A Bahia, primeiro estado da federação a promover uma conferência estadual de comunicação, reunirá durante os dias 10 e 11 de junho, no Hotel Fiesta, seus blogueiros progressistas.
O BlogprogBahia, como o evento foi batizado, pode marcar um ponto de inflexão na mídia baiana. Se a qualidade da imprensa no Brasil é sofrível, na Bahia, o caso é desesperador. A imprensa baiana é ruim. Muito ruim. Dependente da imprensa paulista e carioca, os jornais baianos apegam-se às agências de notícias do sul maravilha como forma de economizar mão de obra. As agências custam menos que o salário de bons jornalistas e os custos inerentes às boas investigações. Por outro lado, com um mercado profissional tão restrito, poucos são os jornalistas baianos que ousam criticar a imprensa local.
Firma-se aí um grande pacto de mediocridade. Ninguém critica ninguém e tudo permanece onde sempre esteve.
A concessão de veículos de comunicação às velhas oligarquias políticas deixou, também aqui, um legado de desinformação atrelado às conveniências dos coronéis locais.
Eis então que a internet possibilitou a abertura de uma brecha histórica: o cidadão comum pôde, a partir da rede mundial de computadores, furar o cerco midiático e diversificar as fontes de notícia.
Cabe aos “blogues sujos” quebrar este pacto de mediocridade e mobilizar a sociedade baiana em defesa da liberdade de imprensa e de comunicação, bem como enfrentar as oligarquias políticas que se esmeram em manter o controle total sobre a imprensa.
O Recôncavo defende, e o fará durante o BlogprogBahia, o fortalecimento do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e de outras instituições progressistas dispostas a enfrentar este debate. Criar um braço do Barão de Itararé na Bahia é um passo importante para nossa articulação nacional em defesa da liberdade de imprensa e de comunicação.
A hora é de enfrentamento. É preciso que quebremos o grande silêncio sobre a nossa própria imprensa e enfrentemos os oligopólios midiáticos de sempre. O BlogprogBahia deve encarar estas questões e consolidar uma aliança de blogueiros progressistas organizados em torno de bandeiras comuns e objetivos estratégicos.
O BlogprogBahia vem aí para romper o medo, unificar os blogueiros progressistas baianos, quebrar o silêncio e sepultar o pacto de mediocridade que impera na imprensa baiana.
Ei, apaga esse comentário, por favor! Era somente para vc verificar o equívoco do título da matéria. Afinal, é conferencia da educação ou comunicação???
Conferência Estadual de Educação??? Comunicação??? Que confusão...
ResponderExcluirEi, apaga esse comentário, por favor! Era somente para vc verificar o equívoco do título da matéria. Afinal, é conferencia da educação ou comunicação???
ResponderExcluir