Páginas Notícia de Itabuna - Bahia
sábado, 5 de junho de 2010
MORTE VIOLENTA NO BAIRRO SÃO PEDRO
ACIDENTE MATA 16 ESTUDANTES
- O LULA É UMA FARSA
Entrevista do poeta Ferreira Gullar à Folha Ilustrada. Data 02/06/2010.
Prestes a completar 80 anos, Ferreira Gullar prepara livro inédito de poesia
Por Marco Rodrigo Almeida enviado especial a São Francisco Xavier.
“Não me sinto com 80 anos. O calendário é que fala isso. Mas não tenho essa idade”, diz, sério, o poeta Ferreira Gullar quando o assunto é seu próximo aniversário, em 10 de setembro.
A tranquilidade associada à velhice, realmente, não se aplica a ele, como sabem os leitores de sua coluna na Ilustrada.
Gullar, que lança em setembro um livro inédito de poesia, “Em Alguma Parte Alguma”, preserva intacto há mais de 50 anos o espírito crítico que faz dele um dos principais, e mais controversos, pensadores do país.
No domingo, um dia antes de ganhar o Prêmio Camões, o principal da língua portuguesa, ele participou do Festival da Mantiqueira, em São Francisco Xavier.
Logo após o debate, recebeu a Folha.
Na entrevista, fala sobre governo Lula, o comunismo, eleições presidenciais, criação poética, drogas e sexo.
Leia a íntegra:
Folha – Por sua história política, muita gente estranha o senhor ser um dos principais críticos do Lula.
Ferreira Gullar – Não é que seja um crítico ferrenho, tento ser objetivo. Eu me preocupo com o futuro do meu país. O Lula é um farsante, não merece confiança. Não entendemos o que ele faz.
Como abraçar o Ahmadinejad [presidente do Irã], de um regime que é uma ditadura teocrática, que realizou uma eleição fraudada. O povo protestou contra o resultado e o Lula disse que aquilo é choro de perdedor, como se fosse uma partida de futebol.
E o povo tá na rua, sendo reprimido, gente morrendo. Por que um presidente brasileiro vai dar apoio a um governo desse? Não entendo o interesse do Lula lá. Por que reatou relações com a Coreia do Norte? A Coreia é um regime atrasado, o povo morre de fome, muito atrasado. O povo com fome e o governo fazendo bombas. Não entendo o Lula. É um governo para enganar as pessoas.
POR FALTA DE ADEUS "TÉ LOGO"
Os deputados Capitão Fábio (PRP) e Geraldo Simões (PT) têm encontro com lideranças regionais e conversam com jornalistas neste sábado (5), às 9h, no Tarik Plaza Hotel. Será uma de prestação de contas dos seus respectivos mandatos.
Fábio concorrerá a um novo mandato na Assembleia Legislativa e Geraldo disputa reeleição como deputado federal. Os dois prometem ouvir lideranças e traçar estratégias para as eleições de 2010.
NOTA DO BLOG: Dois deputados que sinceramente não fazem falta
PRTB EXPULSA PREFEITO INFIEL
O PRTB decidiu pela expulsão do prefeito de Eunápolis, José Robério Oliveira, segundo informa o jornal A Tarde. Oficialmente, o motivo seriam as 13 denúncias de improbidade administrativas contra o gestor do município do extremo-sul baiano, mas o que circula nos bastidores é que o cartão vermelho se deve ao apoio de Robério a Wagner.
O cabra é tido como tinhoso pelos dirigentes da legenda nanica. Em 2006, enquando o partido apoiava o petista, Robério estava com Paulo Souto. Agora, o PRTB fechou com a candidatura de Geddel Vieira Lima e o prefeito está com Wagner. Ou seja, está com quem tem a caneta nas mãos. Aí, rolou um vermelho pro ‘elemento’.
Mas Robério tem uma outra versão pra história de agora: “ele sempre quis que eu desse condições de faturar com o cargo”. Rolou chantagem por parte de José Raimundo, o dirigente da legenda nanica, conforme Robério.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
ITABUNA DEFINE GRUPO PARA O PRONASCI
IRMÃ DO CACIQUE BABAU É PRESA
A irmã de Babau chegava de viagem e ao desembarcar no aeroporto de Ilhéus , recebeu voz de prisão por agentes da Polícia Federal. A índia foi encaminhada para o presídio Ariston Cardoso onde ficará à disposição da Justiça. Segundo informações extra oficiais, outras prisões deverão ocorrer nos próximos dias inclusive na região de Olivença. A PF investiga indígenas possivelmente envolvidos em fraude contra o Banco do Nordeste e outras instituições Federais.
Na madrugada do dia 10 de março, a PF prendeu Rosivaldo Ferreira da Silva, o Cacique Babau, líder da comunidade Tupinambá. Babau é conhecido como lampião tupinambá e age com violência na região de Serra do Padeiro em Buerarema. No dia 17 do mesmo mês foi transferido da superintendência da Polícia Federal em Ilhéus para o presídio de Mossoró no interior do Rio Grande do Norte.
CABANAS DE PRAIA DE ILHÉUS PODEM SER DEMOLIDAS
quinta-feira, 3 de junho de 2010
A POLÍTICA DE PINÓQUIO
Aqui em Itabuna articulador político aproveitando o período pré-campanha para se auto-promover e tentar valorização de um trabalho que sequer têm experiência. São os chamados de coordenadores "coca cola". Prometem arrancar pic-pau do "oco",mas quando são solicitados tecnicamente sobre o projeto de campanha a resposta é a seguinte: - Coloque Dinheiro na minha mão que o Sinhô vai ver voto brotar até da "ilha do jegue".
Mas, assim como tem eleitor esperto que não se deixa enganar com certas falácias costumeiras, têm certos pré-candidatos que também não se deixam enganar com esses cabos eleitorais que fazem apenas trovoada invés da chuva bendita. Como diria meu pai: - Livrai-me do mal amém
DESVIO NA BR 324 PODE DURAR 40 DIAS
H1N1: SESAB PRORROGA VACINAÇÃO
PIMENTA NA MUQUECA DO MINISTRO DO STF
Não cometi qualquer erro.
Se buscar a reparação de lesão ao direito de liberdade na Suprema Corte Brasileira, com fundamento nos princípios constitucionais da inafastabilidade da jurisdição (art. 5º, XXXV) e da exigência de imediato relaxamento da prisão ilegal (art. 5º, LXV), configura “erro”, em face de decisões manifestamente ilegais proferidas por órgãos jurisdicionais inferiores (juiz da Vara do Júri de Ilhéus, Desembargador do TJBA e Ministra do STJ), francamente, continuarei errando….
Se eu estou errado a buscar a liberdade do cidadão em face de uma prisão flagrantemente ilegal, também, cometeram o mesmo erro os Ministros Ricardo Lewandowsky (HC 91468), Gilmar Mendes (HC 90157) e Marco Aurélio (HC 96744) e Celso de Mello (HC 86.634), que, em medidas idênticas, cassaram decisões manifestamente ilegais proferidas pelas instâncias inferiores. A propósito, vale lembrar que o STF soltou os ilustres réus Paulo Maluf e o seu filho, Flávio Maluf, em caso similar, ou seja, deferiu habeas corpus, antes que o seu mérito fosse examinado pelas instâncias inferiores (vide HC 86.864-9, Rel. Min. Carlos Veloso, j. 04.11.2005).
Como o pleito de cassação da prisão manifestamente ilegal decretada contra Thadeu S. Oliveira, além do amparo constitucional, tem fundamento na própria jurisprudência dominante do STF, que não admite prisão preventiva com base apenas na gravidade do crime e no clamor público (fundamento da prisão preventiva do meu cliente), ajuizei, no dia 28.05.2010, recurso (agravo regimental) contra a decisão do Ministro Dias Toffoli para a 1ª Turma do STF, com o desiderato de cassar a aludida decisão. …
Djalma Eutímio
12 HORAS DE VÔO DE SALVADOR À ILHEUS
A última tentativa de decolar, há cerca de 30 minutos, foi interrompida porque o piloto identificou problema nos computadores do avião. Passageiros que tem como destino São Paulo estão optando por um outro voo e só devem chegar altas horas da madrugada. Os que vão para Ilhéus (ou melhor, Comandatuba) deverão seguir no mesmo avião, se o defeito for corrigido. Caso contrário, terão que ficar hospedados em algum hotel na capital baiana e prosseguir nesta quinta-feira.
Atualizando: Neste momento, o voo acaba de ser cancelado por falta de segurança.
RAMIRO AQUINO ASSUME SECRETARÍA
(Walmir Rosário)
Ainda na quarta-feira foi realizada uma reunião onde ficou definido que o substituto de Walmir será o jornalista Ramiro Aquino. O mesmo era chefe de gabinete do prefeito.
ESSA É DO POLITICOS DO SUL DA BAHIA
Policiais abastecendo a viatura e o secretário ( de amarelo) fiscalizando..
Nesta quarta-feira aconteceu uma cena inusitada em Barro Preto e o que prova que a segurança pública no estado é uma calamidade. As pessoas que foram presas na “Operação Dalila” foram depor nesta quarta-feira no Fórum do município.
.
Os acusados estão presos no presídio de Itabuna, mas depois dos depoimentos foi necessária a viatura que fazia a escolta ser abastecida de forma “medieval” na porta da prefeitura municipal.
.
Segundo informações, foi realizado um acordo e o prefeito garantiu que daria o combustível para a viatura escoltar os presos para Itabuna. Mas como não conseguiu localizar nenhum secretário, o policial que conduzia a viatura parou na porta da prefeitura.
.
Foram providenciados alguns litros de combustível, e o abastecimento foi feito na porta da prefeitura, sendo que os policiais e o secretário de administração, Eduardo Tavares, realizaram o abastecimento.
O BOLO DE AUGUSTO CASTRO
DEMISSÕES NA CEPLAC DE ITABUNA
quarta-feira, 2 de junho de 2010
TERMINA A NOVELA DE MACUCO
O então Presidente da Câmara de Vereadores de Buerarema Eudes Bonfim assumiu interinamente a prefeitura da cidade nesta manhã de quarta-feira, 2. Agora há pouco, o juiz Antônio Hygino ao lado de testemunhas assinou juntamente com o novo prefeito o termo de decisão do TRE- Tribunal Regional Eleitoral.
Eudes Bonfim tomou posse mesmo diante de muitas vaias e protesto de parte da população. Para ele, os manifestantes que se aglomeraram na frente do fórum é um “Grupinho” que, não iria atrapalhar a sua administração. “Esses que estão aí não são a maioria de Buerarema, é apenas um grupinho. Vou administrar a cidade como o povo merece”, dispara.
xilindroweb
ELEIÇÕES 2010 PESQUISAS
ADRIANO: DROGAS, ARMAS E PROBLEMAS
NÃO MANDO RECADO: MEU NOME É TRABALHO
FUNDAÇÃO MARIMBETA E A SAÚDE BUCAL
ESQUECERAM O SAUDOSO BATELÃO,MAS.....
BRASIL VENCE POR 3X0 ZIMBÁBUE
Robinho marcou o segundo gol do Brasil no amistoso (Crédito: Reuters)
O Zimbábue não parecia o adversário mais complicado para um amistoso de preparação para a Seleção Brasileira. Porém, o time africano deu muito trabalho para o Brasil no primeiro tempo da partida que aconteceu em Harare (ZIM). A vitória por 3 a 0 mostrou alguns problemas no time de Dunga, que ainda terá o jogo contra a Tanzânia, no dia 7, para testar outras opções.
Durante os primeiros 30 minutos, as principais chances de gol foram dos donos da casa. O Brasil parecia perdido, errando muitos passes, principalmente Elano e Kaká. E não adianta colocar a culpa na bola, que foi a mesma que será utilizada no Mundial. os jogadores do Zimbábue não estavam preocupados em poupar as canelas dos brasileiros, que reclamaram muito com os árbitros.
Aos 19, Ovidy Karuru perdeu a principal chance de sua seleção, e por que não dizer, da sua vida... Depois de confusão na área, a bola sobrou na frente do atacante, que, mesmo com Julio Cesar caído na sua frente, mandou muito longe. Sentindo dores, o camisa 1 do Brasil foi substituido por Gomes aos 25.
CLIMA TENSO EM BUERAREMA
O clima está tenso hoje (2) na cidade de Buerarema. A solenidade para a posse do prefeito-interino, Eudes Bonfim, está prevista para às 11 h desta manhã.
O desembargador Erseval Rocha, do TRE, solicitou à Polícia Federal que investgue os atos de vandalismo ocorrido na sexta-feira (28), na Câmara de Vereadores de Buerarema. O desembargaor criticou duramente o juiz Antônio Hygino por não ter cumprido o mandado de segurança que determinava dar posse imediata ao presidente da Cãmara, Eudes Bonfim. De acordo com a informação, o juiz Antônio Hygino, deve cumprir a determinação do TER – Tribunal Regional Eleitoral, o mais breve possível.
No último dia 28, o anúncio do afastamento do prefeito Mardes Monteiro e a posse do presidente da Câmara, Eudes Bonfim, gerou grande confusão na cidade que ficou em clima de guerra. Centenas de manifestantes tomaram às ruas da cidade e atearam fogo na Câmara. A situação só se acalmou com a chegada da Polícia Militar.
Um novo protesto está sendo aguardado para hoje, mas de forma pacífica, pois mulheres e homens já aparecem na Avenida Góis Calmon, Centro, com as caras pintadas de palhaços. “Estamos assim por que somos palhaços, Mardes Monteiro teve 53 por cento dos votos e vai assumir um que não teve nenhum”, dispara Lúcia.
A Polícia Militar já foi acionada e uma tropa maior já está na cidade para possibilitar a posse do novo prefeito.
Fonte: Radarnoticias
JUSTIÇA OUVE TESTEMUNHAS: CASO GAROTA DE PROGRAMA
A Justiça começou a ouvir, ontem, as testemunhas do Caso Camila Vieira, garota de programa assassinada pelo ex-namorado Jeferson Cabral e Silva, crime ocorrido em nove de março deste ano em Itabuna. O processo corre na Vara do Júri e Execuções Penais, comandada pela juíza Cláudia Panetta.
Na audiência de ontem, a defesa apresentou novo advogado. Sai Carlos Burgos, proibido de advogar por ocupar a Secretaria da Fazenda de Itabuna, e entra Paulo José Suzart Feitosa. De acordo com o jornal A Região, os depoimentos foram acompanhados pela mãe de Camila, Norma Lúcia Vieira.
O assassinato de Camila ocorreu no Eros Motel, em Itabuna, por volta das 22h do dia nove de março. Após discussão no apartamento do motel, Camila foi até a recepção pedir um mototáxi, ainda de toalha.
Segundo testemunhas, Jeferson pagou a permanência e, antes de sair, deflagrou seis tiros na vítima, que teve morte instantânea .
-
fonte:pimentanamuqueca
segunda-feira, 31 de maio de 2010
UMA VELA PRA DOIS...
No último sábado literalmente o deputado estadual Capitão Fábio (PRP), acendeu uma vela para “Deus” e outra para o “diabo”. Wagner chegou a Ilhéus junto com o governador Wagner. Ficou ao lado do governador por todo tempo em que o mesmo esteve na cidade.
.
Depois que o governador deixou o solo ilheense o deputado se dirigiu par a câmara de vereadores, onde estava acontecendo um evento do PMDB de Gedgel Vieira Lima.
.
Segundo informações, Fábio ficou no local por pouco tempo e teve uma conversa rápida com o presidente estadual do seu partido. Mas quando Geddel chegou ao local o Capitão “escafedeu-se” e evitou o encontro com o se desafeto. Fábio preferiu almoçar com a presidente do PT de Itabuna, Miralva Moitinho.
POLITICOSDOSULDABAHIA
PIMENTA EM BUERAREMA
Cerca de 200 pessoas participaram de nova manifestação em Buerarema. Com as caras pintadas e nariz de palhaço, elas ocuparam a frente da prefeitura e, com a chegada da polícia, se dirigiram ao fórum local. Ligados ao prefeito Mardes Monteiro, os manifestantes exigiam do juiz eleitoral Antônio Hygino uma decisão sobre quem realmente deve comandar o município.
Legalmente, a cidade está sem prefeito. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu na semana passada que o comando do município deveria retornar às mãos do prefeito-interino Eudes Bonfim (PR), presidente da Câmara de Vereadores. Com a manifestação da última sexta, a Justiça não viu condições para “passar o poder” a Eudes. Mardes, eleito em outubro de 2008, teve o registro de candidatura cassado em julho do ano passado.
DRº RICARDO RIBEIRO EM NOVO PROJETO
CORPOS AINDA SEM IDENTIFICAÇÃO
O levantamento cadavérico foi feito pelo DPT de Ilhéus que também encontrou peças de roupas das vítimas em outra fazenda ao lado.
A suspeita é de que os dois homens sofreram perseguição de uma fazenda a outra até serem assassinados com tiros de escopeta calibre 12.
Na mochila de uma das vítimas foi encontrado um cachimbo utilizado para fumar crack. a cabeça de uma das vítimas ficou completamente desfigurada.
domingo, 30 de maio de 2010
VIOLÊNCIA VIOLÊNCIA E MAIS VIOLÊNCIA
Tailan Celestino Nogueira, de 21 anos, foi atacado por dez homens armados, por volta das 20h deste sábado (29) e levou cerca de sete tiros.
O jovem era casado e morava no bairro Sarinha, mas estava no Pedro Jerônimo quando o crime aconteceu. Segundo informações dos moradores da rua Dom João, onde Tailan foi morto, os supostos assassinos fizeram um circulo em seguida atiraram na vítima.
O SAMU foi acionado, mas não tiveram mais o que fazer no local, o rapaz já havia falecido. Os homens ainda não foram identificados e por hora não se sabe a causa do crime. A polícia civil está em greve, mas espera-se que o caso seja investigado e solucionado.