencial Brisas da Serra, localizado no bairro João Paulo II, estão com mais de 70% das obras já estão concluídas. Serão mais 1500 casas, beneficiando quase três mil famílias do município.
“O Governo Municipal já conseguiu realizar o sonho de 2500 famílias em Juazeiro. Nesta etapa serão quase 3 mil famílias, que irão receber moradia digna com toda infraestrutura necessária, escolas, área de lazer, saneamento, pavimentação entre outros benefícios”, contabilizou Célia Regina.