Páginas Notícia de Itabuna - Bahia
sábado, 22 de agosto de 2009
A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR
O BLOG DO ANO - O BLOG DE LULA
COELBA - PANE EM ITABUNA E ILHEUS
O município de Ilhéus, no sul da Bahia, está sem energia elétrica desde as primeiras horas da manhã deste sábado, 22. A pane, que atinge quase toda a cidade, foi causada por um problema técnico na linha de transmissão da Chesf, segundo a assessoria de imprensa da Coelba.
FERIADO CHUVOSO E COM ACIDENTES NA BAHIA
REUNIÃO DO PPS NESSA SEGUNDA FEIRA NA SEDE DO PARTIDO
ALFREDO MELO - UMA PRESIDÊNCIA DA EMASA DESGASTADA
DRº VIEIRA UM INCANSÁVEL NA BATALHA PELA SAÚDE
MAIS UM PEDÓFILO PRESO EM ITABUNA
PM prende homem por abuso sexual
A menor de iniciais I. D. F, seria a mais nova vítima da corrupção de menores no local.
O delegado plantonista atuou o indivíduo em flagrante.
EX-VEREADOR MATA ESPOSA E SE MATA
EX-VEREADOR MATA ESPOSA E COMETE SUICÍDIO
Ex-presidente da Câmara Municipal de Castro Alves, o ex-vereador Izo Rebouças teve um fim trágico nesta manhã. Ele matou a esposa, Rosa Rebouças, e cometeu suicídio logo em seguida. O crime teria ocorrido na frente de um dos filhos do casal, segundo informações do Política Livre. Os corpos foram encaminhados para Santo Antônio de Jesus para autopsia. Os sepultamentos devem ocorrer amanhã.
POLÍCIA X polícia
Parte da diretoria do Sindicato da Polícia Civil da Bahia (Sindpoc) esteve em Itabuna e Ilhéus essa semana. Na manhã de ontem, o presidente Carlos Silva fazia uma reunião com os agentes e chefes de cartórios da polícia civil de Itabuna, explicando os avanços alcançados pela categoria este ano. Até aí, era permitida a presença da imprensa.
Quando a pauta esquentou, os repórteres foram convidados a se retirar da assembleia improvisada. Mas, depois, os motivos foram explicados.
O sindicato marcou posição contra os chamados X-9, que, nesse caso, vem a ser aqueles ‘agentes’ indicados por políticos e que trabalham como policiais em diversas cidades Bahia afora.
A posição adotada pelo Sindpoc: prisão para eles. “Não podemos aceitar esses policiais ‘calças-curtas’ entre nós, portando arma e dizendo que é polícia. Quer ser polícia, faça um concurso”, disparou Carlos Silva.
Será uma briga interessante, do sindicato contra as forças políticas em pleno período eleitoral.
(pimentanamuqueca)
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
ITABUNA CANTEIRO DE OBRAS - ALELUIAS
Prefeitura abre edital de licitação para construção de novas casas populares
ACUSADOS DE MORTE SÃO APRESENTADOS
Acusados da morte do deputado Maurício Cotrim são apresentados
Foram apresentados nesta sexta-feira (21), na Secretaria de Segurança de Segurança Pública, em Salvador, os dez acusados de ter envolvimento no assassinato do ex-deputado Maurício Cotrim, em setembro de 2007. Eles foram presos na quinta-feira (20), em Itamaraju e Teixeira de Freitas, no sul do estado.
O corpo de Maurício Cotrim Guimarães que estava enterrado em Teixeira de Freitas foi exumado no dia 11 de julho para realizar uma nova perícia. Investigações da 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Teixeira de Freitas), indicam que Cotrim teria tomado empréstimos de R$ 100 mil com ciganos, em 2004, a pedido de Frei Dilson Santiago, então candidato a prefeito da cidade.
O não pagamento da dívida teria provocado a execução. Outras seis pessoas ligadas ao ex-deputado foram assassinadas depois dele. Entre as vítimas está sua esposa.
POLICIAL CIVIL SE MATA DENTRO DO BANHEIRO
DIA DA INFÂNCIA
SEGUNDA-FEIRA, 24 DE AGOSTO É DIA DA INFÂNCIA
ÊÊÊ MEU AMIGO CHARLIE BROW..ÊÊÊ MEU AMIGO VAL CABRAL
Val Cabral, voz do rádio
HOSPITAL DE BASE ESTÁ NA UTI
MECÂNICO ATROPELA DEFUNTO
PORTO (IN) SEGURO O TOUR DO CRIME
DRº RUY DÁ ADEUS AO PT
Surpresa geral. Assim as lideranças locais do PT, ouvidas pelo Jornal Bahia Online, reagiram à notícia da desfiliação do médico Ruy Carvalho do Partido dos Trabalhadores. Mais que surpresa, alguns manifestaram, até, dúvida em relação à idoneidade da informação. “Isso deve ser invenção da imprensa”, sugeriu o ex-presidente do Diretório Municipal do PT em Ilhéus, Ednei Mendonça.
Os vereadores Paulo Carqueija e Alisson Mendonça também se mostraram surpresos. Outro que também se manifestou foi o médico Antônio Carlos Rabat, recém-filiado ao PT ilheense. “O partido é muito associado ao Dr. Ruy. É um nome forte, em quem o PT iria apostar suas fichas para deputado.
POLICIA "DESPREPARADA" ATIRA E MATA JOVEM
Estudantes do município de Curaçá protestaram na manhã desta sexta-feira, 21, contra a morte da estudante Adinair Oliveira da Silva, 20 anos. A jovem foi atingida na cabeça por um tiro disparado pelo policial militar Tadeu Pereira Marques, quando passava, dentro de uma Topic, por uma barreira policial na BA-210, que liga Juazeiro a Curaçá.
O pai da vítima, o PM aposentado Adelar Alves da Silva, disse que o motorista da Topic em que a filha viajava, Wilson Lopes, contou que uma viatura da PM estava à margem da rodovia sem o giroflex ligado. Ao avistar o veículo, Lopes teria, segundo o pai da estudante, reduzido a velocidade.
Três policiais teriam participado da abordagem, sendo que dois reconheceram o veículo que faz o transporte de estudantes, mandando o veículo seguir. Mas o PM Tadeu Marques, que é mais novo no cargo e trabalha há oito meses na coorporação, apontou a arma em direção à Topic e atirou, atingindo a jovem, que estava dormindo três cadeiras atrás do motorista.
Após o disparo, o condutor parou o carro e avisou aos policiais que uma pessoa tinha sido atingida. Os PMs levaram a jovem na viatura até um hospital em Curaçá, mas ela já chegou morta. Os dois PMs que acompanhavam o militar Tadeu Marques o prenderam imediatamente e levaram para a delegacia de Curaçá, de acordo com o delegado Reginaldo César Cabral.
O delegado afirmou ainda que o PM alegou que o tiro foi acidental. O Comandante Regional Everaldo Mendes disse que o militar não soube informar como e porque a arma disparou.
Catorze pessoas estavam no veículo no momento do crime. Além da estudante, ninguém mais ficou ferido, mas o motorista da Topic está em estado de choque e encontra-se sedado em casa. O corpo da jovem será enterrado nesta tarde no cemitério do município.
SALVE O PLANETA
Eles vão deitar juntos pelo planeta
O Greenpeace está convidando seus militantes e simpatizantes a deitarem juntos em nome do planeta. No chão. No meio da rua. A deitada coletiva vai acontecer no sábado que vem, em três cidades simultaneamente. A ideia de deitar no chão é para simbolizar o perigo de morte da degradação ambiental.
Se você quiser participar, ou assistir, ou evitar a confusão, prepare-se.
Os endereços são:
São Paulo – Lado de fora da estação do metrô Brigadeiro
Rio de Janeiro – Lado de fora da estação do metrô da Carioca
Salvador – Na frente do Colégio Sartre Coc da Graça
JUSTIÇA CONVALIDA CRIME AMBIENTAL DA COELBA?
“Fui preso por defender minha reserva de mata atlântica”
O baiano Norberto Hess foi preso ao tentar defender sua reserva ambiental particular dos tratores da companhia elétrica do Estado. Isso aconteceu na semana passada, no município de Maraú. Hess, ex-secretário do Meio Ambiente da cidade, foi parar na delegacia ao tentar impedir que a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) derrubasse irregularmente parte da floresta que compõe sua reserva particular.
Na foto acima, Hess está algemado na entrada de sua propriedade, onde fica a reserva particular de patrimônio natural (RPPN) que ele tentava defender. Abaixo, a imagem de um dos tratores da Coelba derrubando a floresta dentro da reserva.
Desde 2006, a Coelba e Hess vêm negociando a área que, segundo a companhia elétrica, precisa ser derrubada para a passagem de uma linha de transmissão de energia na região. Essa linha visa à expansão do sistema elétrico da região de Itacaré e da Península de Maraú. Para a Coelba, a obra é importante por se tratar de uma área de grande apelo turístico e que, segundo ela, já teria sido declarada pela Agência Nacional de Energia Elétrica como linha de utilidade pública.
Só que para levar a energia a essa região, parte da Reserva Particular do Patrimônio Natural Jureana, na qual Hess protege o que sobrou da mata atlântica baiana, precisaria ser desmatada. Hess tentou, mas a Coelba disse que um desvio na rota de 3 ou 4 quilômetros seria economicamente inviável. E, segundo Hess, a companhia não estaria disposta a negociar alternativas.
A Coelba alega que um estudo ambiental da área foi submetido ao Ibama e à Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia e que nenhuma irregularidade foi notificada. A partir disso, foi determinado que uma faixa de 15 metros seria desmatada na reserva de Hess. O proprietário, no entanto, afirma que no processo não há nenhum documento que confirme a licença ambiental do Ibama ou outro órgão. Ainda assim, Hess teria autorizado a intervenção nos 15 metros. Segundo ele, os funcionários da Coelba também passaram desse limite delimitado. A Coelba, em resposta a ÉPOCA, nega.
“Meu advogado afirmou que meu direito e dever legal era defender a reserva”, disse Hess. “Em alguns pontos, os 15 metros não foram respeitados, caracterizando invasão à minha propriedade. Parei as máquinas me colocando à frente delas, para negociar uma faixa sem a necessidade de derrubar a vegetação nativa. A Coelba não quis conversa e sentindo-se amparada pela decisão judicial, acionou a polícia que me algemou e me levou à delegacia de Maraú, como se eu fosse um criminoso.”
Biólogos estiveram na reserva e confirmaram a presença de macuquinhos baianos, uma ave rara e ameaçada de extinção. A ONG BirdLife estima que existam de 50 a 250 indivíduos no país. Segundo Hess, já foram confirmadas cinco dessas aves em sua fazenda. Mais seis outras espécies de aves com algum nível de ameaça também foram identificadas lá pelos pesquisadores. Além de outras espécies ameaçadas, como o preguiça-de-coleira, macaco-prego-do-peito-amarelo e o bugio.
(Thaís Ferreira)
COMUNIDADE COMEÇA A DENUNCIAR O CRIME
PARTICIPANTE DE REALITY SHOW ACUSADO DE ARRANCAR DEDOS DA VÍTIMA
Participante de reality show acusado de homicídio teria arrancado dedos da vítima
No programa de TV, Jenkins foi identificado como um banqueiro de investimentos que tinha alguns milhões de dólares.
EDUARDO ANUNCIAÇÃO ESTÁ DESAPARECIDO
O radialista Vila Nova informou no seu programa “O Tabuleiro”, na edição de hoje, que desde ontem, quinta-feira dia 20 de agosto, o jornalista Eduardo Anunciação está desaparecido.
Eduardo é colunista do jornal Diário, e participa de segunda a sexta do programa comandado por Vila Nova, na Conquista Fm (105,9), fazendo comentários sobre política.
Nesta manhã, o radialista tentou manter contato com Eduardo, para que ele fizesse o habitual comentário matinal, para a surpresa de todos, foi informado pelos familiares que ele está sumido.
Mais informações a qualquer momento.
DETRAN SUSPENDERÁ CARTEIRAS DE HABILITAÇÃO NA BAHIA
Cerca de 620 motoristas podem ter a carteira de habilitação suspensa na Bahia por terem sido flagrados descumprindo a Lei Seca. O Detran-BA enviou, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, notificações para os condutores. Eles têm o prazo de 30 dias, a contar do dia do recebimento da notificação, para entrar com recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI).
CORPO DE EX-VEREADOR SERÁ VELADO NA CÂMARA
O corpo do ex-vereador Antônio Carlos Prado, que veio a faleceu por volta das 19 horas dessa quinta feira, segundo médicos vítima de infarto fulminante, será velado na manhã desta sexta-feira (21), a partir das 8 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna. O corpo deverá passar pela Igreja dos Mórmons do bairro Lomanto, onde permanecerá até amanhã cedo.
Seu enterro está marcado para as 16 horas de amanhã, no cemitério da cidade de Coaraci. Uma grande multidão de pessoas aglomeravam-se para saber de informações devido a surpresa do incidente.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
BANDIDOS MUITO BEM ARMADOS PARA RECEPCIONAR A POLÍCIA
AR-15 é apreendido com ladrões de banco
Um fuzil AR-15, duas espingardas de calibre 12, uma pistola 9mm e um revólver de calibre 38 foram apreendidos por policiais da Delegacia de Barreiras, numa localidade distante 15 quilômetros do município de Santa Rita de Cássia. O arsenal estava em poder de quatro assaltantes de banco.
Ao serem abordados, os assaltantes resistiram à prisão, tendo os pernambucanos Genivaldo Alves Araújo e Claudenor Bezerra Freire morrido no confronto. Os outros dois comparsas conseguiram fugir e estão sendo procurados, segundo informou hoje (20), o delegado André Aragão Lima, coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia.
Durante a operação, que contou com o apoio de policiais militares da Companhia do Cerrado (CIAC) e de policiais rodoviários federais, os agentes também apreenderam um colete à prova de bala e várias munições, além de um veículo Fiat Uno, de cor vermelha, placa JOY-8086.
O grupo havia assaltado uma agência bancária no centro de Santa Rita de Cássia, na última segunda-feira (17). As armas e o veículo apreendidos foram encaminhados para a perícia.