Páginas Notícia de Itabuna - Bahia

sexta-feira, 5 de março de 2010

O SECRETÁRIO DO CRIME, TEM MAIS MORTES


O ex-secretário do governo de Porto Seguro Edésio Lima Dantas e os policiais militares acusados de matar os professores Álvaro Henrique Santos e Elisney Pereira Santos foram denunciados pelo Ministério Público na quarta-feira (3) pela execução do traficante Antônio Marcos Carvalho, o 'Pequeno', e do pistoleiro Rodrigo Santos Ramos, o 'Terceiro'. De acordo com o MPE, os crimes foram queima de arquivo, pois as vítimas estavam diretamente envolvidas na morte dos professores.

Segundo a denúncia, os PMs Sandoval Barbosa dos Santos e Joilson Rodrigues Barbosa, junto do motorista do secretário, o traficante 'Pequeno', contrataram três comparsas - 'Terceiro', Junior e Danilo Leite - para assassinar o professor Álvaro. O crime teria sido encomendado por conta das denúncias que o sindicalista fazia sobre o secretário e o prefeito Gilberto Abade.

Álvaro e Elisney foram mortos em uma emboscada em 17 de setembro de 2009. Depois do crime, o secretário e os policiais Sandoval, Joilson e Geraldo Silva de Almeida contrataram Marcelo Caolho, Terceiro, Junior e Joãozinho para eliminar Pequeno, que foi morto em 6 de dezembro, em um bar.

Continuando a queima de arquivo, no dia 11 de dezembro Terceiro foi morto em uma praça por Sandoval e Joilson. Ele foi atraído para o local por Joãozinho e Marcelo Caolho, que estão presos em Eunápolis. O traficante Itamar Pereira dos Santos, testemunha do processo, foi morto com 12 tiros, por ter denunciado os criminosos.
informegeral

ITABUNA TERRA DE TODOS OS CRIMES


A Polícia Militar prendeu na manhã desta sexta-feira (05), Luciano Mendes dos Santos ( de camisa) e Diego dos Santos Monteiro vulgo “Buldogue”, 21 anos.

Eles são acusados de terem assaltado a Churrascaria do Vicente, no bairro Conceição, n abordagem foi encontrado um revólver calibre 38 municiado.

Luciano Mendes que é fugitivo da cadeia pública de Buerarema assumiu ser dono da arma, os dois foram levados para delegacia de Itabuna, e devem ser transferidos para o Presidio ainda hoje.


Foto: Xilindróweb

QUANDO IREMOS DISCUTIR SEGURANÇA PÚBLICA?




Itabuna parece que vai permanecer líder no ranking de cidade mais violenta do Brasil, os números não param de crescer, uma semana aparentemente tranquila,com poucas prisões durante o dia.

Mas é anoite que a cidade fica obscura com a criminalidade, sete pessoas já morreram em menos de uma semana.

Desta vez a vítima foi, Jozuel Rodrigues, de 32 anos ou como era conhecido “Nego Tati”.

Nego Tati que tinha mandado de prisão acusado de estupro, foi morto com um tiro na barriga.

O crime aconteceu na Rua K, bairro Nova Itabuna (Ao lado da empresa Poty), a mãe da vítima inconformada chora a morte de mais um filho, pois há seis meses perdeu outro filho em um acidente automobilístico.
radarnoticias

MENOR PRESO AINDA QUER VOLTAR AO TRÁFICO

Policiais da ROTAM através de denúncia anônima se deslocaram até a Rua Monte Cristo, bairro Santo Antônio e prenderam dois irmãos acusados de tráfico de drogas.

Heldo Silva da Luz, 18 anos, e um menor de 16 anos. Ambos com passagem pela polícia foram detidos com 10 papelotes de cocaína, 01 de crack, e um pequeno frasco contendo maconha.


Também foi encontrado um papelote contendo bicarbonato de sódio, que é utilizado para misturar a droga e render mais.


O menor assumiu toda a droga e ainda afirmou “só espero ser liberado para voltar a vender”


Ainda a suspeita de eles teriam roubado uma moto Honda Bross, a alguns dias, o proprietário da moto reconheceu um dos irmãos.


radarnoticias

quinta-feira, 4 de março de 2010

ITABUNA TEM AUMENTO NA CRIMINALIDADE


Aumento da mortalidade por armas de fogo em Itabuna, tem tomado um aspecto alarmante neste mês de março. Já foram feitas seis vítimas desde o dia 26 de fevereiro até esta quarta-feira (03).
Desta vez foi assassinado, Mateus Domingos de Jesus, de 15 anos.
O jovem estava sentado na porta de sua casa, na Rua Beira Rio, bairro Nova Ferradas, quando dois homens de moto passaram e efetuaram disparos atentando contra a vida do mesmo.
Ainda com vida, Mateus foi levado para o Hospital de Base, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Ele já tinha duas passagens pela polícia, a primeira por ameaçar um professor dentro da escola e outra por porte ilegal de arma.

VEJAM IMAGENS CHOCANTES DE TIROTEIO


Benicio Souza Torres, 30 anos, foi atingido por quatro tiros, mas mesmo ferido não parou de atirar contra o rival, Márcio Luiz da Silva, 35 anos. Também baleado, Márcio tentou fugir, mas foi detido por dois conhecidos de Benício, que continuaram a persegui-lo. Estes dois, ainda não identificados, conseguiram alcançar e matar Márcio. Levado ao hospital, Benício alegou que foi baleado durante um assalto. Márcio tinha duas passagens na polícia por porte ilegal de arma. Benício também tem ficha, por porte ilegal de armas e receptação. Uma equipe do jornal O Dia, que estava no local, registrou o momento do tiroteio, que durou alguns minutos. Confira as imagens:

crédito: val cabral

3 CRIANÇAS DESAPARECIDAS EM ITABUNA?

Três estudantes estão desaparecidos desde ontem, 3, em Itabuna. São eles: Juliano de Jesus Oliveira, de 11 anos, a irmã dele, Giliane de Jesus Oliveira, de 12 e uma amiga de escola identificada como (Brenda), todos moradores do Loteamento Gegéu Rocha.

Segundo Damiana Purcina de Oliveira, mãe dos irmãos, as vítimas foram vistas pela última vez nesta quarta-feira, no horário do almoço. “Eles foram para Colégio Heraldo Tinoco umas 12h30 e não retornaram mais”, revela.De acordo com Purcina, seus filhos não têm problema de saúde e por serem evangélicos e de bom comportamento em casa, jamais imaginaria o desaparecimento. “Nunca sumiram dessa forma, nunca tive como me preocupar”, explica.

xilindroweb

MATOU A MULHER E ESCONDEU NO FREEZER


Até que ponto chega uma relação, ou até que ponto uma mulher se permite viver na companhia de certo elemento que ainda se intitula humano. Depois de uma sessão de espancamento o agressor asfixiou a esposa e colocou dentro de um congelador, ainda não sabemos se a vítima foi colocada dentro do freezer antes ou depois de vir a óbito.


quarta-feira, 3 de março de 2010

RÁDIO PROEVES JÁ DEIXA DUAS PARA TRÁS

Este blogueiro teve acesso a pesquisa realizada e anunciada pelo blog politicos do sul da Bahi, segundo consta a pesquisa foi realizada na última semana em Itabuna avaliando o cenário eleitoral e também analisando quais são as rádios de maior audiência no município. Abaixo o resultado da pesquisa sobre as rádios.
.
Difusora. 32,6%
FM Sul. 13,1%
Jornal. 10,0%
FM. 8,2%
Morena FM. 7,0%
AM. 4,9%
Nacional. 3,8%
Gabriela FM. 2,0%
FM 104,9.(Proeves) 0,8%
Rádio Aleluia. 0,6%
Novo Tempo. 0,4%

CANDIDATO FICHA SUJA TERÁ PROBLEMAS


Regra aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (2) cria mais um mecanismo para auxiliar os eleitores a escolher em quem votar nas eleições de outubro. O texto prevê a exibição na internet da certidão criminal dos candidatos, um dos documentos exigidos pelo TSE no pedido de registro da candidatura.

De acordo com o texto da resolução, os candidatos com certidão positiva terão de apresentar informações detalhadas sobre o andamento de cada processo criminal existente. As certidões serão digitalizadas pela Justiça Eleitoral e o eleitor vai poder consultar a situação criminal de cada candidato por meio do Sistema de Divulgação de Candidaturas, na página do TSE na internet.

Segundo a resolução, o candidato será obrigado a apresentar a documentação sobre o andamento de cada processo. Se ele não fornecer as informações, a Justiça Eleitoral dará prazo de 72 horas para que ele apresente os dados. O concorrente poderá ter o registro de candidatura negado por ausência de documentos exigidos no pedido de registro.

MATOU CASAL E FOI EXECUTADO ONTEM


Michael Sigala, o homem que assassinou um casal de jovens imigrantes brasileiros em 2000, na região de Dallas, foi executado nesta terça-feira (2) por injeção letal em uma penitenciária do Texas.

O condenado, de 32 anos, morreu às 18h20 local (21h20 Brasília), 16 minutos após o início da injeção letal, revelaram as autoridades.

Sigala, então com 22 anos, entrou em 22 de agosto de 2000 no apartamento de Kleber dos Santos e Lilian, recém-casados que viviam no subúrbio de Dallas.

Após matar Kleber com um tiro na cabeça, Sigala "torturou" e obrigou Lilian a ficar nua, antes de executar a jovem com dois disparos, também na cabeça, segundo o departamento de Justiça do Texas.

Sigala foi preso dois meses depois, graças a pista deixada com os objetos que roubou no apartamento e vendeu, incluindo as alianças dos jovens brasileiros.


r7

PROMOTOR CRITICA AÇÃO DA POLÍCIA


PORTO SEGURO - Em entrevista concedida à imprensa na tarde desta terça-feira (2), na sede do Ministério Público Estadual em Porto Seguro, o promotor de Justiça Dioneles Santana Filho acusou as polícias civil e militar de terem tentado atrapalhar as investigações da morte dos professores Elisney e Álvaro (presidente e diretor da APLB-Sindicato) e se mostrou revoltado com o fato dos mandados judiciais não terem sido cumpridos.

O promotor falou aos jornalistas que a Polícia Civil tentou prejudicar a apuração do caso e não quis, sequer, entregar o inquérito ao Ministério Público (MP), um trâmite que é normal. O promotor lembrou que tudo foi feito pelo MP, inclusive o pedido de prisão contra os acusados, o que poderia ter sido feito pela Polícia Civil.

Foto: Aelson Souza
Promotor Dioneles Santana acusou as polícias civil e militar de terem tentado atrapalhar as investigações
“Nós tivemos que requisitar o inquérito, ou seja, dar uma ordem para a polícia trazer o inquérito, porque não queriam mandar. Se o Ministério Público não tivesse a par da investigação, tenho certeza que ela seria fadada ao insucesso. Eles fariam de tudo para apagar as provas”, disse.

A prisão preventiva do secretário municipal Edésio Lima, dos policiais militares Sandoval Barbosa dos Santos, Geraldo Silva de Almeida e Joilson Rodrigues Barbosa - seguranças de Edésio-, e de Antônio Andrade dos Santos Júnior e Danilo Costa Leite, foi requerida pelos promotores de Justiça Dioneles Santana e João Alves da Silva Neto, em denúncia oferecida pelo Ministério Público em 8 de fevereiro.

Os mandados de prisão foram decretados um dia depois pelo juiz Roberto Costa Freitas Júnior. Os três PMs se entregaram segunda-feira (1º) no quartel do 8º BPM e os demais denunciados encontram-se foragidos.

CRIMES EM SÉRIE - Após a morte dos sindicalistas, conforme a denúncia do Ministério Público, seguiu-se uma “queima de arquivos”, quando os envolvidos passaram a ser executados sistematicamente.

De acordo com a denúncia, Antônio Marcos Carvalho dos Santos, vulgo 'Pequeno', motorista de Edésio, foi morto em 6 de dezembro pelos comparsas Sandoval, Joilson e Rodrigo Santos Ramos (vulgo Terceiro), este último teria sido assassinado em 11 de dezembro pelos policiais militares.

Já Antônio Andrade Júnior e Danilo Leite, na iminência de também serem executados, conforme explicaram os promotores de Justiça, acabam fugindo. Os policiais Sandoval e Joilson são acusados de também providenciarem a morte do traficante Itamar Pereira dos Santos, que fazia parte da quadrilha e tinha conhecimento das ações criminosas.

Em 7 de janeiro, após prestar depoimento ao delegado Evy Paternostro, que comandou as investigações e que entrou em férias na última sexta-feira (26), Edésio falou ao RADAR64 que estava lutando para que o fato fosse esclarecido, para os verdadeiros culpados pagarem e que acreditava na inteligência da polícia baiana e na Justiça.

Em nota enviada à redação nesta terça-feira (2), o prefeito Gilberto Abade falou que o secretário de Governo e Comunicação do município, Edésio Lima, foi exonerado do cargo. 'Não tínhamos outra atitude a tomar, senão exonerá-lo para permitir a necessária tranquilidade para a apuração dos fatos. Temos esperança em Deus que o apontado envolvimento não seja verdadeiro”, declarou.

O advogado de defesa de Edésio, Gutemberg Duarte, em entrevista por telefone ao RADAR64 na manhã desta terça-feira (2), garantiu que está preparando a apresentação de seu cliente, que deve ocorrer a qualquer momento.

POSSE ONTEM EM ILHEUS


Tomou posse na sessão desta terça-feira, 02 de março na Câmara de Vereadores de Ilhéus o vereador Francisco Sampaio, que assume o lugar do vereador Alcides Kruschewsky. O Médico Francisco Sampaio ocupava a primeira suplência da coligação PSB/PSDB em 2008 e assumiu o lugar de Alcides que agora ocupa o cargo de Secretário de Governo da prefeitura de Ilhéus. O parlamentar foi vereador por quatro legislaturas consecutivas, sendo presidente do Poder Legislativo ilheense na gestão de 1997 a 2000 e assume agora sua 2ª suplência. Ele na sua última disputa eleitoral obteve 1.386 votos.

SANTA CRUZ DA VITÓRIA QUEM MANDA É CHICO


Até o momento o prefeito de Santa Cruz da Vitória, Jackson Bonfim (PP), não mostrou para que foi eleito. Se a eleição fosse hoje o ex-prefeito Carlos André (PTN) seria eleito com mais de 70% dos votos.
.
A situação do município está delicada e quem manda no governo é o secretário de obras, Francisco Olavo, conhecido como Chico. O mesmo é ex-prefeito do município e foi fundamental para eleição de Jackson.

O COMPETETENTE GUSTAVO LISBOA PERMANECE


Chegou ao fim a novela na educação. O professor Gustavo Lisboa disse “sim” ao prefeito Capitão Azevedo e continuará no cargo de secretário de Educação de Itabuna. Na semana anterior ao carnaval, Gustavo chegou a entregar a carta de exoneração.


TSE MANTÉM NÚMERO DE DEPUTADO


Na sessão encerrada ao final da noite de ontem, 2, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o número atual de representantes de cada estado na Câmara dos Deputados e de integrantes das assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Se a minuta que pretendia rediscutir a distribuição na Câmara Federal e nas assembleias legislativas fosse aprovada, a Bahia passaria a ter 40 deputados federais e 64 estaduais já em 2011.

O relator Arnaldo Versiani afirmou que o tema de redefinição do número de cadeiras por estado na Câmara dos Deputados esbarra na interpretação de artigo do Ato das Disposições Transitórias da Constituição (ADTC) de 1988, que assegura a irredutibilidade da atual representação dos estados e do Distrito Federal.

Versiani lembrou que a última modificação em representação de estado na Câmara ocorreu em 1994 quando a bancada de São Paulo aumentou de 60 para 70 parlamentares devido à aprovação da Lei Complementar 78/93, que elevou o número de deputados federais de 503 para 513. Com informações do site do TSE.


pimentanamuqueca

SECRETÁRIO BANDIDO É EXONERADO


O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, decidiu exonerar o secretário de Governo e Comunicação, Edésio Lima, acusado de mandar matar os professores sindicalistas Elisney Pereira e Álvaro Henrique. Desde a segunda, 1º, Edésio é considerado foragido, pois uma prisão preventiva foi decretada e – até o momento – ele não se entregou à polícia.

Em nota, Gilberto Abade disse que o seu governo não tinha outra atitude a tomar que não fosse a exoneração do secretário, “para permitir a necessária tranquilidade para a apuração dos fatos. Temos esperança em Deus que o apontado envolvimento não seja verdadeiro”. Edésio é o braço-direito de Abade.


pimentanamuqueca

ABANDONOU VEÍCULO E SUMIU NA LAPA DO MUNDO

Este homem, Mauricio Oliveira Santos, residente em Vitoria da Conquista é o verdadeiro dono de um veiculo Montana de placa policial JOY 6967 que foi abandonado na rua principal do bairro Armandão em Ubaitaba no inicio deste ano.
Mauricio saiu de Vitoria da Conquista no dia 19 de janeiro deste ano, abandonou o veiculo em Ubaitaba e desapareceu. A família está bastante preocupada.

AS DROGAS SÓ LEVAM A MORTE E AO PRESÍDIO

Em uma das semanas mais violentas de 2010 em Itabuna, onde já foram registrados quatro assassinatos, o Rabecão foi a surpresa da vez.
O DPT que a vários meses vinha trabalhando sem o veículo próprio para remoção dos corpos, e recebia quase sempre o apoio da Funerária Santa Cruz para tal trabalho, na noite desta terça-feira (02) voltou a ativa com um novo Rabecão, para o levantamento do corpo de mais um jovem “morto pelo crack”.
Vítima de um assassinato a queima roupa, o jovem de pré-nome Cleiton, vulgo “Índio” foi alvejado com seis tiros em frente a Escola Municipal Bispo Dom Ceslau, no bairro Maria Pinheiro.
Índio que vivia em uma área conhecida como “Baixa Fria” a poucos dias estava em um centro de recuperação para drogados, e era bastante conhecido pela polícia por praticar pequenos furtos.
Dívidas a traficantes é a causa mais provável do assassinato.

radarnoticias

FUNCIONÁRIOS DA TRIFFIL SÃO PRESOS ROUBANDO

A Polícia Civil de Itabuna prendeu dois homens sob acusação de furtarem cerca de 900 peças de roupas da fábrica Trifil/Itabuna.
Conforme as informações policiais, o trabalho vem sendo Intensificado acerca dos desvios e furtos de produtos da Empresa.
Os acusados que são funcionários da fábrica, colaboraram com a polícia e entregaram cuecas, calcinhas e meias que já estavam nas mãos de receptadores.
Segundo a polícia, as investigações continuam, a fim de encontrar outros suspeitos que estariam fornecendo roupas furtadas na referida empresa.
Os indivíduos foram ouvidos e foram liberados para responderem em liberdade.

xilindroweb

CLEITON VULGO "ÍNDIO" É ABATIDO A TIROS


Em uma das semanas mais violentas de 2010 em Itabuna, onde já foram registrados quatro assassinatos, o Rabecão foi a surpresa da vez.
O DPT que a vários meses vinha trabalhando sem o veículo próprio para remoção dos corpos, e recebia quase sempre o apoio da Funerária Santa Cruz para tal trabalho, na noite desta terça-feira (02) voltou a ativa com um novo Rabecão, para o levantamento do corpo de mais um jovem “morto pelo crack”.
Vítima de um assassinato a queima roupa, o jovem de pré-nome Cleiton, vulgo “Índio” foi alvejado com seis tiros em frente a Escola Municipal Bispo Dom Ceslau, no bairro Maria Pinheiro.
Índio que vivia em uma área conhecida como “Baixa Fria” a poucos dias estava em um centro de recuperação para drogados, e era bastante conhecido pela polícia por praticar pequenos furtos.
Dívidas a traficantes é a causa mais provável do assassinato.

radarnoticias

ACUSADO DE MAIS DE 16 ASSASSINATOS

O acusado afirma que não conhecia a vítima

O acusado de ao menos 15 assassinatos na região, o “Charles Lopes Teles Andrade, mais conhecido como “Charlinho”, de 23 anos, morador do bairro Odilon, em Itabuna, foi transferido para o presídio no final da tarde de ontem (2). Desta vez, o investigado seria autor da morte de Uemerson Aragão dos Santos, o Psicose”. O crime aconteceu próximo ao campo de futebol do Nova Ferradas na semana passada.
“Charlinho” foi preso pela polícia de Itapetinga, quando trafegava pelo município de Itororó no último domingo (28) a noite, logo após o homicídio cometido.

Em entrevista ao blog
Xilindró, ele nega todas as acusações e afirma não ter cometido nenhum assassinato. “Já fui preso com revólver, isso sim, mas agora, não fiz nada rapaz”, esquiva-se.
Quando questionamos outros crimes que a polícia atribui a “Charlinho”, ele dar risadas e nega. “Não tenho nada com essas mortes aí que estão dizendo que são minhas”, revela.
O preso da justiça passou quatro meses no presídio da cidade sob acusação de tráfico de drogas e agora está de volta acusado de assassinato.

xilindroweb

terça-feira, 2 de março de 2010

INACREDITÁVEL CHUVA DE PEIXES NA AUSTRÁLIA


Nem os mais adeptos ao catolicismo esperavam o fato que surpreendeu os moradores da cidade de Lajaman, no norte da Austrália. Na segurança de seus lares, os habitantes da região tiveram seus telhados alvejados por uma chuva de peixes em pleno deserto. Muitos ainda estavam vivos e se debatiam no quintal das casas. Os 650 residentes da região desértica chegaram a cogitar que se tratava do fim do mundo. "Achei que estivesse ficando maluca, que o mundo estava acabando", afirmou Christine Balmer ao site NT.co.uk. Meteorologistas apontam que a inusitada tempestade foi efeito de um tornado que arrastou os animais dos lagos mais próximos da área. Exaltados com o acontecimento, muitos dos lajamanenses pegaram alguns pescados para comprovar o acontecimento e não ficar com fama de propagadores de “história de pescador”.

ROBINHO VOA E SELEÇÃO DECOLA




Atacante faz um gol e dá passe para outro na vitória do Brasil no último amistoso antes da Copa
Uma vitória com o brilho de Robinho. O Brasil não deu show, mas jogou o suficiente para vencer a Irlanda por 2 a 0, nesta terça-feira, no Emirates Stadium, no frio de Londres, na Inglaterra. Foi o último amistoso da seleção antes da convocação para a Copa do Mundo da África do Sul, que vai acontecer em maio, no Rio de Janeiro. Fábio Capello, técnico da Inglaterra, foi ao estádio acompanhar a partida e estudar o Brasil.

De bem com a vida após a volta ao Santos, Robinho foi o principal jogador da seleção brasileira. No primeiro tempo, ele fez a jogada que resultou no primeiro gol, que foi contra do irlandês Keith Andrews. No lance, o atacante brasileiro estava impedido. Já no segundo gol, Robinho tabelou com Grafite e deu um toque de quem sabe no canto esquerdo do goleiro Given.

Robinho comemora o primeiro gol brasileiro contra a Irlanda no amistoso disputado em Londres, na Inglaterra
O amistoso fez parte de uma campanha liderada pelo vocalista do U2, Bono Vox, para o combate da Aids, tuberculose e malária no continente africano. Os jogadores entraram em campo usando cadarços vermelhos nas chuteiras como uma forma de divulgar a ação, que é conhecida mundialmente como RED. Todo o lucro proveniente da venda dos cadarços é doado. Além disso, a bola e as redes dos gols também eram vermelhas. O duelo também marcou a estreia do uniforme que a seleção vai disputar a Copa do Mundo de 2010.

Em três anos e meio de trabalho, a seleção brasileira sob o comando de Dunga atuou 53 vezes, com 37 vitórias, 11 empates e cinco derrotas. O grupo conquistou a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações em 2009. O treinador testou 70 jogadores e agora vai escolher os 23 que vão disputar a Copa do Mundo na África do Sul.

PREFEITURA DE ITABUNA FAZ ACONTECER


Como parte da sexta etapa do mutirão contra a dengue, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano retiraram, nos bairros do Antique, Monte Cristo e Santa Inês, sábado (27), cerca de 120 toneladas de lixo e entulho. O trabalho mobilizou retroescavadeira e três caçambas, além de uma equipe de apoio que ajudava com a remoção manual dos detritos.
Durante o mutirão do último final de semana, a empresa Marquise também participou, utilizando um caminhão compactador de grande porte e unidade de apoio para a coleta de garrafas plásticas, copos e pneus. A mesma ação ocorreu nos outros cinco mutirões, promovidos desde janeiro.

SECRETARIA DE SEGURANÇA "PARTICULAR"

(Dioneles, o promotor que pediu as prisões)
PORTO SEGURO - Cópias dos mandados de prisão preventiva expedidos contra o ex-secretário de Governo e Comunicação de Porto Seguro, Edésio Ferreira Lima Dantas, e mais cinco pessoas acusadas de participarem do assassinato do presidente da APLB/Sindicato, Álvaro Henrique Santos, e do sindicalista Elisney Pereira Santos, em setembro de 2009, foram enviadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco) para a Superintendência de Inteligência da Secretária de Segurança Pública (SSP) desde o último dia 10 de fevereiro

A informação foi dada pela promotora de Justiça Ana Rita Nascimento, que disse ter estranhado uma nota expedida pela SSP, noticiada pela imprensa, afirmando que a Polícia Civil só teria sido comunicada oficialmente na segunda-feira, dia 1º, sobre os mandados de prisão contra os suspeitos das mortes dos professores.

“Como é de praxe, já que o MP trabalha em parceria com a Secretaria, remetemos imediatamente as cópias dos mandados de prisão para a Superintendência de Inteligência, para que fosse designada uma equipe de inteligência para ir a Porto Seguro efetuar as diligências necessárias à localização dos alvos e de suas residências, para posterior cumprimento dos mandados de prisão dos denunciados, através da organização de uma operação entre a SSP e COE, como sempre acontece”, explicou a coordenadora do Gaeco.

A prisão preventiva do secretário municipal Edésio Dantas, dos policiais militares Sandoval Barbosa dos Santos, Geraldo Silva de Almeida e Joilson Rodrigues Barbosa, e de Antônio Andrade dos Santos Júnior e Danilo Costa Leite, foi requerida pelos promotores de Justiça Dioneles Santana e João Alves da Silva Neto, em denúncia oferecida pelo Ministério Público em 8 de fevereiro. Os mandados de prisão foram decretados um dia depois pelo juiz Roberto Costa Freitas Júnior. Os três PMs se entregaram ontem no quartel do 8º BPM e os demais denunciados encontram-se foragidos.

Em 17 de setembro de 2009, os denunciados renderam a mãe do sindicalista Álvaro, obrigando-a a atrair o professor para o sítio onde reside sob a alegação que o filho da vítima estaria passando mal. Álvaro partiu desesperado para o local, acompanhado do sindicalista Elisney, na tentativa de socorrer seu filho. Chegando ao sítio, “as vítimas foram abatidas impiedosamente, sem qualquer chance de defesa”, denunciam os promotores de Justiça.

radar64

AS PULSEIRINHAS DO SEXO


ESTOURO
Adolescentes com as “pulseiras da amizade”. Arrebentar a de outra pessoa é um convite à intimidade

Os jovens aderem à moda dos braceletes coloridos – muitos deles sem saber de seu significado erótico
São pulseiras comuns, que qualquer garota usaria para ir ao colégio, feitas de silicone, em cores vibrantes e de aparência inocente. Mas nos últimos dias passaram a deixar muitos pais preocupados com rumores sobre seu verdadeiro significado. Segundo um modismo que surgiu na Inglaterra e chegou ao Brasil recentemente, arrebentar a pulseira de determinada cor obrigaria o portador da pulseira a se submeter ao ato correspondente àquela cor. Pulseira amarela, por exemplo, equivaleria a um abraço. Pulseira preta, a sexo.
Não se sabe como surgiu esse código nem como ele se espalhou entre os adolescentes. Na Inglaterra, as pulseirinhas ganharam o nome de shag bands (algo como “pulseiras da transa”). Lá também surgiu o jogo chamado “snap” (estouro, na tradução do inglês) e o dicionário de cores . O assunto chamou a atenção da imprensa e virou motivo de alarde entre pais e educadores quando crianças do ensino fundamental começaram a usar as pulseiras.
Não demorou muito para a novidade se espalhar pela internet e chegar ao Brasil. Redes sociais como Orkut e Facebook têm comunidades dedicadas aos fãs das pulseiras. Uma delas já reunia 40 mil seguidores na semana passada, a maioria perfis de crianças e adolescentes. Embora seja comum encontrar jovens com o braço carregado de pulseiras, parte deles parece desconhecer seu significado. “Eu parei de usar quando descobri, mas vejo um monte de meninas do fundamental usando sem saber”, diz a estudante Bárbara Campos, de 15 anos, aluna de um colégio particular de São Paulo. Seu namorado, no entanto, ainda carrega três pulseiras no pulso: uma preta, uma branca e uma vermelha. “Se outra menina estourar as pulseiras dele, eu vou ficar muito brava.”
Vendidas por camelôs em qualquer cidade grande brasileira, a novidade ficou conhecida por aqui como pulseira cool (legal, na tradução do inglês), pulseira da amizade ou pulseira da malhação. Um pacote com 20 unidades, de cores sortidas, custa cerca de R$ 1. Entre os mais jovens e os que não levam o sentido do snap a sério, as pulseiras também resumem o “currículo” sexual da pessoa. Vale a mesma regra das cores: quem já fez sexo pode exibir sua pulseira preta. Os mais “populares” costumam usar a cor dourada.