Páginas Notícia de Itabuna - Bahia
sábado, 12 de junho de 2010
by RICARDO RIBEIRO
A ala futriquenta e fuxiqueira da imprensa tem uma pauta fixa na cobertura da Copa. Fica de olho nos treinos da Seleção Brasileira, à espreita, ligada no menor sinal de mal-entendido, que é imediatamente noticiado como desentendimento grave, crise, mal-estar…
Ora, paciência! Quanta babaquice… Parece que a imprensa espera ver 23 marmanjos num idílio eterno, sorrindo o tempo inteiro e trocando tapinhas carinhosos. Uma pegada mais dura num coletivo, vixe!, é o fim do mundo. Se Kaká não aceita a mão solidária de Felipe Melo, é sinal de que a seleção está desunida, um “mau sinal”.
Ontem, após a cutcada de Daniel Alves em Júlio Batista, as imagens mostraram o primeiro se explicando logo em seguida sobre o lance, uma espécie de desculpa. Júlio ouvia, sem nada dizer, nem gesticulava. Em outra imagem, já na saída, Daniel continua falando com o companheiro, talvez sobre o mesmo assunto, talvez não… Mas as Fifis se alvoroçam, divulgam que houve um bate-boca.
Segundo o Houaiss, bate-boca é, nas acepções mais comuns, ”discussão agressiva; troca de palavras ásperas; bate-barba; dize-tu-direi-eu; clamor de briga; vozerio de pessoas em altercação”. Quem observa as cenas sem as palpitações ansiosas da imprensa fofoqueira percebe que essa definição não se aplica ao que houve no treino.
Pode-se sugerir que os canarinhos passem a trocar rosas, margaridas e crisântemos durante o treinos, cumprimentem-se com beijinhos e caminhem, sempre que possível, de mãos dadas. Assim as Fifis certamente não dirão mais que há desentendimento entre os craques de Dunga. Vão dizer que são umas moçoilas, mas fazer o que…
HOMEM ACUSADO DE NÃO PAGAR PROGRAMA
A Polícia Militar prendeu em flagrante sob acusação de agredir uma mulher José Antonio de Oliveira. A prisão ocorreu na tarde de ontem, 11, por volta das 15 horas, na Rua Piauí, Jardim Vitória, área central de Itabuna. Segundo a vítima, ela fez um programa sexual dia 10/06, só recebendo R$ 20,00, mas o acordo foi R$ 40,00, o restante seria pago dia no dia seguinte, quando a A.C.O.C, foi fazer a cobrança o acusado teria agredido-a fisicamente com uma paulada na cabeça e nos braços.
Uma guarnição chegou ao local do delito após denunciarem a agressão através do (190), informando a PM que uma mulher estava sendo agredida e, a vizinhança estaria ouvindo os gritos de longe. Após constatado a informação, ambos os envolvidos foram apresentados na Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM).
xilindroweb
AGORA O CASO MÉRCIA, O BRASIL ESTÁ DE LUTO
Investigação De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o GPS do carro de Bispo mostra que ele estava perto do local onde Mércia foi vista pela última vez antes de sumir. O ex-namorado alega que estava com uma outra mulher em seu carro num estacionamento de um hospital próximo a casa da avó da advogada. Além disso, a quebra do sigilo telefônico da vítima e do suspeito mostram que Bispo ligou para o telefone da ex momentos antes de ela desaparecer. É investigada a possibilidade de mais de uma pessoa ter participado do assassinato.Ainda na sexta, a equipe do delegado Antônio Olim, do DHPP, cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência dele. Foram apreendidos roupas para serem periciadas. O veículo de Mércia também passará por análise da perícia técnica do departamento. O mesmo ocorreu com o corpo de Mércia, que foi necropsiado em busca das causas da morte. Os resultados ainda não foram divulgados.
CANTOR ILHEENSE EM ESTADO GRAVE
sexta-feira, 11 de junho de 2010
TRAFICANTSE DESAFIAM A POLÍCIA E QUEIMAM CASAS
Foto: Joa Souza | A Tarde |
Traficantes invadiram e destruíram casas em Porto Seguro |
ITABUNA SUSTENTA TÍTULO DE CIDADE MAIS VIOLENTA
DIVULGADAS IMAGENS DE PEDÓFILO DE ITABUNA
ADVOGADA É ENCONTRADA MORTA
CARREFOUR AUMENTARÁ ECONOMIA DO SUL BAIANO
PORTO SUL - SIM, NÃO E PORQUÊ ?
Pessoas de toda a região e dos mais diversos segmentos se uniram na tarde desta quinta-feira, 10, numa manifestação em defesa do Complexo Intermodal de Transportes Porto Sul. O ato contou com cerca de 10 mil participantes, que apostam no projeto como uma redenção para o sul da Bahia, que há 30 anos não recebe um investimento desse porte.
Os manifestantes saíram em caminhada das imediações do estádio Mário Pessoa, seguindo pela “Rua da Linha”, Praça Cairu, Rua Araújo Pinho, Praça Coronel Pessoa, calçadões da Marquês de Paranaguá e Jorge Amado, concluindo o percurso na Praça Dom Eduardo. Neste local, representantes do movimento e autoridades que apóiam o porto fizeram discursos destacando a importância do investimento.
O ato foi organizado por organizações dos movimentos sociais, incluindo entidades como Força Sindical, Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras d Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), portuários, estivadores, comerciários, entre outras categorias. Prefeituras como as de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca, Câmaras de Vereadores e clubes de serviço, como o Grupo de Ação Comunitária (GAC) de Itabuna, também se incorporam à mobilização “É um mobilização regional, pois interessa a todos nós”, afirma o presidente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Jairo Araújo.
Apesar de pesquisas de opinião revelarem uma ampla aprovação ao projeto, uma barulhenta minoria de ambientalistas tenta barrar a construção do porto no litoral norte ilheense. Eles apontam problemas de natureza ambiental, por acreditarem que o empreendimento vai destruir uma preciosa área de Mata Atlântica.
CORONEL SANTANA AUMENTA NAS PESQUISAS
APENAS UM MENINO DE 10 ANOS ?
Por Daniel Thame.
-Filho, vai ali no mercadinho comprar um pacote de sal…
-Tô indo, mãe…
A frase é banal, repetida incontáveis vezes em lares Brasil afora, mundo afora.
O menino que atende ao pedido da mãe, vai ao mercadinho e se sobrar troco ainda compra uma bala, um doce, um chiclete.
E volta para casa, para quem sabe ganhar um ´obrigado filho´, um beijo carinhoso ou um ´agora pode ir brincar com seus amigos´.
Banalidades.
Não para Luandson, nem para sua mãe.
Banalidade no mundo em que Luandson vivia (sim, “vivia”) é a violência desenfreada, as pessoas de bem reféns dos bandidos, a morte transformada em rotina macabra.
O mundo de Luandson atende pelo nome de Pedro Jerônimo, bairro carente da abandonada periferia de Itabuna.
E Luandson, um menino de 10 anos, estudante do 4º ano do ensino fundamental numa escola pública em Itabuna, pode cumprir apenas metade do pedido da mãe.
O sal ficou pelo meio do caminho.
Pior, sua vida ficou pelo meio do caminho.
E no meio do caminho entre o mercadinho e a casa de Luandson havia não uma pedra, como no poema de Drummond, mas um tiro de escopeta. Dois tiros de escopeta, para ser mais exato.
Luandson foi executado por marginais a bordo de um carro que, na tentativa de atingir Alisson Santos de Oliveira, de 22 anos, que nem morador do bairro era, atiraram sem se importar em que acertariam.
Os tiros, que eram para Alisson, que foi ferido sem gravidade, acabaram tirando a vida de Luandson, o menino que saiu para comprar sal e não voltou para casa.
Melhor dizendo, não voltou para casa como o menino cheio de vida, com um imenso futuro pela frente, que acabara de atender ao pedido da mãe.
Voltou como um corpo inerte e sem vida.
Sem o sal, que agora, metaforicamente, arde em sua mãe como uma ferida que jamais irá cicatrizar, tamanha é a dor de perder um filho de maneira tão brutal.
E arde em todos aqueles que, indefesos, já não sabem a quem recorrer diante de uma violência que não poupa ninguém, que abate meninos no meio do caminho entra e casa e o mercadinho.
Arde em todos nós!
Chega!
Definitivamente, chega!
FILHO JOGA ÁGUA QUENTE NA MÃE
FARMÁCIAS DE ITABUNA NA MIRA DA FEDERAL
A Operação Morfeu foi deflagrada na Bahia e resultou na prisão de três donos de farmácias que comercializavam remédios contrabandeados. Mais de dez mil caixas de medicamentos tarja preta foram apreendidas em estabelecimentos na praça do bairro Santo Antônio.
Os empresários detidos são Luciene Ribeiro Suquer (Farmácia Boa Farma), Josevaldo Vieira de Oliveira (Farmácia Shalon) e Cléber Suquer Pinto (Farmácia Boa Hora), informa o repórter Costa Filho, da rádio Jornal. Os empresários vão responder por crime hediondo e inafiançável. A pena vai de 10 a 15 anos de prisão.
A operação foi comandada pela Polícia Rodoviária Federal e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
quinta-feira, 10 de junho de 2010
ALFREDO MELO AUMENTA A CAPTAÇÃO DE ÁGUA
O presidente da EMASA de Itabuna, Alfredo Melo, está mostrando que é mais de trabalho do que de “mídia”.
.
Nesta semana a empresa assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal no qual vai adquirir duas bombas de captação para o município. Com isso Itabuna passará de 600 litros por segundo, para 900 litros.
TAXISTA PEDÓFILO AGORA ESTÁ CONSTRANGIDO
PPS BEM NA FOTO
TAXISTA PEDÓFILO É PRESO EM ITABUNA
A polícia prendeu o taxista Antônio Souza Santos, o Tonho Taxista, flagrado beijando na boca de uma criança de quatro anos. As cenas de pedofilia foram captadas pelo sistema de TV da loja de conveniência dos pais da vítima. “Tonho” atua na praça da estação rodoviária de Itabuna e era conhecido da família da criança.
A prisão foi decretada pela juíza da 1ª Vara Crime, Antônia Marina Faleiros, após analisar pedido da polícia. O acusado foi preso em casa, na rua Quintino Bocaiuva, no centro de Itabuna. O taxista ameaça se matar.
PIMENTA NA MUQUECA DE ROSE CASTRO
Em mais um discurso sem noção no plenário da Câmara, a vereadora Rose Castro criticou sites e blogs que publicam notas negativas sobre ela própria e o governo Azevedo. No ápice do pronunciamento, quase provocando uma crise de risos na plateia, Rose declarou que não se importa com o que é publicado em “brogs frajutos”.
Gargalhada geral.
CÉSAR BRANDÃO LANÇA SUA PRÉ-CANDIDATURA
O radialista Nadson Monteiro foi o responsável pela abertura do evento e destacou as iniciativas de César Brandão enquanto político e como cidadão itabunense. “Responsabilidade, comprometimento e seriedade são marcas facilmente percebidas em Cesár Brandão”, destacou o radialista em seu discurso. Conhecido principalmente pelas suas ações desenvolvidas no Albergue Bezerra de Menezes, em Itabuna, César Brandão foi bastante elogiado pelos demais membros do partido. “Eu tenho orgulho de dizer que sou do PPS e que o partido escolheu César Brandão como pré-candidato a deputado estadual, pois é uma pessoa comprometida com as questões sociais”, afirma Mariana Alcântara.
O PPS é um partido de 88 anos de história, conhecido pelos projetos sociais realizados durante todos esses anos e que beneficiou de maneira significativa a população, principalmente, as pessoas mais necessitadas. Para Anderson Costa, presidente do PPS de Ubaitaba, a cidade de Itabuna precisa de um representante que conheça os problemas do município e também as necessidades do seu estado e César Brandão corresponde à altura para exercer este mandato. “Confiar em César Brandão é acreditar em uma sociedade mais justa e digna”, enfatiza.
Segundo Iaraci Dias, Coordenadora Estadual de Mulheres do PPS-BA, a população ao escolher seus candidatos deve analisar sua conduta e competência. Para ela, César será um ótimo representante político para a cidade de Itabuna, uma vez que seu esforço gira em torno de questões ligadas ao bem estar da sociedade. Durante as homenagens, o pré-candidato a deputado estadual César Brandão agradeceu o apoio e o carinho que vem recebendo não apenas dos membros do partido, mas de toda a população de Itabuna e das cidades vizinhas.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
PASTEL DE VENTO
Parece piada mais é verdade, Miralva Moitinho não conseguiu sequer sua própria eleição e arrota quer irá transferir votos para o Capitão Fábio. Resta saber de que Banco será esta transferência. A conversa dos bastidores políticos de Itabuna é que o deputado estadual Capitão Fábio (PRP), não tem muito que comemorar em relação ao apoio da presidente do PT, Miralva Moitinho.
.
Miralva foi candidata a vereadora por duas vezes e não conseguiu ser eleita, em 2008 desistiu de ser candidata e foi apoiar a Professora Juvia (PT), coincidentemente após o apoio de Miralva a candidata começou a crescer igual a “rabo de cavalo”, e não teve sequer 800 votos, coisa que o desconhecido irmão Gilmar teve 805 votos.
TIROTEIO E MORTE NO PEDRO GERÔNIMO
BANDIDO NÃO SE CRIA LIVRE EM ITAJUIPE
HOMEM ENGRAVIDOU A FILHA 7 VEZES
Pereira é suspeito de manter a filha reclusa desde que a mãe dela abandonou a família, quando a menina tinha 12 anos. O preso vivia com a filha e seus filhos-netos em uma ilha chamada Experimento, onde só é possível chegar de barco.
A polícia chegou até a ilha em três barcos e encontrou seis dos sete filhos-netos, com idades entre os 2 e os 12 anos. A filha menor, de 2 meses, tinha sido dada em adoção para outra família.
De acordo com a polícia, há indícios de que a maior das filhas-netas, de 7 anos, também sofreu abusos de seu pai-avô e há suspeita que outra menina, de 5 anos, também tenha sido estuprada por Pereira. As seis crianças nunca saíram da ilha, não sabem ler nem escrever e viviam em condições de abandono. Um deles, de 8 anos, é surdo-mudo, provavelmente por problemas de consanguinidade.
HOSPITAL DE BASE PEDE SOCORRO
Essas solicitações são enviadas por fax. Como a conta não foi paga, nem telefone nem internet funcionam no hospital itabunense. As famílias dos pacientes são obrigadas a ’se virar nos trinta’, enviando faz a partir de empresas ou de suas próprias residências. É a saúde itabunense.
PREFEITURA E CÂMARA ESTREITAM RELAÇÃO
O bom relacionamento entre o governo e o Legislativo saiu ainda mais fortalecido após encontro entre o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, e os vereadores Clóvis Loiola, Milton Gramacho, Ruy Machado, Raimundo Pólvora, Milton Cerqueira, Solon Pinheiro e Gerson Nascimento.
Eles formam a bancada governista na Câmara Municipal. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, contou também com a participação de secretários municipais e dirigentes da FICC, Fasi, Emasa e Fundação Marimbeta, órgãos da administração descentralizada.
O prefeito explicou que o objetivo do encontro foi manter os vereadores informados sobre as ações governamentais e ao mesmo tempo mostrar com transparência as dificuldades enfrentadas pelo governo: “Esta também é uma oportunidade para discutirmos as estratégias para superação de dificuldades que afetam ao executivo e ao próprio Legislativo”, completou.
Dificuldades – Azevedo lembrou que tanto ele como os vereadores estão numa linha de frente para atender as solicitações e reivindicações da população, daí a necessidade de sintonizar as ações: “Vale salientar que assumimos a Prefeitura com o município enfrentando uma crise sem precedentes, provocada por uma epidemia de dengue”.
Outro problema destacado por Capitão Azevedo foi a crise internacional enfrentada pelo governo federal que decidiu reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que se refletiu na redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e acabou fragilizando ainda mais aos municípios.
PRESIDENTE DA CÂMARA,SEXO E VIOLÊNCIA
Nem a seleção brasileira tem sido páreo para o assunto do momento em Uruçuca, município sul-baiano de pouco mais de 25 mil habitantes. Na semana passada, o presidente da Câmara de Vereadores de Uruçuca, Erivaldo Guimarães (PT), decidiu fazer um programinha diferente e se deslocou para Itabuna.
Por aqui, e longe dos olhares dos seus eleitores e munícipes, se fez acompanhar de duas belas mulheres, uma delas compromissada. Buscava umménage à trois.
No meio da estrada, às margens da BR-101, deu uma paradinha em um motel, para agitar a noite. Depois das preliminares e do primeiro tempo, o vereador foi ao, digamos, vestiário.
Ao virar as costas, segundo relatou a amigos próximos, percebeu movimento estranho. Alguém tentava lhe bater a carteira, deixada sobre a mesa. O sangue subiu e ele mandou às favas o cavalheirismo. Acarinhou a parceira de ménage com tablefes.
As pancadas do valentão soaram na administração do motel, que chamou a polícia militar. Quando a guarnição chegou ao local, Eri já havia abandonado o “campo” de jogo, na velocidade da luz. A vítima, de prenome Roberta, agradeceu a presteza da polícia, mas não deu queixa contra o valentão. A noite de amor da autoridade virou caso de polícia. Para sorte dele, livrou-se de um belo flagrante.
dopimenta