Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

PREFEITO DE UBATÃ É REJEITADO PELO POVO

O prefeito Edson Neves, de Ubatã, sofreu mais uma derrota no Legislativo Municipal.
O chefe do executivo enviou à Câmara a emenda 04/2010, que pretendia fazer mudanças no Plano do Magistério.
As mudanças sugeridas pela emenda causaram revoltas nos professores. Dentre elas, a que permitia a contratação de coordenadores e diretores que não pertenciam a Rede Municipal de Ensino.
O objetivo do alcaide era inflar o quadro de funcionários da prefeitura, dando emprego aos seus apaniguados, ou seja, a medida do executivo municipal buscava transformar o município num cabide de emprego.
Apesar de controlar as emissoras de rádio da cidade, o prefeito Edson Neves vem sofrendo sucessivas derrotas na Câmara de Vereadores, e cada vez mais vê sua rejeição entre a população aumentar.

PT NÃO REFERENDA DECISÃO DE VEREADOR


O Partido dos Trabalhadores fez reunião de emergência na noite dessa sexta-feira, para tratar do Caso Vane - o apoio não autorizado a Ruy Machado na eleição da Mesa Diretora da Câmara. Mais cedo, em nota publicada aqui n'O Trombone, esse blogueiro questionou a origem do inusitado apoio - lembrai-vos que Vane votou contra a nova eleição.
Depois dos "considerandos" de praxe, a Resolução, assinada pelo Diretório Municipal do PT itabunense, é taxativa: Vane está sozinho na empreitada de eleger Ruy Machado.
O vereador teria argumentado que a chapa de Ruy é "independente", e que seria a opção menos grave, considerando as outras, que eram os Miltons, o Cerqueira e o Gramacho. Mas é consenso no PT que governismo não tem grau, e que essa chapa é tão pesada quanto qualquer outra.
"Até secretário do prefeito estava lá no restaurante, articulando", diz um mangangão do PT, se referindo à presença do secretário da Administração, Gilson Nascimento, no almoço no Rei do Pitu, onde teria sido selado o acordo.
Além de condenar o apoio do petista ao vereador do PRP, a nota do partido ainda recomenda que Claudevane Leite lance sua candidatura à Presidência."Se a gente apoiar Ruy agora, como fica nosso discurso pra 2012?", observa o mangangão.

Veja íntegra da resolução:

O Diretório Municipal de Itabuna do Partido dos Trabalhadores, considerando o processo de eleição da nova mesa da Câmara de Vereadores de Itabuna para o biênio 2011/2012; os desmandos da Câmara nos últimos meses e a importância da casa para a população de Itabuna; a importância do zelo pelas Políticas Públicas e a transparência na aplicação dos recursos; e considerando o compromisso do PT em defender uma gestão pública ética, transparente e comprometida com a defesa da cidadania.

RESOLVE:

1 - Não referendar o voto e/ou apoio favorável do Vereador do PT, Sr. Claudevane Moreira Leite, a qualquer composição para a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Itabuna, conforme veiculação na imprensa.

2 - Recomendar ao vereador Claudevane Leite lançar a sua candidatura à presidência da Câmara de Vereadores de Itabuna.

3 - Qualquer decisão do vereador diferente do que está elencado nesta Resolução é de sua inteira responsabilidade.

P.S.: Por enquanto, dos outros partidos de esquerda envolvidos no caso, o PC do B e o PSB, até agora, só se sabe de uma reação enraivada do presiente dos socilistas, José Carlos, pelo apoio sem consulta de Ricardo Bacelar ao senhor Ruy Machado. Do PC do B não se tem manifestação nem contra nem a favor, muito pelo contrário

AUTO ESCOLAS PODEM PERDER AUTORIZAÇÃO


As autoescolas de todo o país devem mostrar no período de 12 meses resultados positivos, tendo no mínimo 60% de seus alunos aprovados nos exames teóricos e práticos realizados pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).
De acordo com a assessoria de comunicação do Detran (BA), caso o índice de aprovação nas autoescolas não corresponda ao estipulado pela Resolução 358/10 implementada em agosto deste ano, as mesmas podem deixar de ter renovada a autorização para formar condutores .
Segundo o coordenador da Controladoria Regional de Trânsito (CRT) do Detran-Ba, Jorge Assis, a resolução tem como objetivo intensificar a qualidade física e acadêmica nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), para a formação de melhores motoristas, certificando uma maior segurança no trânsito.
As aulas teóricas e práticas possuem agora uma jornada máxima por dia. Com a reformulação, as aulas teóricas fixam jornada máxima de 10horas/aula de 50 minutos por dia e para aulas práticas, o limite de três aulas de 50 minutos/dia, sendo que duas delas podem ser feitas consecutivamente. A Resolução reformula mais de 200 itens a respeito da formação de condutores de veículos em todo território nacional.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

NOVA MESA NA CÂMARA DE VEREADORES

Essa sexta-feira está sendo “quente” nos meios políticos de Itabuna, já que na próxima terça-feira será realizada a eleição da nova mesa diretora da câmara. O vereador Ruy Machado (PRP), saiu na frente, já que conta com o apoio dos vereadores:
.

Wenceslau.
Vane.
Ricardo Bacelar.
Milton Cerqueira.
Didi do INPS.
Rose Castro.
Gerson Nascimento.
.
O secretário de administração, Sargento Gilson, foi o responsável pela articulação entre Ruy e Milton Cerqueira. Nesse momento o grupo de Ruy está em um hotel do litoral e deverá voltar a Itabuna apenas na segunda-feira, inclusive Gilson também está com o os vereadores.
.
Já o outro candidato é Milton Gramacho (PRTB), ele conta com o apoio dos vereadores:
.

Raimundo Pólvora.
Solon Pinheiro.
Loyola.
.
Mas está sendo realizada uma articulação para Roberto de Souza (PR) compor com esse grupo. Em seguida os vereadores Milton Cerqueira, Rose Castro e Ricardo Bacelar estão na “mira” para compor com a chapa de Milton Gramacho.

Matéria de politicos

EX VEREADOR TINHA CASO COM ÍNDIO


Edmilson Pereira de Oliveira, 32 anos, que foi vereador e lecionava na cidade, morto a facadas na última quinta-feira, tinha um romance com o índio C.B.S de 14 anos, da Aldeia indígena Catarina Paraguaçu, Pataxó Hã-hã-hãe.

De acordo com informações das autoridades policiais, Edmilson era gay e há algum tempo vinha mantendo um relacionamento homossexual com o autor do homicídio, a vítima já cumpriu um mandato de vereador sendo eleito nas eleições de 2004

Os dois estavam tomando cerveja com outro adolescente de 15 anos, no interior do Bar de Dona Zélia que fica localizado no centro da cidade.

Informações ainda dão conta que o autor do homicídio, estava dentro do banheiro e a vítima na porta, quando o índio saiu, desferiu uma facada no peito esquerdo da vítima que não teve como se defender.

Matéria do vermelhinho da difusora

POLÍCIA FECHA PONTO DE DROGAS EM ITABUNA

Danilo da Paz Reis, de 18 anos, disse que não sabe de nada.
Três pessoas foram presas pela Polícia Militar de Itabuna com cerca de 500 pedras de crack pequenas e uma inteira com cerca de 20 gramas. No mesmo local foram encontrados papelotes de cocaína, mais de R$ 100.00, em dinheiro, celulares, maquina fotográfica digital, uma balança de precisão e bicarbonato de sódio.
Todo este material estava em uma casa , no final da Avenida Itajuípe, no bairro Santo Antônio e segundo a polícia, tratava-se de uma boca de fumo pesada do local.
Todos os envolvidos estão negando a participação, sendo que uma adolescente de 17 anos, assumiu ser dona de pelo menos 200 pedras de crack.

A dona da casa,Luciana Paz, disse que é inocente.
Fotos de Gerson Teixeira
Matéria do vermelhinho da difusora

MATOU O TIO E FOI EM CANA




Já está preso o jovem Valquires Rodrigues, 18 anos, que na noite desta quinta-feira (25/11), no interior de uma casa à Rua Pedra Azul, em Itabatã, distrito do município de Mucuri, teria matado o seu próprio tio, onde ambos moravam. Ao lado do corpo no interior do imóvel a polícia encontrou a arma do crime, um revólver calibre 38, com um cartucho intacto, dois picotados e um cartucho deflagrado.
A vítima José da Conceição Rodrigues, 44 anos, foi abatida com um tiro na cabeça. O autor foi preso logo depois durante uma perseguição das policias Civil e Militar ainda em Itabatã, mas o acusado nega a autoria do crime e diz que a arma era da vítima e que possivelmente ele tenha se suicidado. Mas em tese, o delegado Sanney Simões está lhe autuando em flagrante delito por crime de homicídio.
O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal da Polícia Técnica em Teixeira de Freitas, onde foi necropsiado na tarde desta sexta-feira (26), e a equipe da médica legista Márcia Cunha constatou uma perfuração com orifício de entrada na região da orelha direita, cujo projétil de calibre 38, foi extraído alojado no cérebro da vítima.

ARROMBADORES BATMAN E ROBIN SÃO PRESOS


Ricardo Batista dos Santos Oliveira, de 19 anos, e Wesley Souza Santos, também de 19 anos, foram presos sob acusação de arrombamentos nos bairro Santo Antônio e Jardim Grapiúna, este último mais conhecido como Favela do Bode, em Itabuna.

Segundo a polícia militar, os denunciados agiam durante a madrugada invadindo casas e provocando terror nas vítimas. Um das casas que foi alvo dos acusados é localizada no Santo Antônio, onde eles roubaram equipamento de acupuntura.

Enquanto fazia o auto de reconheimento na delegacia, um comerciário concedeu entrevista ao Radar Notícias e descreveu a ação dos detidos. “O moreno ficou embaixo da minha casa e o mais claro invadiu minha casa, isso umas quatro horas. Ele estava armado com uma garrucha (arma caseira) e foi logo pedindo dinheiro e o celular", recorda.

Os envolvidos negaram as acusações e alegaram serem vítimas de perseguição policial.

Matéria do Radar Notícias

EMPRESÁRIO DE TEIXEIRA ACUSADO DE ATENTADO



O atentado contra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), desembargador Luiz Mendonça, foi a mando do agiota e empresário de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, Floro Calheiros (foto). A Polícia sergipana acredita ter solucionado o caso depois da prisão, nesta quinta (25), em Petrolina (PE), de três ex-policiais militares pernambucanos acusados de tentarem matar o magistrado. Na ação, um cabo da PM, motorista do desembargador, levou um tiro na cabeça, já teve alta, mas perdeu os movimentos do lado esquerdo do corpo e faz fisioterapia. O empresário, que seria inimigo do, está foragido da Justiça sergipana desde o dia 20 de dezembro do ano passado.
Matéria do Jornal sportnews

A CASA CAIU PARA OS HOMICIDAS DECAPITADORES



Patrícia de Jesus Leal, namorada de um dos acusados de ter decapitado Janaína Cristina Brito Conceição, 16 anos, e Gabriela Alves Nunes, 13, contou à polícia que as adolescentes assassinadas no IAPI passaram a madrugada do último dia 19 na casa dela. Após o crime, Patrícia disse que foi obrigada a dar abrigo aos assassinos.
Moradoras do Engenho Velho de Brotas, Janaína e Gabriela foram torturadas e mortas, segundo a polícia, pelos traficantes Alex Santos Silva, o Lequinho, Adriano Silva Nunes e Risolvaldo Hora Costa, o Riso. Eles já tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça. Os corpos foram desovados numa transversal da San Martin.Patrícia prestou depoimento anteontem, na Delegacia de Homicídios, mas só ontem parte do interrogatório veio à tona. Também na quarta, a polícia ouviu Rosimere Ferreira de Araújo, 20 anos, ex-namorada de Lequinho. Ela disse que não sabe o paradeiro dos acusados.Um homem encapuzado e protegido com coletes à prova de balas foi levado à 4ª Delegacia, em São Caetano, onde o duplo homicídio é investigado. A conversa entre o homem e o delegado Omar Andrade Leal não passou de três minutos. Segundo agentes, ele apontou um local onde poderiam estar os bandidos. Mas, ao chegarem ao local indicado - uma casa na rua Nova Divineia -, o imóvel estava abandonado. Ainda ontem, enquanto Patrícia era novamente interrogada - desta vez pelo delegado Omar Andrade Leal, da 4ª DP - agentes foram à casa dela, na Nova Divineia, onde encontraram uma mochila vermelha e preta, que seria de uma das jovens assassinadas.A polícia investiga a possibilidade de Patrícia ser a mulher que teria aliciado Janaína e Gabriela pela internet. No início da noite, a Superintendência de Inteligência da Polícia Civil encaminhou à delegacia dois CDs de fotos resultado de análise da memória de um dos computadores usados pelas meninas. Hoje, às 18h, será realizada a missa de sétimo dia das jovens na igreja Menino de Deus, no Engenho Velho de Brotas.

AJUDOU A POLÍCIA E AGORA CORRE RISCO DE MORTE

Dilma, Sara e Vilma: acusação de tráfico internacional de mulheres (Fotomontagem Pimenta).

Lailim Gomes dos Santos, uma das dezenas de vítimas do tráfico internacional de mulheres em Buerarema, disse temer pela vida da sua família. Ontem, Lailim concedeu entrevista ao repórter Roger Sarmento, da TV Santa Cruz, e afirmou que o convite para trabalhar como doméstica na Espanha partiu da escrivã da Vara Cível em Buerarema, Dilma Rodrigues Pinheiro.

Seriam três meses ajudando a filha de Dilma, Sara Pinheiro, que trabalharia em Reus como telefonista. A verdade só foi descoberta quando a jovem de 25 anos chegou à cidade espanhola. Ao tentar se negar a fazer o primeiro programa, Lailim teria sido advertida com a lembrança de uma dívida de 6 mil euros (13,7 mil reais) pelos “custos” da viagem e estada na Europa.

DEPORTADA

A primeira viagem frustrada de Lailim ocorreu em 26 de abril do ano passado, quando a imigração a deportou por dispor de pouco dinheiro para subsistência de três meses na Espanha. No dia 18 de maio de 2009, ela finalmente conseguiu entrar no País. Ela foi obrigada a se prostituir, além de ser mantida em cárcere privado.

Tanto Sara e Dilma Pinheiro como Vilma Pinto e Jocelma Bacelar Cardoso, apontadas por Lailim de liderarem o tráfico no sul da Bahia, estão presas no Conjunto Penal de Itabuna. Lailim diz que conseguiu fugir da Espanha por contar com a ajuda de um cliente.

INVESTIGAÇÃO NO FÓRUM

Ela denunciou todo o esquema à Polícia Federal, que iniciou as investigações e monitorou todos os passos de Dilma, Vilma e Sara e também chegou a Jocelma Cardoso. A delegada que preside o inquérito, Denise Dias, afirmou que as investigações foram feitas a partir do fórum da Comarca de Buerarema.

Conforme apurou o PIMENTA, desde ontem casas de familiares de Lailim foram desocupadas. Também foi apurado que Vilma Pinto, irmã de Dilma, poderá assumir a “culpa” pelo tráfico internacional de mulheres.

A estratégia, no entanto, pode se revelar furada, já que a Polícia Federal baseou seu pedido de prisão preventiva em investigações que contaram com o auxílio de interceptações telefônicas autorizadas judicialmente. A preventiva foi decretada pela Justiça Federal em Itabuna.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PASCOAL UM HOMEM HUMILDE E RESPEITADO

Pascoal em seu depoimento disse e comprovou com notas e depoimento inclusive dos doadores que grande parte do material era doado para sua pessoa.
Agora, pessoas no intuito de atingir a pessoa do Prefeito Capitão Azevedo ficam badalando fofocas e boatos infundados com a única missão de promoverem um sensacionalismo barato e que só gera em nossa sociedade mais tristezas e descontentamentos gratuitos.
A mansão de Pascoal que foi noticiada em matéria deste blog e da Rádio Proeves Fm nunca passou de três paredes de uma construção que fazem quase 05 anos que o servidor lutava por conseguir terminar. Agora, uma coisa é notiocias fatos e acontecimentos, outra coisa é denegrir a imagem das pessoas com proposições sem fundamentos de uma mídia sensacionalista. Prevalece a Lei que diz que todo cidadão é inocente até que se prove o contrário. ( Presunção da inocência)

FENÔMENO RARO ACONTECEU EM ITABUNA


O repórter Rai Nascimento, da rádio Difusora, foi convidado para registrar um fato inédito em Itabuna: um bezerro que nasceu com duas cabeças.
O filhote estava no curral do Sr. Antonio, localizado próximo ao semianel rodoviário, ao lado do acesso ao distrito de Mutuns.
Sr. Zé, que cuidou do caso disse, em entrevista a Rai nascimento que, em 30 anos de trabalho com o gado, nunca tinha visto nada igual.
O bezerro com duas cabeças não sobreviveu e a vaca, que gemia muito, foi sacrificada.
Muitos curiosos que se aglomeravam no local, aproveitavam para fotografar e comentar o caso.

BANDIDO MORRE NO SINVAL PALMEIRA




Em uma operação realizada na quarta-feira (24) pela Polícia Civil de Itororó, comandada pelo delegado Marcos Vinícius, o traficante Pacífico Bezerra Silva Neto, de 28 anos, foi morto com dois tiros em um confronto com a polícia. Ele fazia parte da quadrilha de "Jackson Bombom".

O tiroteio começou quando a polícia cercou a casa do traficante, no bairro Loteamento Sinval Palmeira, e deu a voz de prisão para que ele saísse com as mãos para cima. No entanto, além de ameaçar, Pacífico efetuou tiros contra a polícia, que revidou e acabou acertando o acusado com um tiro no peito e outro no abdômen. Ele foi encaminhado para o Hospital e Maternidade de Itoróro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O homem fazia parte de uma facção criminosa atuante nas cidades de Itabuna, Itapetinga e Itororó. E era acusado de ter praticado nos últimos meses na região, 12 homicídios, sendo a maioria na cidade de Itapetinga. Ele era considerado pelos moradores daquela localidade como um homem frio e extremamente violento.

De acordo com as informações do site Itapetinga Agora, o traficante é o principal suspeito de ter matado, em Itororó, Maria Creuza, de 54 anos, e a sua filha Ana Cláudia, 34 anos. Elas foram assassinadas no interior de suas residências, com um tiro na cabeça. Edvan Portela, 24 anos, foi outra vítima assassinada com dois tiros, na Praça Castro Alves, centro da cidade.

Matéria retirada do site: www.radarnotícias.com

ELEIÇÕES MOVIMENTAM O NOVO FONSECA


A associação de Moradores do bairro Novo Fonseca realizará, no próximo dia 5 de dezembro, uma eleição para escolher a nova diretoria para o biênio 2011/2012. Três chapas concorrem ao pleito, que está sendo assessorado pela Coordenação de Apoio às Associações de Moradores da Prefeitura de Itabuna.
O atual presidente, Antônio Pereira dos Santos (Toinho), que tenta a reeleição para o cargo, disse que sua principal bandeira de trabalho para o próximo mandato, caso seja eleito, é a construção de uma praça e um campo de futebol.
Ele adianta que o terreno para as construções já existe faltando apenas tocar a obra, que será realizada em parceria com a Prefeitura. Antônio conta que durante uma audiência na semana passada, com o prefeito Capitão Azevedo, também fez várias outras reivindicações consideradas prioritárias, a exemplo da obra do canal que corta o bairro. No encontro, o prefeito garantiu agilizar o processo para que a obra seja executada, a exemplo do que já vem ocorrendo em outros bairros periféricos da cidade, onde a prefeitura tem investido em obras de infra estrutura, saneamento e urbanização.

CONTAS DE MARCOS DANTAS SÃO APROVADAS


A Câmara Municipal de Itajuípe através do Decreto Legislativo 01/2010, aprovou por cinco a quatro votos as contas do Executivo Municipal exercício 2008 de responsabilidade do gestor Marcos Barreto Dantas. Na sessão ordinária realizada hoje pela manhã foram apresentados dois pareceres de autoria dos vereadores Edmilson Borges e Gilmário Costa, presidente e relator da Comissão Técnica de Finanças respectivamente, um favorável e outro contrário a aprovação das contas.
No Parecer Prévio nº. 148/2010 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia o conselheiro relator Raymundo Moreira, opinou pela aprovação, porém com ressalvas as contas do exercício de 2008. Votaram a favor da aprovação das contas os vereadores Eduardo Portela, Fábio Almeida, Gilmário Costa, Gilvan Ribeiro e Maria da Conceição Leite, já os vereadores Edmilson Borges, Gean Silva, José Carlos Mansur e Vinicyus Guimarães, votaram pela rejeição das contas.

CRACK DOMINA O BAIRRO SANTO ANTÔNIO


Uma guarnição da policia militar comandada pelo Tenente Pinheiro e pelo aspirante Farias encontrou numa casa, no bairro Santo Antonio, 300 pedras de crack (avaliadas em 3 mil reais), cocaina, bicarbonato, balança de precisão, dinheiro trocado, moedas e uma máquina fotográfica digital.
No momento da abordagem, a dona da boca de fumo, cujo nome ainda não foi divulgado pela PM, estava entregando a droga a um usuário que evadiu-se do local. Com a mulher a PM ainda encontrou uma pequena quantidade de cocaina.
Ao invadir o local os policiais tentaram, mas não conseguiram deter dois elementos que estavam no interior da casa. Eles fugiram pelas portas dos fundos.

As informações são do repórter Oziel Aragão, da rádio Difusora.

TIROTEIO E CORRERIA EM AURELINO LEAL


Dois assaltos ocorridos na manhã desta quinta feira (25) em Aurelino Leal deixaram a cidade em pânico. Três bandidos armados assaltaram a loja Ramos e, em seguida, a casa lotérica da cidade. No assalto da casa lotérica os bandidos levaram uma criança como refém, libertada em seguida.
Os assaltantes fugiram por um matagal. Vários policiais militares estão tentado prender os bandidos que, segundo os Tenentes Ramos e Ezequiel, estão escondidos em uma roça de cacau nas proximidades da BA 030.
A mãe da criança que foi feita refém, Jaci dos Santos Neves, 39 anos, que foi entrevistada no programa Realidade Atual com Jackson Cristiano, na rádio local, disse que estava na casa lotérica para sacar o Bolsa Família e ao ver a arma do bandido apontada para a cabeça do filho de apenas 7 anos, vivei momentos de terror.
Jaci, que é moradora do Beco da Gia na Ruinha em Ubaitaba, respirou aliviada ao ver o filho em seus braços, sem nenhhum ferimento.

MATOU MENOR POR CAUSA DE DROGAS

alt

Leandro confessou o crime com detalhes

Os agentes do Serviço de Investigação da Polícia Civil de Porto Seguro prenderam, em menos de 24 horas, o autor do assassinato do adolescente David Prates dos Santos, 14 anos, morto a golpes de pau e pedra.

O chefe do serviço, investigador Garcia, afirmou que a polícia chegou até Leandro Lima de Jesus, 20 anos, por meio de denúncia anônima.

A prisão ocorreu na Rua da Paz, no mesmo local onde aconteceu o homicídio. ‘Cercamos a casa. Ele estava tomando banho e ainda tentou fugir pelos fundos, mas acabou rendido e algemado’, disse Garcia.

Na delegacia, ainda visivelmente transtornado pelo efeito do crack, Leandro confessou o crime brutal.

‘Eu estava em casa quieto e ele chegou tirando onda e ainda roubou as coisas do meu irmão. Eu não queria fazer isso não’, confessou.

Leandro declarou ainda que saiu de uma clínica de recuperação de dependentes químicos a menos de dois meses.

‘Nunca matei ninguém. Mas ele ficou insistindo para eu aceitar droga. Então, dei três pauladas e depois joguei pedras e ele morreu logo’, admitiu.

ACUSADO DE ROUBAR BEBÊ É SOLTO

AURELINO LEAL - O caso do bebê registrado ilegalmente em nome de um casal do Rio de Janeiro, na semana passada.

Jéferson Fonseca, acusado de roubar a criança, foi solto na tarde desta quarta-feira (24).

Ele estava preso desde a última quinta-feira por ter falsificado documento, registrado bebê como filho dele, e roubar a criança. A mulher de Jéferson, Adriana Machado de Souza, também já foi solta.

A funcionária do hospital de Ubaitaba, Normélia Santos, acusada de ajudar a falsificar a certidão de nascido vivo, prestou depoimento na terça e foi liberada.

Ela foi afastada do hospital e, segundo o advogado, confirmou na polícia que ajudou na fraude porque soube que a criança seria abandonada pela mãe biológica, uma adolescente de 17 anos.

Três funcionários do hospital onde foi feito o registro falso foram ouvidos na manhã desta quarta.

Pela tarde, a mãe biológica também prestou depoimento. Ela confirmou que fez um acordo para doar o bebê, mas que no dia do parto desistiu. Ela afirmou que vai lutar pela guarda da criança.

PAI DE SANTO MORTO COM TIRO NA BOCA


O pai de santo Lírio Santo da Silva, 45, travesti conhecido como “Greth de Ogum”, foi assassinado com dois tiros no final de ontem, por volta de 17h30, no Centro de Abastecimento de Ipirá, no centro-norte baiano. A vítima foi morta com dois tiros dentro do seu carro, um Citroën C5, de placa, MRG-4894. Segundo testemunhas, dois homens em uma moto aproximaram-se da vítima, que estava dentro de seu carro, e efetuaram dois tiros na boca. Greth residia e atendia seus clientes na Chácara São Cosme, era casado e tinha um filho adotivo. Greth de Ogum ficou conhecido nacionalmente em julho de 2008. Na época, um travesti conhecido apenas por Marcela, que teria chegado do exterior, enganou o pai de santo lhe aplicando silicone industrial com o preço de R$ 1,2 mil. A aplicação deixou o corpo de Greth deformado.

IDOSO TIRA A ROUPA NA PORTA DE BANCO


Um aposentado de 60 anos tirou a roupa depois de ser barrado na porta que detecta metais de um banco no Centro de Vila Velha (ES), nesta quarta-feira (24). Ele ficou só de cueca diante do segurança.

Segundo a Polícia Civil, após ser barrado pela terceira vez, ele se aborreceu e tirou a roupa. Ele disse que se sentiu discriminado e que já tinha tirado todos os objetos de metal do bolso.

O aposentado, a filha dele e o gerente do banco foram parar na delegacia depois da confusão.

SAPATÃO AMEAÇA RADIALISTA JARLES SOARES

Na manhã desta quarta-feira 24,o servidor da secretaria de serviços urbanos da Prefeitura de Ilhéus conhecido pelo apelido de Sapatão,foi até a Rádio Baiana de Ilhéus entregar uma solicitação de fita do programa Informe Geral que é apresentado pelo radialista Jarles Soares.Sapatão,não teria gostado de ser chamado de puxa saco do Prefeito Newton Lima.

Diante de testemunhas como funcionários da rádio e de um vereador,Bel do Vilela,que dava entrevista na emissora, Sapatão disse ao radialista que já tinha passado do 57 anos de idade e o que vinhesse na vida era lucro,Sapatão também afirmou que era homem de morrer nos pés o que configura ameaça velada.

Sapatão responde a 8(oito)processos na Justiça Criminal,recentemente em 15 de janeiro de 2010,atropelou e matou o jovem Jhonatan Pereira Bastos de 24 anos,próximo a Praça Cairu,centro de Ilheus,no momento do acidente se constatou embriagues do motorista e em conseqüência,Sapatão ficou alguns dias preso na 7ª Coorpin.Sapatão já se envolveu em vários tiroteios e mesmo assim continua a solta ameaçando profissionais de imprensa que por algum motivo critiquem o prefeito,que é seu amigo.

FREI JOSÉ RAIMUNDO POR VAL CABRAL

Faz-se necessário esclarecer antes de tecer qualquer comentário sobre a transferência do frei José Raimundo, pároco da Santa Rita de Cássia, no próximo mês, que
não privo de sua intimidade, que não faço parte de nenhum grupo religioso, que não faço parte de nenhuma comissão pastoral, de nenhum ministério, que não trabalho nessa igreja e não tenho parentes nem aderentes que lá trabalhem, portanto, sou livre para externar a minha opinião sobre sua transferência para Porto Seguro. Eu sou apenas, um simples católico (não sou beato), como tantos outros, que aos Domingos e noutros dias religiosos, eu vou à missa agradecer a Deus por ter me concedido mais alguns dias de vida, que aumente a minha fé para que ela não seja sucumbida pelas adversidades e circunstâncias do dia a dia. Toda mudança é sofrida, por isto, quero levar-lhe a minha solidariedade, dizer-lhe que entre os seus paroquianos, muitos vêem sua mudança não como um cumprimento regimental de sua Ordem ou uma necessidade premente, mas como um ato ardiloso e político dos seus desafetos e daqueles que têm ojeriza e despeito do seu trabalho e do seu compromisso com a verdade. A mudança numa instituição é salutar, a mudança traz novas idéias, a mudança oxigena as cabeças, desde que essa mudança seja motivada e esteja embasada em princípios democráticos, que todos os membros dessa instituição sejam ouvidos, não por injunções urdidas nos bastidores ao gosto e sabor do grupo dominante, não quero dar, aqui, uma de Lutero, porque me faltam autoridade e suporte intelectual, mas urge a necessidade da nossa Igreja Católica fazer reavaliação em alguns dos seus conceitos obsoletos e normas tradicionais antes que perca mais espaço para igrejas congêneres na fé. O católico, hoje, é consciente de sua fé, não possui o perfil ignorante e ingênuo do tempo de Canudos de Antônio Conselheiro, menos ainda, do período das indulgências, das inquisições ou da “Divina Comédia” de Alighieri. O tempo dos beatos e beatas, pouco e pouco, está desaparecendo... O católico atual exige uma igreja dinâmica, interativa, compartilhada, renovada, engajada, uma igreja que se preocupe com o espiritual, mas sem perder de vista as dificuldades temporais do homem, não uma igreja intocável, fechada, apolítica, distante e indiferente. Os adversários do frei José Raimundo acusam-no de intratável, de misturar sua paróquia às lides políticas, de usar o púlpito de sua igreja para promover a eleição dos seus candidatos, ignorando o sentimento de alguns religiosos avessos à política e aos políticos. Entende-se que é justo respeitar a posição pessoal desses fiéis, principalmente, aqueles de cabelos encanecidos, premiados pela longevidade e mentes não renovadas... Por outro lado, não é justo que um líder religioso seja omisso e distante dos problemas de sua comunidade, talvez, lhe faltou vocação diplomática para conciliar as idéias do passado com as necessidades atuais, aí, sobrevieram-lhe o desgaste, a antipatia e a conspiração rasteira... No Século V, a.C., Aristóteles sustentava que “o homem é um animal político”, portanto, faz-se imprescindível ao exercício da cidadania, as políticas públicas para que não falte ao homem: saúde, moradia, educação, segurança, transporte, saneamento básico e tantas outras ações políticas necessárias à existência humana. No cotidiano frei José Raimundo é uma pessoa sociável, cordata, de fino trato. Nunca o vi esboçar qualquer gesto grosseiro na relação diária com os fiéis de sua paróquia. Todavia, muitos não aceitam um “não”, essas pessoas acham que o sacerdote é desprovido de vontade, sempre tem que dizer “sim”, mesmo com o argumento contundente de impossibilidade ou de inconveniência. Não se pode negar o trabalho, a ética, a organização e o esforço missionário e evangelizador desse homem à frente da paróquia Santa Rita de Cássia. É prazeroso visitar as dependências de sua igreja: estacionamento sinalizado, jardim, salas de reunião, sala de informática, secretaria informatizada, tudo limpo, tudo pintado, tudo iluminado (ele recebeu a igreja quase às escuras), o cumprimento celetista dos funcionários em dia, organização contábil, boletins informativos do dízimo, cumprimento dos festejos religiosos e a criação de jornal e site paroquianos, afora a campanha de reciclagem do lixo e os mutirões de saúde e prestação de serviço que atendem todos os anos milhares de pessoas e outras ações sociais. Se alguém alegar que as atividades administrativas são de somenos importância em relação às atividades espirituais, responder-se-ia com as ações espirituais: a “missa dos homens”, os missionários de Jonas, a formação religiosa dos jovens etc., etc. Não se deve confundir firmeza de atitude com mal-educado, grosseiro, destemperado, colérico, pois Jesus Cristo, também, teve atitudes firmes, necessárias, a exemplo de expulsar os vendedores que fizeram do templo de Deus, antro de comércio e perdição: “Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas...” (Mateus 21-12), ou, quando enfrentou os olhares de censura de escribas e fariseus ao encontro de Zaqueu: “E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa...” (Lucas, Cap 19, 1-6). A pretensão precípua deste texto, é dizer ao frei José Raimundo que a maioria dos seus paroquianos lastima sua remoção, mesmo os seus opositores reconhecem seu trabalho, seu dinamismo, seu desejo de justiça, sua preocupação com os pobres e sua luta pela democratização e efetivação das políticas comunitárias.

PREFEITO DE ITAPÉ NÃO FALA COM PROFESSORES


Na manhã desta quarta-feira o clima ficou tenso na prefeitura de Itapé entre o prefeito Jackson Rezende (PP), e uns professores que estavam fazendo uma manifestação.
.
Tudo começou porque o prefeito teria marcado uma reunião nesta quarta-feira com a categoria, mas momentos antes do horário marcado o advogado do prefeito desmarcou, informando que o mesmo teria que participar de uma audiência.
.
Insatisfeitos os professores foram até a prefeitura e esperaram serem recebidos, mas o prefeito estava bastante “tenso”, e demonstrou prepotência com os professores.
.
Segundo informações, o prefeito declarou que não falaria mais com os professores, trataria do assunto somente com seus advogados. Com isso os professores prometem entrar na justiça contra o comportamento do alcaide.

OPERAÇÃO NAZIREU : UM BANDIDO MORTO


Romilson Ferreira Guimarães, 41 anos, caminhoneiro e ex presidiário, é a identificação do homem que tombou em confronto com a polícia no início da noite de ontem. Além de usuário, Romilson, que mora no Antique, também era traficante de drogas. Sua esposa, que esteve na manhã desta quinta feira (24) no Complexo Policial, disse que desconhecia mais esse lado negativo do companheiro: assaltante.
O assaltante havia deixado a prisão há oito dias (recluso por quatro meses, por tráfico de entorpecente).

RELEMBRE O CASO - Uma mulher teve seu carro tomado de assalto na porta da sua residência no bairro Monte Cristo, em Itabuna, no início da noite desta quarta-feira, 24.
Dois bandidos portando revolveres calibre 38 anunciaram o assalto, os suspeitos chegaram numa motocicleta de placa policial não identificada, tomaram o veículo Gol de propriedade da vítima.
Assim que um dos bandidos levaram o veículo a jovem acionou a polícia através do 190. Rapidamente soldados da TOR, que realizam a Operação Nazirel na cidade fizeram um cerco próximo ao semi-anel rodoviário na saída daquele bairro.
O assaltante acabou passando realmente pelo local deduzido pelos policiais, mas conseguiu furar a blitz, começando assim uma perseguição até o bairro Nova Itabuna (BR-415).
Adentrando ao bairro o criminoso seguiu por uma rua bastante esburacada, ele não contava era que em alguns metros a frente uma manilha da rede de esgoto estava a “céu aberto” acabando por ficar com o carro enganchado.
Segundo os policiais o homem saiu do carro e tentou empreender fuga a pé, vindo a atirar contra a guarnição, que revidou, baleando-o. O assaltante foi levado para o Hospital de Base de Itabuna, aonde chegou sem vida.
Uma das armas usada no assalto foi apreendida e encaminhada pela delegacia, no tambor havia cinco cartuchos picotados e um deflagrado, o carro foi guinchado e está no pátio do Complexo Policial.

Matéria do radarnoticias